[DÚVIDA] - Corsa falhando, MAS NÃO SEMPRE.

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gsdgui
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[DÚVIDA] - Corsa falhando, MAS NÃO SEMPRE.

Mensagem por gsdgui »

Boa noite, sou novo no fórum e recentemente entrei para o mundo dos Corsa (primeiro carro), dei sorte de pegar um carro bem inteiro para o ano (Wind 1996 MPFI 2p), e então iniciei uma manutenção preventiva como troca de filtros, troca de óleo, etc. Pórem o único problema que notei é que o carro AS VEZES falha na aceleração, fica dando aquelas engasgadas que inclusive é possível ver o movimento do carona. O mais estranho é que eu resolvi parar o carro e desligar na chave e ligar novamente e, simplesmente o carro parou de engasgar e ficou com a aceleração lisa, encontrei diversos tópicos similares, mas não com esse problema. Esse problema aconteceu bem poucas vezes durante o tempo que estou andando com ele e todas eu desliguei e liguei e voltou ao normal.

OBS: Próxima troca será correira dentada e tensor e após o jogo de velas.

Alguém já teve esse problema? tem dicas de onde iniciar a busca para tentar resolver?

Obrigado


Bange
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Mensagem por Bange »

O sintoma descrito dá pouca chance de indicar apenas uma possibilidade... na realidade podem ter várias e tem que ir eliminando cada uma delas.
Folga em polias da dentada.
Falha na pressão de combustível
Falha na potência do centelhamento
Problemas de mau contato em conectores ou cabos


Juliana Hofelder
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Mensagem por Juliana Hofelder »

Boa tarde! Tenho um corsa classic 1.0 2012, com direção hidráulica, mega conservado e economico com 55mil km rodados. Tenho ele há um pouco mais de 2 anos, nunca deu problema. Mas cerca de 3 meses para cá vem apresentando o problema de não pegar ao dar partida. Bateria e combustível ok, mas simplesmente do nada como se afogasse e não tem jeito. A oficina que levei comentou antes que poderia ser o sensor do combustível, porém sempre abasteci com gasolina. Foram trocados sensores e polias, tudo revisado. Agora por último falaram que este é um problema muito comum nesta geração do classic, que seria problema de fabricação. Procede isso? Nunca tinha ouvido falar ou em pesquisas que isso realmente acontece. Alguém já passou por algo semelhante?


Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, muitos defeitos não dão aviso de chegada, simplesmente chegam e pronto... isto é mais que normal.
Os mecânicos de ontem, que não se atualizaram, que não investiram em si próprios e em instrumentos para sua oficina, estão com seus dias contados, mas ainda produzem pérolas do tipo "deve ser isto ou aquilo", trocam peças no escuro (sem testar), deixando usuários mais pobres e insatisfeitos. Se ele "acha", tem mais é que partir pro teste e tirar a dúvida... muitas causas nem sempre estão diretamente ligadas ao efeito e não é justo que o profissional jogue o ônus de sua dúvida no bolso do usuário.
Te recomendo buscar um profissional com boas instalações e com alguma recomendação...não que isto eliminará em 100% a possibilidade de vc ser enganada (por profissional ruim ou picareta), mas já diminui bastante.
Como vc citou da impressão de afoganento, acrescente à lista a possibilidade de bico(s) sem estanqueidade... mas tem que comprovar...


gsdgui
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Mensagem por gsdgui »

Bange escreveu: Quinta-feira 23 2020f Janeiro 2020 10:22:21 AM O sintoma descrito dá pouca chance de indicar apenas uma possibilidade... na realidade podem ter várias e tem que ir eliminando cada uma delas.
Folga em polias da dentada.
Falha na pressão de combustível
Falha na potência do centelhamento
Problemas de mau contato em conectores ou cabos
Vou dar uma checada nos cabos, passar WD nos conectores e velas, vi problemas similares e era a bobina, mas creio não ser o meu caso.
Ao realizar a troca da correia vou verificar junto ao mecânico se há alguma folga nas polias.
Falha na potência do centelhamento pode estar na bobina, velas e cabos?
Deixarei a pressão de combustível por ultimo, pois talvez terá que ser em mecânica especializada ou não?!


Bange
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Mensagem por Bange »

Sim, em um dos 3 ou no conjunto... espaçamento dos eletrodos, fuga de alta pelos cabos, a bobina costuma dar problema quando aquecida...
A melhor maneira de avaliar é com osciloscópio, mas de um modo geral, a cor azul esbranquiçada é a melhor.
A pressão é vista com instrumento próprio (manômetro), todo bom profissional tem que ter... aproveita e verifica a vazão também.


gsdgui
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Mensagem por gsdgui »

Bange escreveu: Sexta-feira 24 2020f Janeiro 2020 02:45:45 AM Sim, em um dos 3 ou no conjunto... espaçamento dos eletrodos, fuga de alta pelos cabos, a bobina costuma dar problema quando aquecida...
A melhor maneira de avaliar é com osciloscópio, mas de um modo geral, a cor azul esbranquiçada é a melhor.
A pressão é vista com instrumento próprio (manômetro), todo bom profissional tem que ter... aproveita e verifica a vazão também.
O pessoal comenta bastante também sobre o sensor da borboleta (TPS) essas características podem vir dele?


gsdgui
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Mensagem por gsdgui »

Referente a bobina dar problema quando aquecida, o carro nunca falhou logo ao ligar, pode ser que venha da bobina.


Bange
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Mensagem por Bange »

O TPS, é uma resistência variável... em seu curso ela não deve variar abruptamente nem para zero e nem para valores superiores ao seu máximo.
Se houver um problema nele, estará associado a alteração da RPM e não a falhamentos como vc relatou.
O mais comum é ele abrir ou ter falhas no repouso ou bem no iníciozinho...o que faz a RPM ficar alta, mesmo que vc mão pise no acelerador.
Mas, como sempre digo, tudo tem que ser testado... eu aposto apenas 1/2 ficha nele.


marcellotj
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Mensagem por marcellotj »

O meu tá assim, desse mesmo jeito que o seu. Já percebi que acontece quando está quente e quando está em baixa rotação.

Já troquei sensor TPS, cabos e velas, a bobina é nova. Quando altero um pouco o ponto do motor, ele para por uns dias mas depois volta.

Mas seu manter a rotação alta não dá nenhum problema, nem quando está frio (tipo em dias de chuva, fica perfeito)

Vou ver se esse mês mando ver isso.


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