[DÚVIDA] - Veiculo Falhando

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Mário Steinel
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Domingo 07 2013f Abril 2013 07:35:47 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

[DÚVIDA] - Veiculo Falhando

Mensagem por Mário Steinel »

- Olá recentemente levei meu carro CORSA MPFI 1.0 97/98 que comprei a 2 meses em uma oficina com um problema
de falhas, o fato é o que veiculo funciona normal, esta com o consumo de combustivel bem economico
pois ja troquei cabo de velas. velas. filtro de ar. filtro de combustivel, limpei TBI, limpei bicos..
enfim ta no ponto. Mas um problema esta me deixando incomodando, ao parar ou reduzir a velocidade em farol
e lombadas o veiculo perde a potencia e faz que vai morrer porem logo estabiliza, (Obs. com motor frio, quando
eu rodo alguns metros ele não apresenta essa falha, só com o motor quente) com o veiculo em marcha alta não tem falhas
funciona perfeitamente.
- Levei em um mecanico ele passou o famoso Scanner e tudo estava normal, porem ele disse que havia uma falha
apontando uma entrada de ar adulterada que chegava a 710, sendo que o recomendavel é ficar estabilizada em 400, no Scanner
mostrava uma tolerancia entre 350 a 550, não sei bem qual nome se dava a essa medição... com isso apos ajustar o ponto
da correia dentada, verificar Atuadores e tudo mais ele recomendou que fizesse a regulagem de valvulas, pois
fazendo um barulho tipo que batendo, isso talvez iria resolver, porem não quero ficar gastando mais dinheiro
com possibilidades, queria saber se com esse diagnótico vocês teriam alguma noção do que pode ser.
- Um outro detalhe ao olhar a capa protetora do motor o mecanico falou que meu veiculo havia sorfrido um aquecimento
e pelo visto teve que ser refeito o cabeçote, com outra possibilidade, de que o mecanico que fez o novo cabeçote
não tenha feito direito ficando com possíveis entrada de ar que causa a falha do meu veiculo.

- Por favor vocês podem me ajudar ?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vamos tentar ajudar...mas antes...
O problema já ocorria antes de suas trocas?
Se vc diz que o motor estava no ponto, porque o que o mecânico recolocou?
A leitura que o Scaner mostra é de pressão em milibar (ou outra qq de pressão), e o valor lido tem que mamter uma correlação com a altitude em que se encontra o veículo, antes de se ligar o motor. Se o valor estiver muito fora, o problema é do sensor.
Quando motor ligado em ML, existe uma pequena faixa de trabalho (não é um valor fixo), e quando a leitura é mais alta, pode indicar uma entrada falsa de ar ou fechanento inxorreto de válvulas...nesse ponto o mecânico não deixa de ter razão.
Mas vc mesmo disse que o consumo está bom, coisa meio incompatível com a leitura feita no MAP, ou seja, seu consumo deveria estar alto...
Para entrada falsa de ar, o mecânico pode verificar facilmente... mas pra abertura incorreta de válvula, tem testes que podem ser feitos sem abrir o motor (compressão e vazão de cilindro), e comprovar fuga por válvula.
Precisa saber exatamente que capa e onde foi visto um possível sobreaquecimento e consequente retífica de cabeçote... mecânicos não fazem retífica de nada... retífica só é feita em lojas de retífica, pra onde todos os mecânicos mandam cabeçotes, blocos, etc...


Mário Steinel
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Domingo 07 2013f Abril 2013 07:35:47 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Mário Steinel »

O mecânico colocou no ponto a correia, por que estava fora. A medição é e Milibar ML.... Ele disse que o carro está econômico por que não está entrando ar suficiente, o que indica menos potencia adequada no motor.... Daí ele indicou a regulagem de válvulas pra ver esse falhamento quando estou parando some.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Lá no início vc escreveu " ...limpei TBI, limpei bicos...enfim tá no ponto." então o mecânico colocou mais no ponto ainda ?...
Vc não respondeu se o problema já acontecia antes de suas trocas/manutenção...
Seu motor deve ser especial, pois o original GM, não tem regulagem de válvulas (como nos franceses, japoneses...), caso contrário, foge desse mecânico heim!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

qnt historia doida esse mecanico ta contando.....
vc conta q o problema aparece em lenta, qnd vc vem parando pra qq obstaculo, em lenta é o momento q o motor menos precisa de ar, se falta ar em lenta, ele nao desenvolve nada e vai morrer ao tentar acelerar pq vai afogar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Mário Steinel
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Domingo 07 2013f Abril 2013 07:35:47 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Mário Steinel »

Gente !!! Me perdoem, mas estou tão desesperado !!! Esse problema que estou tendo é em outro veiculo que comprei a 2 meses (FIAT PALIO FIRE 1.0 8V FLEX - 2007/2007) Me perdoem, mas já estou ficando sem cabelos com esse problema..... Sei que o clube aqui é do CORSA e tive meu Corsinha por 6 anos, o mesmo tempo que tenho de membro aqui, mas sei que muitos aqui manjam de problemas mecanicos, por isso postei aqui, até por que esse é o unico grupo que me respondeu... vamos lá.......
- No FIAT PALIO as valvulas devem ser reguladas periodicamente (coisa que no Corsa não tem), meu problema é passamos o Scanner e todos os parametros estão Ok, exceto a leitura PRESSÃO NO COLETOR - que esta dando 700 Milibar (ML) o ideal é ficar entre 390 a 400 Milibar (ML) com isso o mecanico orientou a fazer a regulagem de valvula por essa leitura. ( até achei um video no You tube com problema semelhante ao meu, olhem: https://www.youtube.com/watch?v=hvB4B_y_mcM) enfim...... Quando peguei esse carro, fiz: Limpeza TBI / Troca cabo e vela / Troca filtro de ar e combustivel / Limpeza TBI / Foi colocado a correia dentada no ponto e Limpeza de bico, coisas basicas em um carro que a gente pega usado...... O meu maior problema e que até agora ninguém conseguiu me ajudar é essa falha, quando vou parar ou passar em lombadas ou obstaculos o veiculo faz que vai morrer e volta, até regulei o acelerador no motor que tem um presilha, o veiculo não deu falhar porem no lugas das falhas no mesmo ponto de quase parar ele acelera uma 3 ou 4 vezes sozinho e depois estabiliza........ Se puderem me ajudar, vou agradecer bastante e prometo que não posto mais duvidas de FIAT PALIO por aqui, mas como eu escrevi, sempre que precisei vocês sempre me ajudaram e muito !!!! Agradeço muito !!!!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

esse carro marca velocidade corretamente?
vc inventar esse regulagem manual vc ja atrapalhou tudo, a injeção usa a posição da borboleta como parâmetro pra muitas coisas, e agora esta perdida
se isso é leitura de map, isso varia pela região q esta, altitude, então isso de valor fixo esta errado...

nao exatamente neste momento, mas lenta irregular em uno/palio muitas vezes a sonda lambda pode estar travada, apresenta um excesso, algo parecido com o q da pra entender q o mecanico tentou dizer, eu acho....

primeira coisa achar um mecanico q tenha capacidade de voltar tudo essas regulagens manuais q criou no carro, pra tentar resolver o problema original e nao ficar perdido com ele e os q foram criados e misturados...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Mário Steinel
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Domingo 07 2013f Abril 2013 07:35:47 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Mário Steinel »

Certo.... Mas a regulagem que fiz é apenas uma presilha com rosca, voltei ela na posição que estava e o veículo voltou ao normal.... O que me deixa intrigado é essa falha, no scaner do mecânico todos os parâmetros estavam corretos inclusive a Sonda Lambda.... Tô lascado hehehehehe.... Que saudade do meu Corsa Hatch 1.0 8v MPFI e tenho certeza que ele pensa o mesmo, tadinho... Kkkkk.... Existem outras hipóteses, porém chega de achismos, vou regular as válvulas e mais pra frente levo no meu mecânico de confiança, daí vou postar aqui como foi resolvido.... Agradeço a todos vocês !!!!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

regule sim, da pra sugerir uma porrada de coisas pelo defeito descrito.....
até mesmo coisas relacionadas com as válvulas q fazem a lenta apos quente ficar bem quadrada....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Mário Steinel
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Domingo 07 2013f Abril 2013 07:35:47 PM
Localização: Suzano - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Mário Steinel »

- Ola Galera !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Finalmente o problema foi resolvido, o meu FIAT PALIO estava com 8 valvulas presas, acredita ? Com a regulagem ficou um flauta, suave como e sereno, as falhas acabaram !!!!!!! Então como combinado o que ocasionava defeito era as valvulas, obrigado a todos !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Agora vou pro meu novo clube, fiquem com Deus !!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”