[DÚVIDA] - CORSA FUMANDO. O QUE FAZER?

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jhow.bomfim
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Mensagem por jhow.bomfim »

Olá a todos!

Meu carro começou a esquentar do nada, de um dia pro outro, nunca faltou água e nem subiu a temperatura.
Levei no mecanico e ele diagnosticou que era a bomba d'água. Ele levou na retifica para dar uma passada no cabeçote, chegando na retifica eles falaram que eu precisava trocar os retentores de óleo, e uma válvula estava trincada. Como não havia para onde correr autorizei o serviço da retifica...
O mecanico montou o cabeçote, deu partida e a triste noticia veio... O carro começou a fumar, ele desmontou o cabeçote e o rapaz da retifica veio conferir o cabeçote e disse que o problema era nos pistões, troquei os pistões, anéis, bronzinas etc... montou novamente e o carro continuou fumando...

Deixei o carro ainda na oficina, pois, não fumava nem uma gota antes de entrar lá... Ele tinha barulho de que uns falavam que era tucho e comando, outros falavam que era bater saia, depois da troca dos pistões o barulho zerou...
Mas estou preocupado com o carro fumando, quando ele está frio sai pouca fumaça, mas quando esquenta e liga a ventoinha chega a tapar a rua de tanta fumaça, o carro fica na partida lenta normalmente...
Alguém me ajuda, o que pode ser??



SemControle
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Mensagem por SemControle »

depende a cor dessa fumaça
qnt mais mexem imagino q pior ta ficando....


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Bange
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Mensagem por Bange »

Existem várias causas para o aquecimento do motor... a bomba é uma delas...
Mas tem que ter outro motivo para o mec mandar o cabeçote pra retífica... barulho, perda de potência e também por superaquecimento, mas aí ocorre perda do líquilíquido do arrefecimento ou pressão excessiva no circuito, que normalmente borbulha no reservatório de expansão.
Trocar a bomba não precisa tirar o cabeçoto... vc sabe a razão para o mec fazer isso?
Válvula trincada eu nunca vi... ja vi empenada, quebrada... mas... quanto aos retentores das válvulas, são baratos e a troca é sempre recomendada, pois pode passar óleo para a câmara...
Para um mec é fácil distinguir barulhos entre a parte de baixo (bloco) e a parte de cima (cabeçote)... pra que chamou o cara da retífica?
O cara da retífica condenou pistão/anel, sem o motor estar funcionando ?!? Mas se o barulho existente sumiu... tudo bem... mas se a parte de baixo não foi mexida quando montou o cabeçote, a lógica diz que o problema de fumar está nele... será que puseram retentores novos e se colocaram, colocaram corretamente?
Bom, existem aparelhos que medem a pressão nos pistões (pensando em escape de óleo pelos anéis)... e métodos que conferem o correto assentamento das válvulas.
Trocar anéis sem retificar eu já vi, agora trocar pistão... se trocou por outro de mesma medida é trocar seis por meia dúzia (e jogar dinheiro fora)... se trocou por medida maior, obrigatoriamente tem que se fazer retífica na camisa... foi feita?



jhow.bomfim
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Mensagem por jhow.bomfim »

Bange escreveu:
Quinta-feira 16 2020f Julho 2020 08:38:50 PM
Existem várias causas para o aquecimento do motor... a bomba é uma delas...
Mas tem que ter outro motivo para o mec mandar o cabeçote pra retífica... barulho, perda de potência e também por superaquecimento, mas aí ocorre perda do líquilíquido do arrefecimento ou pressão excessiva no circuito, que normalmente borbulha no reservatório de expansão.
Trocar a bomba não precisa tirar o cabeçoto... vc sabe a razão para o mec fazer isso?
Válvula trincada eu nunca vi... ja vi empenada, quebrada... mas... quanto aos retentores das válvulas, são baratos e a troca é sempre recomendada, pois pode passar óleo para a câmara...
Para um mec é fácil distinguir barulhos entre a parte de baixo (bloco) e a parte de cima (cabeçote)... pra que chamou o cara da retífica?
O cara da retífica condenou pistão/anel, sem o motor estar funcionando ?!? Mas se o barulho existente sumiu... tudo bem... mas se a parte de baixo não foi mexida quando montou o cabeçote, a lógica diz que o problema de fumar está nele... será que puseram retentores novos e se colocaram, colocaram corretamente?
Bom, existem aparelhos que medem a pressão nos pistões (pensando em escape de óleo pelos anéis)... e métodos que conferem o correto assentamento das válvulas.
Trocar anéis sem retificar eu já vi, agora trocar pistão... se trocou por outro de mesma medida é trocar seis por meia dúzia (e jogar dinheiro fora)... se trocou por medida maior, obrigatoriamente tem que se fazer retífica na camisa... foi feita?
Foi trocado a válvula termostárica, bomba d'água, pistão, bronzina, mancal, retentores, anéis, eu não entendo muito de mêcanica sou bem leigo nessa parte...
Retificar é a mesma coisa de brunir? Pois o mêcanico disse que fez o brunimento...



Bange
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Mensagem por Bange »

Brunimento é um processo que "arranha" as paredes internas do cilindro, objetivando depositar micro porções de óleo de modo a lubrificar a fricção dos anéis nele.
Esse "arranhar", é com uma ferramenta própria com grão abrasivo adequado.
Retificar é tornar reto algo que está/ficou torcido, torto, irregular, empenado... esse é outro procedimento feito por máquina própria.
Para o brunimento existe tanto máquina quanto ferramenta manual... o padrão feito por máquina tem qualidade superior ao feito pela ferramenta manual.
Já a retífica, onde se exige precisão de medidas (comu num motor), só é feita por máquina.



Bange
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Mensagem por Bange »

É bom vc se inteirar sobre mecânica, mesmo que não vá mexer...
Vc pode não ter percebido problemas adicionais em seu carro (e foi identificado pelo mecânico) ou o mecânico quer faturar um adicional ou pode ser um daqueles azares que ocorre em qualquer profissão (estava na beirada pra acontecer e aconteceu quando botou a mão).



jhow.bomfim
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Mensagem por jhow.bomfim »

Muito obrigado pela ajuda e pelas dicas



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