Abertura de bloco, corsa 1.0

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

NENNEN escreveu:Acredito ser possível a instalação do vira, acho até mais facil saber, leva o bloco ou então va em uma retifica de algum colega e peça pra ele colocar o vira do 1.6 no bloco do 1.0 é muito mais simples que mandar abrir o bloco, ele vai colocar com nos mancais e virar, peça orientação de algum colega, pois vou pedir pra um amigo meu que trabalha em retifica e depois posto aqui os resultados tirando a dúvida do pessoal.Em questão de abrir para os pistões já vejo necessitade de estudar as galerias dos dois blocos, 1.0 e 1.6. Se mandar abrir e não der certo, matou o bloco ou dá para emcamisar o bloco???
matou ja era, não teria como emcamisar,se conseguisse fikaria um serviço meiu porco :?
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

NENNEN escreveu:Acredito ser possível a instalação do vira, acho até mais facil saber, leva o bloco ou então va em uma retifica de algum colega e peça pra ele colocar o vira do 1.6 no bloco do 1.0 é muito mais simples que mandar abrir o bloco, ele vai colocar com nos mancais e virar, peça orientação de algum colega, pois vou pedir pra um amigo meu que trabalha em retifica e depois posto aqui os resultados tirando a dúvida do pessoal.Em questão de abrir para os pistões já vejo necessitade de estudar as galerias dos dois blocos, 1.0 e 1.6. Se mandar abrir e não der certo, matou o bloco ou dá para emcamisar o bloco???
mudando o vira, tera q mudar coisas no cabecote pq vai aumentar o curso do pistao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


abjunior
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 23 2005f Maio 2005 02:02:09 PM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por abjunior »

da certo abrir o bloco do corsa 1.0 para1.6, tenho um corsa vhc 1.0 com os pistões do corsa 1.6 e o vira do corsa 1.6, o corro fica muito forte mesmo, testei o meu com um amigo meu que tem um vhc celta, ele nao ficou nem perto, olha que eu arranquei de segunda.

obs - vc tera que trocar os bicos para 1.6 se não seu carro nem liga pq os bicos do 1.0 não alimentam


Avatar do usuário
ampx
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quarta-feira 04 2004f Agosto 2004 02:07:00 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ampx »

blz?
cara quanto vc gastou para fazer o serviço?
vc tem ideia de quantos cv o motor ficou?

Código: Selecionar todos

 + Corsa Super 98 + Infelismente esse corsa não se encontra no meio de nós...  Causa : PT 


Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Pelo que eu sei, os blocos de todos família 1 antigos(ou seja, não incluindo os 1.8 atuais) desde 1.0, 1.4 até 1.6 são idênticos. Inclusive os blocos da versão 8V e 16V são iguais, pois os roletes superiores da versão 16V é fixada no próprio cabeçote e não no bloco, portanto, até nisso não há um empecilho.

Para transformar seu 1.0 em 1600cc de deslocamento volumétrico, vc precisa colocar o virabrequim do 1.6 que tem 81,5mm de curso, com pistões também do 1.6 que tem 79mm de diâmetro. E por incrível que pareça, poderá usar suas bielas, pois todas bielas dos família 1 são iguais. Aí vc vai perguntar: "mas como os pistões não passam do bloco com vira de maior curso e biela de mesmo comprimento?"
Como a diferença é de 18,6mm, é possível corrigi-la na altura de compressão(posição do pino) dos pistões.
Mas, para termos certeza que o bloco do 1.0 e 1.6 são iguais(quando digo igual, é no sentido de ter mesma estrutura, obviamente o bloco do 1.6 tem maior diâmetro nos cilindros), é preciso medir a altura de ambos. Pois pode ser que a GM tenha feito bloco mais longo para corrigir a diferença de deck height.
Na próxima segunda vou pegar uma Pick-up Corsa 1.6 para mexer, e posso tirar a medida de comprimento do bloco e postar aqui. Se vcs puderem tirar a medida do comprimento do bloco de seus motores 1.0, seria legal para compararmos.

E quanto os pistões do 1.6 avançarem nas galerias de água e óleo, isso não irá ocorrer, pois os blocos são os mesmos, tem mesma distância relativa de cilindro a cilindro. Portanto, não terá problemas. E o virabrequim de maior curso é a mesma coisa. Mas mesmo que fosse mais estreita a base do bloco, um bom trabalho de usinagem resolveria o problema, igual fazemos nos blocos de AP 1.8 para colocar vira do 2.0.

Eu acredito profundamente que ambos os blocos são idênticos, se houver alguma diferença, essa certamente será na altura do bloco.

Como eu tenho mais experiência como família 2, pois sempre preparei mais GM 2.0, não tenho tanto know-how nos família 1, e os família 1 que eu preparei eram todos 1.6, nunca tive um 1.0 em mãos para comparar.

Mas estou pra comprar um Corsa Wind, e vou abri-lo para 1.6 e usar cabeçote do X16XE(do Corsa GSi 1.6 16V).
Mas isso vai demorar um tempo..pois tenho que terminar meu Kadettinho C20XE primeiro..


Quanto ao cabeçote, realmente terá de usar cabeçote do 1.6, pois com o aumento de 60% no deslocamento volumétrico usando o mesmo volume de câmara no cabeçote, vc terá uma taxa de compressão bem elevada. Além do fato do cabeçote de 1.0 ter baixa vazão para um motor 1.6, o que limitaria o ganho de potência com a nova cilindrada.
Considerando o custo de um cabeçote 1.6 8V, não vejo motivos para economizar nesse item.


Fico no aguardo das novidades.


Grande abraço,


Matheus S. Almeida


Dentista
:: Millennium ::
Mensagens: 108
Registrado em: Terça-feira 01 2005f Fevereiro 2005 11:41:18 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dentista »

Alow!! Os blocos são identicos mesmo...tanto que eu troquei o meu bloco, pelo do 1.6, todos os dutos casam perfeitamente com o cabeçote. E qto a altura dos blocos...ambos tem a mesma altura.
Com relação a taxa de compressão, ainda preciso medir a taxa pra ver como ficou...apesar dos pistões do 1.6 16V serem "cavados". Qto ao cabeçote eu mantive o mesmo (1.0 16V), ta certo q as valvulas tem diametro menor, mas se somar duas valvulas....o diametro é maior q uma valvula de 1.6 8V. Por exemplo duas valvulas de 20mm terão mais vazão q uma de 33mm.
Uma outra coisa q ficou muito boa nessa mudança foi o torque em baixa...melhorou muito...mas muito mesmo! Ainda ñ testei em alta...pois estou amaciando o motor ainda... to indo bem de leve, acelero até os 3500rpm no maximo!
Falow!!!
Sedan Super 1.6 16V Turbo vendido ... com muita dor no coração!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

os caras estao pondo ideias na cabeca de quem nao tem muita coisa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

corsomovel escreveu:os caras estao pondo ideias na cabeca de quem nao tem muita coisa
:twisted:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


Corsa_Rula
:: Champ ::
Mensagens: 406
Registrado em: Sábado 21 2005f Maio 2005 10:05:57 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa_Rula »

Estou curioso tb, hehe.... meu primo tem um Celtinha 1.0 60cv (não VHC) e tava querendo deixar o bixo mais nervoso... vou passar este fórum para ele! :twisted:


Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Alow!! Os blocos são identicos mesmo...tanto que eu troquei o meu bloco, pelo do 1.6, todos os dutos casam perfeitamente com o cabeçote. E qto a altura dos blocos...ambos tem a mesma altura.
Com relação a taxa de compressão, ainda preciso medir a taxa pra ver como ficou...apesar dos pistões do 1.6 16V serem "cavados". Qto ao cabeçote eu mantive o mesmo (1.0 16V), ta certo q as valvulas tem diametro menor, mas se somar duas valvulas....o diametro é maior q uma valvula de 1.6 8V. Por exemplo duas valvulas de 20mm terão mais vazão q uma de 33mm.
Uma outra coisa q ficou muito boa nessa mudança foi o torque em baixa...melhorou muito...mas muito mesmo! Ainda ñ testei em alta...pois estou amaciando o motor ainda... to indo bem de leve, acelero até os 3500rpm no maximo!
Falow!!!

Muito obrigado pela informação amigo.

Os pistões de 1.0 16V e 1.6 16V possuem cavas para o valve clearance, isso é, a folga que terá para o lift da válvula em relação ao pistão quando se aproxima da PMS. Isso é muito importante para se analisar em um motor 16V. Normalmente, o valve clearance dos motores 16V originais não é muito grande, tanto que se errar um dente na correia dentada é o suficiente para atropelar as válvulas. Então, é muito importante que vc usine as cavas nos pistões desse 1.6 8V(pelo que entendi vc usou a parte debaixo de um 1.6 8V). Eu posso usinar as cavas para vc, só precisa me enviar o pistão de 1.6 16V para eu usar de molde.

Quanto a questão do diâmetro das válvulas, realmente, se vc contar puramente a área de válvula total do 16V para o 8V, mesmo as pequenas válvulas do 1.0 chega a ganhar de um 1.6 8V. Porém o cálculo de vazão não é simples assim. Certamente seu cabeçote de 1.0 16V tem menor vazão que o cabeçote de 1.6 8V devido a restrição no escoamento. Cada válvula no 16V possui sua respectiva guia e haste, que ocupam área nos dutos, que por sua vez restringem o fluxo. E quanto menor for sede(ou seja, a tulipa da válvula), maior restrição será causada.

Então, ter duas válvulas de 20mm, não representa mesmo fluxo de ter uma com 40mm. Uma válvula de 40mm terá grande área de escoamento abaixo da sede, e a haste não representa grande empecilho no fluxo diante o porte do duto.


Infelizmente fluxo de cabeçote não é algo tão simples.

De qualquer forma, sua iniciativa foi bem legal, o desempenho deve estar agradável principalmente em baixo regime(provavelmente o pico de potência deve vir antes dos 5.700rpm).


Abraços,


Matheus S. Almeida[/list]


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”