Abertura de bloco, corsa 1.0

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

corsomovel escreveu:os caras estao pondo ideias na cabeca de quem nao tem muita coisa
:twisted:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
Corsa_Rula
:: Champ ::
Mensagens: 406
Registrado em: Sábado 21 2005f Maio 2005 10:05:57 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa_Rula »

Estou curioso tb, hehe.... meu primo tem um Celtinha 1.0 60cv (não VHC) e tava querendo deixar o bixo mais nervoso... vou passar este fórum para ele! :twisted:
Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Alow!! Os blocos são identicos mesmo...tanto que eu troquei o meu bloco, pelo do 1.6, todos os dutos casam perfeitamente com o cabeçote. E qto a altura dos blocos...ambos tem a mesma altura.
Com relação a taxa de compressão, ainda preciso medir a taxa pra ver como ficou...apesar dos pistões do 1.6 16V serem "cavados". Qto ao cabeçote eu mantive o mesmo (1.0 16V), ta certo q as valvulas tem diametro menor, mas se somar duas valvulas....o diametro é maior q uma valvula de 1.6 8V. Por exemplo duas valvulas de 20mm terão mais vazão q uma de 33mm.
Uma outra coisa q ficou muito boa nessa mudança foi o torque em baixa...melhorou muito...mas muito mesmo! Ainda ñ testei em alta...pois estou amaciando o motor ainda... to indo bem de leve, acelero até os 3500rpm no maximo!
Falow!!!

Muito obrigado pela informação amigo.

Os pistões de 1.0 16V e 1.6 16V possuem cavas para o valve clearance, isso é, a folga que terá para o lift da válvula em relação ao pistão quando se aproxima da PMS. Isso é muito importante para se analisar em um motor 16V. Normalmente, o valve clearance dos motores 16V originais não é muito grande, tanto que se errar um dente na correia dentada é o suficiente para atropelar as válvulas. Então, é muito importante que vc usine as cavas nos pistões desse 1.6 8V(pelo que entendi vc usou a parte debaixo de um 1.6 8V). Eu posso usinar as cavas para vc, só precisa me enviar o pistão de 1.6 16V para eu usar de molde.

Quanto a questão do diâmetro das válvulas, realmente, se vc contar puramente a área de válvula total do 16V para o 8V, mesmo as pequenas válvulas do 1.0 chega a ganhar de um 1.6 8V. Porém o cálculo de vazão não é simples assim. Certamente seu cabeçote de 1.0 16V tem menor vazão que o cabeçote de 1.6 8V devido a restrição no escoamento. Cada válvula no 16V possui sua respectiva guia e haste, que ocupam área nos dutos, que por sua vez restringem o fluxo. E quanto menor for sede(ou seja, a tulipa da válvula), maior restrição será causada.

Então, ter duas válvulas de 20mm, não representa mesmo fluxo de ter uma com 40mm. Uma válvula de 40mm terá grande área de escoamento abaixo da sede, e a haste não representa grande empecilho no fluxo diante o porte do duto.


Infelizmente fluxo de cabeçote não é algo tão simples.

De qualquer forma, sua iniciativa foi bem legal, o desempenho deve estar agradável principalmente em baixo regime(provavelmente o pico de potência deve vir antes dos 5.700rpm).


Abraços,


Matheus S. Almeida[/list]
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

matheus, vc trabalha restritamente com preparacao?
ja sabe q tem ideia marteando aki, daria pra fazer uma usinagem dessa no fim do ano?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

matheus, vc trabalha restritamente com preparacao?
ja sabe q tem ideia marteando aki, daria pra fazer uma usinagem dessa no fim do ano?
Olá amigo.
Para ser sincero, nem trabalho mais com preparação, faço preparação por hobbye agora..pego alguns serviços em casa. Eu já tive oficina de preparação, mas hoje estou atuando em outra área.

Quanto a usinagem, vc se refere usinar cavas nos pistões de 8V? Sim, posso fazer sim na época que vc quiser.

Qual a sua idéia? Colocar cabeçote 16V na sua parte de baixo 1.6 8V?


Abraços,


Matheus S. Almeida
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

na verdade penso em usinar o bloco pra pistao de 1.6 e parte de cima e baixo 1.6 8V
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Dentista
:: Millennium ::
Mensagens: 108
Registrado em: Terça-feira 01 2005f Fevereiro 2005 11:41:18 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dentista »

Ola Matheus, blz! Estou usando o bloco do 1.6 16V mesmo. Além dos pistões possuirem esse valve clearence, o meio dele tbm tem uma cava para baixo, ao contrario do meu antigo 1.0, q tem o meio mais ressaltado, ñ sei se fui claro.

Qto ao cabeçote...vc tocou em um ponto interessante, o escoamento...mas será que posso ter algum problema mecanico em andar com esse cabeçote? Ou pode ser apenas perdas em desempenho, em relação a um 1.6 16V original?

Valeu as dicas e abraço!!!
Sedan Super 1.6 16V Turbo vendido ... com muita dor no coração!
Ewerton
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Segunda-feira 09 2004f Fevereiro 2004 10:11:13 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ewerton »

Eu nos meus pensamentos sobre carro e preparação antes de durmir, o q de vez em qdo me causa insonia hehehehe, me passou pela cabeça o seguinte:

Tava pensando em aumentar a capacidade cubica do meu motor, dai pensei se eu usasse camisas de pistao com o mesmo diametro externo e diamentro interno maior eu poderia usar pistoes maiores... Até ai blza, mas se to diminuido a espessura da camisa diminui a resistencia dai teria q ser forjada pra aguentar. Dai pensei na vedação e no cabeçote, como fica issu??

eu to perguntando pq nunca vi meu motor aberto... hehehe dai num sei!!

será q daria pra fazer um troço desses???

no mais, como vai o kadett c20xe???
Corsa GSi Turbo - 333hp @ 7300rpm 1,2bar
DOO
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Quinta-feira 08 2004f Julho 2004 01:46:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DOO »

Só pra ajudar mais um pouco, os blocos dizem ser idênticos mas quem pode dizer seria uma retífica, pois procurei saber se dava pra abrir o meu 1.0 (quero dizer nos pistões)para por os do 1.6, e a resposta passada para mim foi de até abririam mas não deram garantia quanto a abertura atingir as galerias ao lado(agua, oleo).Pois entre os pistões há material para abertura a única dúvida seria nas galerias em volta, essa parte eu não sei dizer...

Outra, o que muda no conjunto de 1.0 , 1.4, 1.6 em relação aos pistões e curso do virabrequim já que todos utilizam bielas de mesma medida esta no reposicionamento dos pinos dos pistões.O bloco não muda em nada, apenas naquela dúvida das galerias onde as galerias do 1.0 são maiores e do 1.6 menores...O maior medo esta ai, em matar o bloco, mas se alguém já fez deve dar certo.
Eduardo - Doo
Avatar do usuário
MaxDoCorsa
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Quarta-feira 16 2005f Março 2005 01:49:35 AM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MaxDoCorsa »

Não sei se dá pra ajudar em algo.
Segundo meu manual. :

Diametro interno dos cilindros:
1.0: 71,1mm
1.4: 77,6mm
1.6: 79,0mm

Curso doÊmbolo:
1.0: 62,9mm
1.4: 73,4mm
1.6: 81,5mm

Minha pergunta é se dá pra compensar essa diferênça de 18,6mm de deferênça do Curso do êmbolo apenas reposicionando pinos do Pistão ?..
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”