Mudando taxa de compressão do 1.0

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
jomal
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 24 2005f Janeiro 2005 04:20:35 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mudando taxa de compressão do 1.0

Mensagem por jomal »

Oi pessoal!


Alguém por aqui saberia me dizer se tem como alterar (e onde) a taxa de compressão do motor do meu 1.0 16V (99/00), no caso pra tirar proveito de uma gasolina de maior octanagem (como a Podium)? Seria o caso de fazer um chip de potência personalizado?


Aproveitando: alguém por aqui aconselha a troca da borboleta original por uma de 1.6 / 1.8 ou ainda uma retrabalhada pra melhorar a potência do carro? Vale a pena? Teria que trocar mais alguma coisa por causa dessa mudança?

Desde já valeu pela ajuda!
[/img]
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

taxa de compressao ou vc muda pistao ou tira um bifezinho no cabecote
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
jomal
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 24 2005f Janeiro 2005 04:20:35 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por jomal »

Oi,

Não sei se entendi direito. Ao se tirar "um bife" do pistão ele se torna menor e com isso o volume na câmara aumenta. Pensei que nesse caso tivesse que fazer justamente o contrário. Pensei também que a outra opção (mecânica) seria aumentar o braço do pistão, que acabaria por reduzir o volume no ponto superior do percusso e com isso aumetando a compressão imediatamente antes da ignição. O que há de errado nesse meu raciocínio?

Eu pensei que por usar um combustível com maior IAD (= octanagem) pudesse programar o chip que controla a ignição para retarda-la um pouco e assim ganhar mais um pouco de potência sem mexer na parte mecânica.
Valeu!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

jomal escreveu:Oi,

Não sei se entendi direito. Ao se tirar "um bife" do pistão ele se torna menor e com isso o volume na câmara aumenta. Pensei que nesse caso tivesse que fazer justamente o contrário. Pensei também que a outra opção (mecânica) seria aumentar o braço do pistão, que acabaria por reduzir o volume no ponto superior do percusso e com isso aumetando a compressão imediatamente antes da ignição. O que há de errado nesse meu raciocínio?

Eu pensei que por usar um combustível com maior IAD (= octanagem) pudesse programar o chip que controla a ignição para retarda-la um pouco e assim ganhar mais um pouco de potência sem mexer na parte mecânica.
Valeu!
seu raciocinio esta correto, eu disse ou muda pistao coloca de carro a alcool q tem a cabeca plana, ou tira um bife do cabecote, reduzindo a camara assim como o pistao de cabeca plana ocuparia mais espaco na camara comprimindo mais a mistura

nao sei se entendi, mas ideia seria por uma biela maior...isso é problema pq familia 1 do 1.0 ao 1.8 sao do mesmo tamanho as bielas....e adaptar de outro carro é bem trabalhoso

essa parte das octanagens eu nao conheco bem, mas sei q qnt maior, a octanagem, maior pode ser a compressao sem dar pre detonacao....

tanto q ao taxar meu motor em 10,5:1 o cara da retifica recomendou por um pouco de alcool no tanque pra evitar problemas por muita taxa...ou entao sempre usar gasolina extremamente boa, como essa opcao é mais dificil fui de alcool
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
jomal
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 24 2005f Janeiro 2005 04:20:35 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por jomal »

>essa parte das octanagens eu nao conheco bem, mas sei q qnt maior,
>a octanagem, maior pode ser a compressao sem dar pre detonacao....

É isso mesmo.

Por fim, o que melhora então ou o que muda ao se trocar o chip original que controla o sistema de ignição por um "de potência"?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”