COMPARAÇÃO NA PRATICA 1.0 8V E 1.0 16V - 1.6 8V E 1.6 16V.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

rgobato escreveu:
corsomovel escreveu:a diferenca basica entre qq motor 8V ou 16V esta no torque os 16V desenvolvem torque maximo em giros bem superiores aos 8V, o q torna 16V complicado de certa forma pro transito do dia a dia....
Espero q o Corsomovel me desculpe, mas eu discordo da sua opinião. Nunca tive um Corsa 1.6, mas em compensação, já tive um Corsa Sedan Wind 00/01 (1.0 08V MPFI), e uma Corsa Wagon 01/01 (1.0 16V SFI), e pelo q eu pude observar dos 02 carros, até 3000 rpm, os 02 eram mais ou menos iguais, e acima disso, o 1.0 16V deslanchava muito mais. E pelo q eu me lembro da ficha técnica de ambos, a relacão de marchas de ambos são idênticas, e o torque do 1.0 08V é de 8,8 kgmf, o do 1.0 16V é de 9,1 (parece-me q, em ambos, torque máximo são nos mesmos 3.000 rpm). Se não me engano, no BCWS tem um comparativo com a curva de torque/potência desses 02 motores.
pode ser tanto q o 8V é MPFI e o 16V sendo SFI, mas se tratando de motores identicos, tipo MPFI sei q acontece essa diferenca q citei....
mesmo o corsa GSi sendo acho q SFI, todo mundo reclama dele abaixo de 4K rpms.....
nao esquenta qnt a discordar ou nao, estamos aki sempre pra aprender e chegar a uma conclusao....
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afmsys
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Mensagem por afmsys »

bem, nunca "puxei" com outros corsas, mas tenho um sedan 1.0 16V SFI e já dei 4 buchas em gol 1.0 16V, ele estica facil e passa logo na saída, e depois que cresce o giro só vai abrindo... marcha atrás de marcha...

já dirigi um corsa 1.0 8V, não notei diferença em baixos giros

dirigi um celta 10. 8V que ai sim o bichinho tinha uma puxada mais forte, mas também o celta deve pesar uns 200Kg a menos que o meu sedan...

Falow!!!!


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enaresse
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Mensagem por enaresse »

Qual a velocidade final que já chegou com seu corsa. O meu tuchando o pe em quinta a 6000rpm ele tá batendo na casa dos 170km/h e acho que apesar de chegar a essa velocidade com certa facilidade "1.0" o regime de rotação e extremamente alta parece motor moto que o giro está sempre na casa do capeta. Acho que até consigo ir mais de final mas talvez eu estaria judiando um pouco do coitado do motor.
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Mensagem por w34531 »

Isso eh basico pra qualquer um ...... 8v tem torque maior em baixa rotacao e 16v tem torque maior em alta rotacaum....
mas veja bem naum estou dizendo q o torque de um motor 16v a 3000RPM vai ser menor do q o 8v a 3000 RPM.....

eh capaz de ate ser iqual... mas isso depende muito do tipo do motor.

se vc tiver um motor 1.0 naum vai sentir muita diferenca.... mas se vc tiver um motor 4.0 .... heheheheh ai vc sente...

Bom tenho um corsa 1.0 8v sem preparacaum e ja bati 193 KM/h na bandeirantes.... com o peh la no talo e so depois de alguns longos minutos huauhhuahuhauhua

quando eu fizer de novo bato uma fotinhu pra vcs...

vou comecar a tunar o carro agora... ai quero ver... mas acho q a velocidade final naum vai mudar..... o que vai mudar eh minha aceleracaum .....

ka entre nos .... 8v eh irado pra tunar... ja o 16v ... eh uma DROGA ehhehehehehehheheh
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Mensagem por rgobato »

Achei o gráfico q compara a potência e torque dos motores 1.0 08V e 1.0 16V. Reparem q, até 3000 rpm, tanto o torque quanto a potência dos motores 08V e 16V vão mais ou menos empatados, daí pra frente o 16V começa a despachar o 08V:

LINK: Gráfico 1.0 16V versus 1.0 08V
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afmsys
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Mensagem por afmsys »

dei 180Km/H dando corte de injeção de 5ª marcha...


193Km/h??? original??? ta me parecendo mais é erro de velocimetro do que 193Km/h reais....

qual a diferença do 8v e do 16v pra tunar???


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Mensagem por SemControle »

afmsys escreveu:dei 180Km/H dando corte de injeção de 5ª marcha...


193Km/h??? original??? ta me parecendo mais é erro de velocimetro do que 193Km/h reais....

qual a diferença do 8v e do 16v pra tunar???
fazer coletor pro 16V :D
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Mensagem por enaresse »

O LEGAL MESMO SERIA PODER IR EM INTERLAGOS COLOCAR OS CORSERAS NA PISTA, AI SERIA O VERDADEIRO TIRA TEIMA. OUTRO DIA EU FUI ASSISTIR UMA CORRIDA DE MOTOVELOCIDADE EM INTERLAGOS E NO FINAL QUANDO TAVA TODO MUNDO INDO EMBORA TINHA UM PORTÃO ESCANCARADO QUE DAVA ACESSO A PISTA, PUTZ MEU, MAIS UM POUCO EU ENTRAVA NAQUELA CENSURADO PARA DAR UMA VOLTA O PROBLEMA ERA SE O PORTÃO FOSSE FECHADO AI EU TAVA FERRADO. HEHE.
VOLTANDO AO ASSUNTO NOSSO COLEGA DISSE QUE VIROU 193KM/H, COM SEU CORSA 1.0 8V NO MANUAL O 1.0 8V E 16V TEM EXATAMENTE A MESMA RELAÇÃO DE CAMBIO E CORTE 100 RPM A MENOS QUE O 16V QUE É A 6600RPM. O VELOCIMETRO ESTÁ MARCANDO CORRETAMENTE? QUAIS FORAM A CONDIÇÕES EM QUE CHEGOU A ESTA VELOCIDADE? O MEU CORTANDO TALVEZ CHEGUE AOS 180KM/H COMO O COLEGA QUE TEM UM SEDAN 16V CHEGOU.
ACHO QUE A RELAÇÃO NO 16V PODERIA SER UM POUCO MAIS LONGA PARA QUE O MOTOR VIRA-SE UM POUCO MENOSS NÃO PREJUDICANDO O TORQUE DO MOTOR.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

pelo manual do meu em condicoes ideais, sem perda alguma a final exata em giro de corte no 1.0 8V seria de 175km/h, claro q nao escapamos de trocentas mil perdas
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Mensagem por ValterJunior »

Potência e torque são inverssamente proporcional!

8v +torque - potência

16v - torque + potência

Acho até estranho tanta discussão p/ tão pouco!
São dados técnicos, não há como mudar!
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