[DÚVIDA] - Pistão "beijou" velas (VHC).

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MrAntunesS
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[DÚVIDA] - Pistão "beijou" velas (VHC).

Mensagem por MrAntunesS »

Olá galera, minha primeira vez escrevendo aqui no clube.
Desde já agradeço a ajuda de vocês!

Bom, meu pai possui um Corsa Classic Sedan 1.0 2007 (VHC FLEXPOWER)
quando compramos ele em 2018 (Por um preço consideravelmente baixo)
já se escutava que algo batia na parte de baixo do motor.

Agora no começo de 2021 decidimos que iriamos resolver este problema
e eu que sou muito gearhead e sempre pesquiso sobre mecânica e gosto
de resolver sozinho os problemas no meu carro (Tenho um Verona 1.8 AP)
decidi tirar o motor completo na garagem de casa.

Tudo ocorreu muito bem, consegui tirar em 2 partes (Cabeçote com coletores
e depois o bloco) coloquei no porta malas do meu carro e levei tudo para uma
das melhores retificas de São Paulo, após alguns dias a retifica me ligou e me
falou que o motor já estava nas ultimas medidas e um valor bem salgado para
o reparo do mesmo, resolvemos então comprar um parcial inferior completo
novo na GM (Cód Motor: 24579314) e o cabeçote mandei efetuar a retifica.

Busquei o cabeçote e o volante do motor retificados com aparência de novos
e comecei então a montagem e preparação de tudo, montei pescador de oléo,
fechei o carter, montei o kit embreagem, e com ajuda do meu pai colocamos o
bloco no carro, coloquei então a junta do cabeçote utilizei Taranto Nº 24 09 05
coloquei o cabeçote, tuchos, pastilhas e balancim novos da Aplic Resolit, coloquei
gaiola de comando (utilizei vedante anaerobico Wurth 873) e com o conjunto de
parafusos novos Taranto efetuei o torque dos parafusos de cabeçote (25nm + 90º + 90º)
terminei de montar tudo, coloquei oléo diretamente na bomba de oléo (5w30 Havoline Sintetico)
efetuei 5 partidas com os bicos e bobina desligados (Para pressurizar o oléo) e então após
tudo isso dei partida no motor, pegou batendo um pouco de tucho e com um barulho um
pouco estranho de fundo (quando terminei de montar o motor só tinha encostado a
rosca das velas com a mão) deixei funcionando por uns 20 min em marcha lenta
e sai com o veiculo, peguei a rodovia e percebi que ele estava muito mais esperto
porém de vez em quando dava uma falhada, foi ai que lembrei que faltou apertar as
velas, voltei para casa e dei o torque de 25nm nas velas, e foi ai que a historia mudou,
quando bati na chave parecia que estava batendo tudo dentro do motor, ele funcionou
por 2 segundos e morreu, tentei ligar e não pegou, retirei então as velas (Cód. GM 93363296)
e percebi que as mesmas estavam com os GAPS completamente fechados e com a ajuda de uma lanterna
percebi a marca nos pistões, voltei os GAPS para aproximadamente a posição original e novamente
coloquei as velas quase sem aperto, aparentemente o motor funcionou normal.

Agora preciso da ajuda de vocês, por qual motivo essas velas colidiram com a cabeça dos pistões?
E será que de alguma forma me causou algum dano na parte de baixo do motor?
O que faço agora?

Me desculpem o tamanho do texto, porém precisava passar todas as informações!!!
Abraços.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

pelo histórico de estar na ultima medida o bloco, o q acho pouco provável pelo ano, mas vai saber o qnt não era cuidado o motor......
esse cabeçote já deve ter chegado ao limite junto com o bloco, retificas e plainas, resta ver se o bloco já foi plainado tmb ou se era novo e apropriado...e o q foi feito, se o q batia era biela....
se bateu apenas na vela como parece, ótimo, da pra ver q a batida não foi forte, sem danos, apenas fechou a vela, o gato q vc pode usar ai é uma segunda arruela na vela pra ela ficar "pra fora" e poder apertar como quer.....o motor em si dos corsas, esteve muito próximo e parecido a vida toda, mas existem peculiaridades conforme as siglas q foi recebendo...vhc, flexpower e cada uma delas.....
ah de se notar q como vc diz, sentia o carro bem mais esperto, forte indicativo de q a taxa de compressão pós esse serviço pode ter elevado...
mas tmb não credito essa falha q sentia a vela encostada na mão não...

tem q ver tudo q pegou de novo se realmente é apropriado, e o q foi retificado em q condição esta, não tem como descartar erro da retifica tmb
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MrAntunesS
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Mensagem por MrAntunesS »

Estive na retifica, fui muito bem atendido, me confirmaram que o cabeçote está na altura tolerável, ligaram diretamente para a GM que confirmou que o motor parcial que comprei está correto, as velas também estão certas, na moral da história aparentemente errei na junta, tanto o rapaz da retifica quanto o da GM me afirmaram que eu tinha que ter montado com a junta de chapa original e não a de fibra da Taranto, como a intenção é ficar perfeito já providenciei a junta, já desmontei e já substitui pela correta, amanhã dou a partida. Obrigado!!!!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

não cola tão bem essa historia, é provável q de uma diferença de 0,00000000001 mm, querem q vc use a junta deles.....de qq forma só encostou, qq 0,nada pode já ajudar
triste é a situação de tudo ai...
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Mensagem por MrAntunesS »

Pior que eu também achei que está história não cola, dei partida e deu um tapa na vela de novo, porém não chegou a fechar o gap desta vez, dei torque nas mesmas com o gap voltado para cima o motor está perfeito, perdeu o aspecto ligeiro que citei acima (antes qualquer toque no acelerador ele dava cabeçada e quando tirava o pé o freio motor estava muito forte) agora vai ficar como está, acredito que o erro real está no bloco que me venderam, não vou abrir de novo!!! Obrigado.
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