[DÚVIDA] - Escape Incandescente

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Fernando 4100
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Re: [DÚVIDA] - Escape Incandescente

Mensagem por Fernando 4100 »

Já troquei ECU e nada.
Vou fazer uma última checagem de ponto antes de tirar o cabeçote pra ver que raios tá acontecendo lá.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

um grande mistério, pq se tivesse uma passagem tão grande de combustível pro escap, um teste de compressão mostraria esse vazamento
ja uma mistura tao rica pra isso, beberia mais q tudo......o meu q fazia na casa dos 4km/l nao ficava assim
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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Bom, quase 2 anos depois da primeira aparição do sintoma, hoje tirei o cabeçote. Fiz de tudo ao redor do motor, deixei sem termostática, modifiquei mangueiras, testei sensores e tudo que era possível. Claro que demorei tudo isso porque a coisa desanima, ficava semanas sem botar a mão no carro.
Parece haver falha de fluxo de água para o cabeçote, que era uma suspeita que eu tinha quando vi que o ar quente não tava lá essas coisas.

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Bange
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Mensagem por Bange »

Vários fatores podem concorrer para incandescer o escape.
Restrição de entrada de ar (filtro obstruído ou alterado), mistura rica (seja por informação da lâmbda, bicos inadequados, falha na resposta do sinal da ECU, erro da ECU), alteração na velocidade (para mais), da saída dos gases (não consigo ver como uma maior restrição possa concorrer pra isso, embora apareça em alguns escritos/vídeos de internet), turbilhonamento devido a ressaltos internos do conjunto tipo degraus ou soldas entre canos/conexões, alteração no diâmetro interno, qualidade/espessura do material... já vi até relatos de juntas do coletor não originas (em moto HD)...

Não sei se vc fez antes, mas agora com eu motor aberto não tem como avaliar a taxa de compressão, mas um mal assentamento das valvular de escape, também contribuem para aquecimento da descarga, mas isso via de regra é sentido pela perda de potência (mas será que a perda não foi compensada pela retirada (desobstrução) do catalizador?
Outra coisa, aproveita que está aberto e dá uma conferida se o eixo do comando está certinho pra seu motor...

Se vc conseguir fazer um teste recompondo originalmente todo o escapamento (coletor, catalizador, abafador e silencioso), poderá dividir o problema e descartar tudo que sai do motor, restando o que entra (fluxo de admissão) e a parte interna (bicos/leque, erro na mistura devido a erro na informação da temperatura, etc...)
O fato é que seu problema ocorreu (ou vc só percebeu), após a troca do tal escape 4x1 (nome que julgo errado, pois todo 4 cilindros sempre coleta 4 saídas e conecta em apenas 1 cano... mas...).
Vc disse que retirou o catalizador bem antes de colocar o novo escape... e disse também que recentemente recolocou um original (pra teste) e também avermelhou... mas não fez o teste com o catalizador junto... testou outra ECU e nada alterou...

Caso isto seja impossível por qualquer razão, eu sugeriria que vc criasse uma restrição na saída do silencioso, restrição essa de maneira progressiva para uma analise de resultados... a semelhança de uma torneira onde vc controla o fluxo de saída da água.
Não me pergunte como vc faria isso, use sua criatividade... mas pra que fazer isto?
Bom, como disse antes, não vejo como uma restrição possa causar o avermelhamento, a meu ver ela ajuda a evitar ou diminuir, mas também influi na perda de alguma potência do motor (razão pela qual, carros de competição não usam nenhum tipo de silencioso, abafador, catalizador, etc...), se vc controlar a vazão de saída (obstrução) e analisar o que ocorre, poderá chegar a alguma conclusão, sacou?

Uma coisa que não pude deixar de notar é essa amaronzado (não usava aditivo?), nas cavernas do arrefecimento e algumas obstruções... creio que esteja aí a razão da operação próximo aos 100°C.


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Não sei se vc fez antes, mas agora com eu motor aberto não tem como avaliar a taxa de compressão,
Teste de compressão foi feito e estava excelente.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AMmas um mal assentamento das valvular de escape, também contribuem para aquecimento da descarga, mas isso via de regra é sentido pela perda de potência (mas será que a perda não foi compensada pela retirada (desobstrução) do catalizador?
Catalisador foi tirado há quase 20 anos e o carro passou no dinamômetro com o primeiro escape dimensionado.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Outra coisa, aproveita que está aberto e dá uma conferida se o eixo do comando está certinho pra seu motor...
É o original do carro.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Se vc conseguir fazer um teste recompondo originalmente todo o escapamento (coletor, catalizador, abafador e silencioso), poderá dividir o problema e descartar tudo que sai do motor, restando o que entra (fluxo de admissão) e a parte interna (bicos/leque, erro na mistura devido a erro na informação da temperatura, etc...)
Escape tá inteiro original, apenas sem o catalisador.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM O fato é que seu problema ocorreu (ou vc só percebeu), após a troca do tal escape 4x1 (nome que julgo errado, pois todo 4 cilindros sempre coleta 4 saídas e conecta em apenas 1 cano... mas...).
O problema só ocorreu de fato depois de deixar o carro parado por 3 anos. A última viagem que fiz com ele antes da desmontagem estava normal, só estava baixando água devido ao vazamento da junta da bomba d'água.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Vc disse que retirou o catalizador bem antes de colocar o novo escape... e disse também que recentemente recolocou um original (pra teste) e também avermelhou... mas não fez o teste com o catalizador junto... testou outra ECU e nada alterou...
Sinceramente não vejo qualquer sentido em recolocar o catalisador, pois não deve ser culpa dele. Maioria dos corsa dessa idade nem deve ter catalisador mais e funcionam sem aquecer.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Uma coisa que não pude deixar de notar é essa amaronzado (não usava aditivo?), nas cavernas do arrefecimento e algumas obstruções... creio que esteja aí a razão da operação próximo aos 100°C.
É efeito do flash, tá usando aditivo Delphi vermelho com água destilada. Única diferença foi que nessa manutenção o aditivo deixou de ser o verde e foi pro vermelho de longa duração.
Estranhei também as obstruções e o estado da junta sendo que tinha aditivo, mas pode ter ocorrido em algum momento ao longo dos anos de o aditivo usado não ser de boa qualidade, nunca foi usado um de marca duvidosa, mas infelizmente, de uns tempos pra cá até marcas boas apresentam produtos ruins.
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JSC
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Mensagem por JSC »

Fala fernando!
Este coletor parece aqueles mesmos do mercado livre, eles tem uma parede mais fina então irradiam o calor mais facilmente (tenho o mesmo no meu 1.6)

Agora, SE NÃO ME ENGANO (até porque eu não fico olhando pro meu coletor todo dia), o meu não não fica incandescente só de andar a 2K RPM, porem tambem, estou rodando constantemente com 0.90 de Lambda.

Eu não descartaria a opcão de estar rodando pobre, essas sondas narrow band são bem terriveis em medir e realizar ajustes (em grande parte só acusam a ECU quando tem algo MUITO errado), não teria como saber se esta pobre ou não śo olhando o scanner.

Vi tambem que você mencionou que o carro parece meio fraco, poderia ser uma combinação de mistura pobre e ponto atrasado, o ponto com certeza iria fazer você perder um torque consideravel e esquentaria mais o coletor.


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Agradeço a resposta, mas se ver as mensagens, verá que o escape original também ficava incandescente e o motor estava aquecendo.
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Mensagem por Fernando 4100 »

Tentando zerar a chance de problemas com peças originais e corretas:

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Todo cuidado e atenção possíveis:

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Junta original tem esses vincos laterais:

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Mensagem por SemControle »

to acostumado c moto, mas da impressão q tem férias do pistão pra camisa.....
o q achou de errado em toda essa manutenção?
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A folga tá ok.
Tinha galeria de água obstruída, carbonização e junta começando a falhar. Se vai resolver, ainda é um mistério. Dá até medo de ligar e se frutrar...
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