Ponto Morto (Marcha Lenta) x Lubrificação (Bomba de Óleo)

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
neoskymatrix
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Domingo 14 2004f Novembro 2004 07:09:15 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Ponto Morto (Marcha Lenta) x Lubrificação (Bomba de Óleo)

Mensagem por neoskymatrix »

Ponto Morto (Marcha Lenta) x Lubrificação (Bomba de Óleo)

Pessoal, vejo hora um mecânico me dizer que utilizar o carro em marcha lenta (ponto morto) prejudica o motor no quesito lubrificação, reduzindo sua vida útil. Por outro lado, ja vi dizerem que não há perda de eficiência da bomba de óleo pois embora em ponto morto (marcha lenta) e a pressão do óleo esteja baixa, mesmo assim ela consegue atingir um bom desempenho na lubrificação do motor por ter sido projetada para isso.

O primeiro ponto, ao dar a partida o motor vai estar em marcha lente, evidente.

Dizem que o motor tralhando em marcha lenta, o óleo acaba tendo maior facilidade de sofrer contaminação por combustível, devido uma queima não eficiente, podendo provocar a redução da viscosidade da carga de óleo, isso é o que eu hoje tenho em mente.

Imaginando também um motor com mais de 90.000 KM, normalmente as oficinas, mecânicos... passam a recomendar um óleo com uma maior viscosidade e consequentemente mais pesado, por assim dizer. Isso sem falar que além de óleo mais pesado, ainda usa-se em alguns casos, aditivos para aumentar ainda mais a capacidade de viscosidade do óleo.

COnsiderando que um motor com mais de 90.000 KM rodados tenha já uma bomba de óleo meio cansada talvez, julgo que ela irá passar a ter um trabalho ainda maior se, somado um óleo mais pesado + aditivos. Talvez por isso que as montadores não recomendem aditivos no óleo do motor.

Então um outro oonto "X" disso tudo seria a forma de como o carro é utilizado, ou seja, eu quando pego uma pequena "ladeira abaixo" jogo o carro em ponto morto (Tipo 300 e 50 metros).
Ta certo, não se recomenda fazer isso devido a segurança e tudo, aquele papo de super aquecimento do sistema de freio devido ao maior esforço em ladeiras, usar-se freio motor e blá blá blá ... mas quem não faz uma banguelinha, né mesmo?

Quando é uma descida muito longa, deixo o carro em uma marcha alta, óbvio. Ja em linha reta, imginando um cenário de pista livre e etc, sempre utilizo o carro em marcha.

Para finalizar, eu pergunto, utilizar o carro em ponto morto realmente prejudica a lubrificação do motor? OU só quando se utiliza em trajetos longos, por exemplo, ja vi um doido descer uma serra inteira na banguela (ponto morto), loucura total.

E imaginando um motor que tenha uma bomba ja meio cansada, realmente a lubrificação em marcha lente é ineficiente?


Bom por enquanto é so... :D
Robson M.
Corsa 96/96 Completo - Prata


luis fernando_dm
:: Piquet ::
Mensagens: 258
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 12:32:01 AM
Localização: Gravataí - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luis fernando_dm »

Olha amigo acho q o carro em marcha lenta ñ prejudica a lubrificação ñ, eu sou um exemplo trabalho com meu carro e sempre aproveito a lombas ( ladeiras ) quando dá, claro segurança em primeiro lugar mas quando é viavel eu aproveito, meu Corsa antigo peguei ele com 36.000km fiquei 3 anos com ele quando vendi tava com 148.000km, motor tava legal iria durar muito ainda... Isso q as vezes ia pra praia e ficava la com o som ligado e o carro na lenta por várias horas durante o dia, sabe né, vai lá liga uma meia hora desliga ai quando ta pra morrer vai lá liga mais meia hora...etc...
Bem outro detalhe nunca usei óleo com viscosidade acima do recomendado 15-50 se ñ me engano, e nunca tive problemas, bem quem me conhece sabia, o carinho endava sempre embaixo do pau, sempre com o pé direito cheio, eu tinha conta girus nele e raramente o ponteirinho baixava de 3000 girus..hehehehe As vezes quando viajava a trabalho chegva a rodar durante 2 ou 3 horas a 140km/h, e só pra lembrar era 1.0.
O segredo na vida de um motor na minha opinião é a manutenção preventiva, trocar, óleo correias e filtros nas km indicadas, isso eu semopre cuidava e cuido, é algo q nunca deixo passar chegou na km troca e pronto, ñ trocar é uma economia porca, o resto é besteira, o máximo q eu fazia era colocar um aditivo pra limpar os bicos lá de vez enquado, tipo 1 vez a cada 3 ou 4 meses...


neoskymatrix
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Domingo 14 2004f Novembro 2004 07:09:15 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por neoskymatrix »

Também acho que é por aí... de olho na preventiva....
Robson M.
Corsa 96/96 Completo - Prata


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o maximo q pode acontecer é na lenta o fluxo ter a pressao reduzida, afinal pelo funcionamento do engine flush sabemos q o oleo percorre todos os caminhos mesmo na lenta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


maicon savi
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Quarta-feira 07 2007f Novembro 2007 03:01:56 PM
Localização: Forquilhinha - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por maicon savi »

O MEU NA LENTA A LUZ DO OLEO NO PAINEL FICA PISCANDO DIRETO,MAIS SO NA LENTA,DA UMA ACELERADINHA ELA JA APAGA,
SERA A PRESSAO DA BOMBA QUE TA FRACA?

ABRAÇOS


Avatar do usuário
LucasRP
:: Piquet ::
Mensagens: 211
Registrado em: Domingo 03 2006f Setembro 2006 12:19:14 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LucasRP »

Boa Tarde caros colegas,

Eu, que trabalho na engenharia de uma fabrica de automóveis, fico imaginando e me perguntando, o por que surgem essas duvidas...

Se a lubrificação do seu motor fosse ineficiente na marcha lenta, você concorda comigo, que no seu manual do proprietario, viria uma nota, dizendo que seu carro não poderia serutilizado no fluxo urbano (trânsito em cidades com engarrafamento)?!?!?!?!?!?

Por favor gente, antes de escrever, pensem um pouco...
Um engenheiro que projeta um motor, estuda (e muito) para fazer isso... Não creio que exista uma, só uma pessoa nesse mundo, que fizesse tamanha Estupides de projetar um motor, e não prever no projeto que um carro poderia ser utilizado em marcha lenta.

Sem mais comentários sobre tal assunto.

Outra coisa, amigos, estamos na era da injeção eletronica, para que deixar o carro na bangela?!?!
Alguém por favor me explique?!?!?
Saibam, que num carro que tem injeção eletronica, existem um corte de combustível, quando em uma ladeira (por exemplo) sem o pé estar no acelerador...
Ou seja, economiza-se mais combustível com o carro engatado, e com o motor bombeando ar.

"Maicon":

Se eu fosse você, eu verificaria a bomba de óleo, e os sensores do sistema de lubrificação.

Abraços

LucasRP
tryna catch me ridin dirty

My car => http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... highlight=


maicon savi
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Quarta-feira 07 2007f Novembro 2007 03:01:56 PM
Localização: Forquilhinha - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por maicon savi »

OBRIGADO COLEGA,É O QUE VOU FAZER MESMO,LUZ DE OLEO ACESSA É SITUAÇAO EXTREMA DE PERIGO PRO MOTOR.

ABRAÇO


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”