Abertura de bloco, corsa 1.0

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
Dentista
:: Millennium ::
Mensagens: 108
Registrado em: Terça-feira 01 2005f Fevereiro 2005 11:41:18 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dentista »

Ola Matheus, blz! Estou usando o bloco do 1.6 16V mesmo. Além dos pistões possuirem esse valve clearence, o meio dele tbm tem uma cava para baixo, ao contrario do meu antigo 1.0, q tem o meio mais ressaltado, ñ sei se fui claro.

Qto ao cabeçote...vc tocou em um ponto interessante, o escoamento...mas será que posso ter algum problema mecanico em andar com esse cabeçote? Ou pode ser apenas perdas em desempenho, em relação a um 1.6 16V original?

Valeu as dicas e abraço!!!
Sedan Super 1.6 16V Turbo vendido ... com muita dor no coração!


Ewerton
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Segunda-feira 09 2004f Fevereiro 2004 10:11:13 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ewerton »

Eu nos meus pensamentos sobre carro e preparação antes de durmir, o q de vez em qdo me causa insonia hehehehe, me passou pela cabeça o seguinte:

Tava pensando em aumentar a capacidade cubica do meu motor, dai pensei se eu usasse camisas de pistao com o mesmo diametro externo e diamentro interno maior eu poderia usar pistoes maiores... Até ai blza, mas se to diminuido a espessura da camisa diminui a resistencia dai teria q ser forjada pra aguentar. Dai pensei na vedação e no cabeçote, como fica issu??

eu to perguntando pq nunca vi meu motor aberto... hehehe dai num sei!!

será q daria pra fazer um troço desses???

no mais, como vai o kadett c20xe???
Corsa GSi Turbo - 333hp @ 7300rpm 1,2bar


DOO
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Quinta-feira 08 2004f Julho 2004 01:46:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DOO »

Só pra ajudar mais um pouco, os blocos dizem ser idênticos mas quem pode dizer seria uma retífica, pois procurei saber se dava pra abrir o meu 1.0 (quero dizer nos pistões)para por os do 1.6, e a resposta passada para mim foi de até abririam mas não deram garantia quanto a abertura atingir as galerias ao lado(agua, oleo).Pois entre os pistões há material para abertura a única dúvida seria nas galerias em volta, essa parte eu não sei dizer...

Outra, o que muda no conjunto de 1.0 , 1.4, 1.6 em relação aos pistões e curso do virabrequim já que todos utilizam bielas de mesma medida esta no reposicionamento dos pinos dos pistões.O bloco não muda em nada, apenas naquela dúvida das galerias onde as galerias do 1.0 são maiores e do 1.6 menores...O maior medo esta ai, em matar o bloco, mas se alguém já fez deve dar certo.
Eduardo - Doo


Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

Não sei se dá pra ajudar em algo.
Segundo meu manual. :

Diametro interno dos cilindros:
1.0: 71,1mm
1.4: 77,6mm
1.6: 79,0mm

Curso doÊmbolo:
1.0: 62,9mm
1.4: 73,4mm
1.6: 81,5mm

Minha pergunta é se dá pra compensar essa diferênça de 18,6mm de deferênça do Curso do êmbolo apenas reposicionando pinos do Pistão ?..
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

MaxDoCorsa escreveu:Não sei se dá pra ajudar em algo.
Segundo meu manual. :

Diametro interno dos cilindros:
1.0: 71,1mm
1.4: 77,6mm
1.6: 79,0mm

Curso doÊmbolo:
1.0: 62,9mm
1.4: 73,4mm
1.6: 81,5mm

Minha pergunta é se dá pra compensar essa diferênça de 18,6mm de deferênça do Curso do êmbolo apenas reposicionando pinos do Pistão ?..
na verdade seria 9,3mm a mais pra cima e os mesmos pra baixo, acho q daria sim....
to comecando a juntar $ pra tocar essa ideia pra frente
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Ola Matheus, blz! Estou usando o bloco do 1.6 16V mesmo. Além dos pistões possuirem esse valve clearence, o meio dele tbm tem uma cava para baixo, ao contrario do meu antigo 1.0, q tem o meio mais ressaltado, ñ sei se fui claro.

Qto ao cabeçote...vc tocou em um ponto interessante, o escoamento...mas será que posso ter algum problema mecanico em andar com esse cabeçote? Ou pode ser apenas perdas em desempenho, em relação a um 1.6 16V original?

Valeu as dicas e abraço!!!
Beleza!
Problema mecânico eu não creio, desde que não esteja ocorrendo pré-detonação pela taxa elevada. A maior desvantagem é a menor potência gerada pelo menor fluxo do cabeçote, basicamente isso.

Tava pensando em aumentar a capacidade cubica do meu motor, dai pensei se eu usasse camisas de pistao com o mesmo diametro externo e diamentro interno maior eu poderia usar pistoes maiores... Até ai blza, mas se to diminuido a espessura da camisa diminui a resistencia dai teria q ser forjada pra aguentar. Dai pensei na vedação e no cabeçote, como fica issu??
Da para transforma-lo em 1.7 apenas no diâmetro, porém, se for turbinar e for rodar com alta pressão, não passa ser uma boa opção para usar junta de vedação, pois ficará muito estreito entre um cilindro e outro, aí teria de fazer uso de o-rings de cobre calçados no bloco, no qual eu não gosto.

Quanto as camisas, vc já encamisou seu bloco? Pois os blocos originais de família 1 e família 2 não são encamisados, o cilindro é o próprio bloco usinado, não possui camisa.

Para colocar pistões sobremedida, basta levar em uma retífica, e abrir seus cilindros. Não tem segredo algum.



Abraços,


Matheus S. Almeida


Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Ah, quanto ao Kadettinho.. ainda tenho que leva-lo para a pintura completa.. :cry:


Abraços,


Matheus S. Almeida


DOO
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Quinta-feira 08 2004f Julho 2004 01:46:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DOO »

corsomovel escreveu:
MaxDoCorsa escreveu:Não sei se dá pra ajudar em algo.
Segundo meu manual. :

Diametro interno dos cilindros:
1.0: 71,1mm
1.4: 77,6mm
1.6: 79,0mm

Curso doÊmbolo:
1.0: 62,9mm
1.4: 73,4mm
1.6: 81,5mm

Minha pergunta é se dá pra compensar essa diferênça de 18,6mm de deferênça do Curso do êmbolo apenas reposicionando pinos do Pistão ?..
na verdade seria 9,3mm a mais pra cima e os mesmos pra baixo, acho q daria sim....
to comecando a juntar $ pra tocar essa ideia pra frente





Ainda não entendi sobre o reposicionamento dos pinos dos pistões....
Os pistões do corsa 1.0, 1.4, 1.6 são tem seus pinos reposicionadas por causa do vira de maior curso respectivamente, pois utilizam bielas de mesmo tamanho...ainda não entendi sobre o reposicionamento dos pinos??!!
Expliquem!!!
Eduardo - Doo


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a grosso modo seria reposicionado pra na subida nao passar do bloco, assim como na descida nao descer muito e chegar a ficar fora do bloco....
putz pra explicar sou uma tragedia
agora precisaria ver se é exatamente isso q to tentando explicar o problema, por ex o pistao 1.0 no vira do 1.6 vai crescer simetrico tanto subida, como descida, agora imagine o mesmo pistao 1.0 com o pino bem mais longe da cabeca do pistao, vai descer pelo vira a mesma coisa, porem posicao real dele estara mais pra dentro do cilindro, logo na subida, precisa de mais espaco, nesse caso dos 9mm nem vou cogitar de taxa

nao sei se deu pra visualizar o q tentei explicar

mas qnt a subir e descer, imagina abrir seu motor e mudar a furacao do pistao, afastando da cabeca do pistao, coisa de 2mm, o curso se manteve, o vira tmb, so mudando o furo do pistao, vc fez com q o pistao suba mais, deu "taxa", acho q agora sim
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Indio 1821
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 09 2006f Agosto 2006 10:57:50 PM
Localização: Belém - PA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Indio 1821 »

[quote="edu do corsa"][quote="corsomovel"]os caras estao pondo ideias na cabeca de quem nao tem muita coisa[/quote]

:twisted:[/quote]
Ae corseiros e cia ltda. É ESTORIA d q dá p/ abrir de 1.0 p/ 1.6. NÃO CAIAM NESSA. Eu fiz um teste comprei numa sucata um bloco de 1.0 95. Levei a uma retífica e mandei abrir p/ 1.4 (77,6) e deu blza. Só q as camisas ficaram c/ parede mto fina (menos de 2mm) e foi consenso q Ñ IRIA AGUENTAR FERRO. Mandei reabrir de 1.4 p/ 1.6 (79mm). Sabe o q aconteceu: MER...,
c/ 78,3 mm o BLOCO FUROU. P/ resumir a conversa, descobri q : De 1.0 dá p/ 1.4; de 1.4 dá p/ 1.6 e 1.8 ( a diferença é 1,4mm p/ 1.6 e de 2,9mm p/ 1.8) As paredes internas de uma cilindrada p/ outra; Ex: 1.0 p/ 1.4 é + - de 6mm, de 1.4 p/ 1.6 ídem. EU FIZ ISSO NA PRÁTRICA E PERDI UM BLOCO P/ AFIRMAR O Q ESCREVI. Quem qzer duvidar q se ferre e prepare p/ gastar (R$) a toa. Valewwsss.


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”