Testem sua Sonda Lambda e me digam se isso é normal. !

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Testem sua Sonda Lambda e me digam se isso é normal. !

Mensagem por MaxDoCorsa »

Fala corso ?. hoje monitorei a lambda por mais de 30Min diretamente nos conectores da central e com multímetro. Me parece que ela funciona de modo esquisito. Vamos aos resultados:
CArro parado na garagem e desligado somente no contacto ligado deu 5volts. Depois ligo o carro e multímetro acusa variação 0,7v, 0,8v, 0,9v Predominando o 0,8v. ficou assim até quando armou a ventoinha e durante a ventoinha armada o multímetro ficou com a mesma variação mas esporadicamente uma 2 vezes apenas pulou pra 1v e ficou predominando 0,9v. Aí que vem o estranho, depois que a ventoinha desligou ficou variando entre 0,2v, 0,3v, 0,4v predoiminando na maior parte do tempo 0,3v mas pulando sempre mais no 0,2v doque no 0,4v. aí a ventoinha armou de novo e ficou acusando durante o ventilador ligado, 0,4v, 0,5v, 0,6v, 0,7v predominando o 0,4v e dando pulos até o 0,7v e voltando ao 0,4. depois que a ventoinha desligava permanecia na média de 0,3v.
FASE 2: ABRI A GARAGEM e fiquei rodando.
A lambda sempre variando 0,2v, 0,3v, 0,4v e até mesmo ás vezes o 0,1v. "QUASE BATI COM O CARRO" por causa disso. hehehehe.. E depois que eu voltei pra casa na garagem a lambda ficou variando 0,7v, 0,8v, 0,9v. predominando o 0,8v. antes deu desligar o carro.
PERGUNTO: É esse o comportamento normal da lambda em ficar dando sempre MISTURA MUITO POBRE ou MISTURA MUITO RICA ?.. Nenhuma vez minha lambda ficou variando entre 0,4v, 0,5v 0,6v que é a mistura corrigida. !!
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
-= MEINBERG =-
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Março 2005 12:59:13 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por -= MEINBERG =- »

cara,..


eh o seguinte.. em marcha lenta a sonda deve ficar variando.. entre pobre e normal ( de 0,2V a 0,8v)....

quando vc esta reduzindo, desacelerando.. ela deve ficar proximo aos 0V.. (injecao em CUT-OFF)...

Quando vc estiver acelerando.. ela deve ficar acima de 0,7V (mistura normal - 0,7 a 0,9)...


como os niveis de tensao sao muito baixos... sofre grande problemas de interferencias .. no caso.. a ventoinha ligando.. eh uma interferencia... causando erros na leitura...

Como a sonda do Corsa eh de apenas 1 fio.. vc tem q esperar ela aquece-la para fornecer a leitura correta...

:lol:
Avatar do usuário
afmsys
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 18 2004f Janeiro 2004 12:55:44 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por afmsys »

depende muito também da velocidade de resposta do seu multímetro, as vezes a sonda variou de 0,3 pra 0,8 e voltou pra 0,3 mas seu multímetro nao teve tempo pra apresentar o 0,8... ai voce acha que ficou dando mistura pobre...

Tenho o hallmeter caseiro no meu carro, e ele sempre faz o seguinte:

Carro em marchar lenta ou velocidades constantes: Correção continua inde de pobre pra rica vice-versa.

Carro desacelerando: Pobre total!!! em cut-off

Carro acerelando na de leve: Levemente rica mas variando um pouco

Carro acerelando total, pé la no fundo!!!: Rica sempre...


Sedan 01 Azul motor SFI 16V
Foi bom enquanto durou CORSÃO!!!
afmeng@yahoo.com.br

Imagem
Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

O meu tem o mesmo comportamento do Afmsys.
Abraço... :)
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Zap escreveu:O meu tem o mesmo comportamento do Afmsys.
Abraço... :)
no meu tmb

mas vale lembrar q os detalhes mensionados pelo Meinberg sao importantes e fundamentais...


qnt a antes de ligar dar 5V é estranho pq é um conector q a central nao manda energia, e sim recebe o q é gerado na sonda
na lenta ainda apostaria de 100 a 400mv
pouca carga diria q de 400 a 700mv
plana carga de 700 a 1V
e é isso em freio motor, cut-off, 0V
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

corsomovel escreveu:qnt a antes de ligar dar 5V é estranho pq é um conector q a central nao manda energia, e sim recebe o q é gerado na sonda
na lenta ainda apostaria de 100 a 400mv
pouca carga diria q de 400 a 700mv
plana carga de 700 a 1V
e é isso em freio motor, cut-off, 0V
Assim como o Corso falou, o meu indica 165mV apenas com o contato ligado. O seu é MPFI, Max? Se for, 5V é muito estranho, pois inclusive vários manuais da injeção falam que o valor para este caso é de poucos mV (já vi escrito de 100mV até no máximo 300mV).
Em lenta o meu fica oscilando entre 100 e 600mV.
Com pouca carga no acelerador fica oscilando entre 250 e 700mV.
Com pé no fundo dá entre 800 e 950mV.
Com freio motor cai para os 0V.

Testei com o carro na estrada. Vc pode observar que estes valores estão bem próximos aos que o Corsomovel postou...
Abraços... 8)
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

Bem, o meu é EFI. e o estranho é que mesmo eu esperando aquecer o motor depois de 2 vezes a ventoinha armando a lambda normalmente fica variando nos 0,8v sendo que isso em marcha lenta,e o pessoal disse que isso é valor pra quem estaria acelerando forte. . !! amanhã vou verificar se com o contacto ligado ela da 5v ou 0,5v,..não lembro direito mas tenho certesa que se não for mesmo 5v é 0,5v.
Outra coisa,..o meu multimetro é genérico digital não tão vagabundo quanto aqueles genéricos amarelos que custam R$10,00 mas é um genérico de R$20,00 he he he . daqueles pretos mas acho que marca direitinho, Bem vou pegar emprestado de meu primo que faz eletrônica que tem aqueles multímetros analógicos de ponteiro e refazer os testes.
Não prestei atenção na voltagem em CUT-OFF.
mas será que se pode fazer alguma manutenção na Lambda tipo limpeza ?..
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

MaxDoCorsa escreveu:Bem, o meu é EFI. e o estranho é que mesmo eu esperando aquecer o motor depois de 2 vezes a ventoinha armando a lambda normalmente fica variando nos 0,8v sendo que isso em marcha lenta,e o pessoal disse que isso é valor pra quem estaria acelerando forte. . !! amanhã vou verificar se com o contacto ligado ela da 5v ou 0,5v,..não lembro direito mas tenho certesa que se não for mesmo 5v é 0,5v.
Outra coisa,..o meu multimetro é genérico digital não tão vagabundo quanto aqueles genéricos amarelos que custam R$10,00 mas é um genérico de R$20,00 he he he . daqueles pretos mas acho que marca direitinho, Bem vou pegar emprestado de meu primo que faz eletrônica que tem aqueles multímetros analógicos de ponteiro e refazer os testes.
Não prestei atenção na voltagem em CUT-OFF.
mas será que se pode fazer alguma manutenção na Lambda tipo limpeza ?..
use o do seu primo pra calibrar o seu, a resposta do seu sera mais rapida q as rapidas variacoes no analogico dele.....coloque na escala de 2V continuos q lhe dara maior precisao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
afmsys
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 18 2004f Janeiro 2004 12:55:44 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por afmsys »

Cuidado com o analogico pelo seguinte, eles "chupam" corrente de onde voce estiver medindo para poder acionar o campo eletrico dele e "mexer" o ponteiro... como a sonda tem uma corrente muuuuito baixa é capaz que o multímetro analógico interfira na medição e acabe dando um valor errado de leitura, até mesmo "enganando" a central com esse valor...

dá uma olhada no manual do multímetro, se a impedância de entrada dele nessa escala for menor que 1 MOhm esquece... Quanto maior a impedância melhor será, pois ele ira influenciar o mínimo possível na leitura...


Sedan 01 Azul motor SFI 16V
Foi bom enquanto durou CORSÃO!!!
afmeng@yahoo.com.br

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

afmsys escreveu: dá uma olhada no manual do multímetro, se a impedância de entrada dele nessa escala for menor que 1 MOhm esquece... Quanto maior a impedância melhor será, pois ele ira influenciar o mínimo possível na leitura...
por isso q nos hallmeters q eu monto faco algumas alteracoes no circuito
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”