[DÚVIDA] - motor quebrou Biela 2 vezes com carro parado assim que deu a partida!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
denyvb
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 03 2019f Outubro 2019 10:16:08 PM
Localização: Mar de Espanha - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SUPER 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

[DÚVIDA] - motor quebrou Biela 2 vezes com carro parado assim que deu a partida!

Mensagem por denyvb »

boa noite!
espero q alguém possa ajudar.
possuo corsa classic ano 2009/2010 flex.
manutenção sempre em dia com óleo e suspensões...etc.
ano passado minha irma saiu com carro e estacionou, depois d uma hora foi ate ele entrou n carro e assim q virou a chave motor fez barulhos e travou. quebrou a biela e parte d bloco n cilindro 4.
comprei o boco novinho e retifiquei a parte de cima todinha.
limpeza de bicos varias vezes, aparelho no carro, troca de sonda lambida originais, catalizador.
agora 1 ano e alguns meses aconteceu a mesma coisa com motor novinho.
oleo em dia, agua normal.
detalhe que estamos pensando eu e os mecânicos que ja liguei.
abasteci reservatório de partida a frio, e mecanico viu que depois que motor bateu estava vazio.
caso tenha aspirado a gasolina reservatório poderia ter dado cálcio hidráulico nesse mesmo cilindro 2 vezes?
quando injetado a gasolina na partida a frio agasolina no vai para quais cilindros?

carro esta parado ate q eu ache uma solucao.
fico n aguardo!
obrigado!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cara, quebra de biela em carro original é um caso raro, mas poe raro nisso.....
a principal das causas da quebra de biela é realmente o calço hidráulico.....
mas já te falo e pra esses mecânicos q motor desligado não aspira combustível do reservatório, nem q a solenoide esteja travada.....pra acontecer isso vc teria q deixar o motor do reservatório ligado, solenoide aberta até todo combustível entrar na admissão antes de ligar......
o combustível da partida a frio é lançado na admissão, como é pouca qnt é aspirado por todos os cilindro sem esse perigo de calço hidráulico....
tem q ver como esta a biela quebrada, a forma q ela ficou pode indicar muita coisa....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


denyvb
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 03 2019f Outubro 2019 10:16:08 PM
Localização: Mar de Espanha - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SUPER 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por denyvb »

Ainda nem desmontei!
pode ser problema eletrico?
saída de admissão comprei tudo novo.
parte de cima de motor pode ocasionar isso?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Perguntas:
Como estão as válvulas desse cilindro?
Como está a integridade do eixo de comando?
Limpou bicos, mas aferiu a estanqueidade deste do 4° cilindro?
Dúvida por desconhecimento:
Pensando no caso da partida a frio....
O reservatório fica acima do cabeçote?
No caso da válvula (solenoide) perder a estanqueidade e a gasolina descer por gravidade... a estrutura favoreceria o combustível ir para o 4° cilindro ou seria uma inclinação do motor (ou do carro) para o lado do motorista nas duas situações?


Avatar do usuário
Jo??oPauloBonfati
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 29 2023f Abril 2023 07:32:01 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jo??oPauloBonfati »

Pesquisei pela Internet inteira e pouco achei sobre o caso. Aconteceu comigo este mesmo caso do seu . Apos abastecer o tanquonho o caro parecw que engasgou. Ae fui viajar e rodei media de uns 700 km em 2 dias depois. Pahh a biela do quaryo cilidro quebrou no meio do caminho de volta. Vou retificar a parte de cima e trocar a pasrye de baixo. Mas a causa mais provavel que eu e o mecanico chegamoa ate agora foi um calço hidraulico causado pela sucção da gasolina. A válvula solenoide esta travada aberta. Prejuizo de mais de 10k.


Avatar do usuário
Jo??oPauloBonfati
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 29 2023f Abril 2023 07:32:01 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jo??oPauloBonfati »

Jo??oPauloBonfati escreveu: Terça-feira 02 2023f Maio 2023 02:39:01 PM Pesquisei pela Internet inteira e pouco achei sobre o caso. Aconteceu comigo este mesmo caso do seu . Apos abastecer o tanquinho o carro parece que engasgou. Ae fui viajar e rodei media de uns 700 km em 2 dias depois. Pahh a biela do quarto cilindro quebrou no meio do caminho de volta. Vou retificar a parte de cima e trocar a parte de baixo. Mas a causa mais provavel que eu e o mecanico chegamos ate agora foi um calço hidraulico causado pela sucção da gasolina. A válvula solenoide esta travada aberta. Prejuizo de mais de 10k.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a solenoide travada causar isso é lenda, a gasolina do reservatório não vai pro motor em jatos (a não ser q o sistema inteiro, solenoide alimentada pra abrir, e motor alimentado pra enviar gasolina, ainda q o calibre da linha seja reduzido não permitindo tanto volume), vc tem o motorzinho, ele ainda atrapalha essa aspiração do combustível desde q não esteja ativo, o combustível q é aspirado qnd a solenoide ta aberta se mistura ao ar aspirado e enriquece a mistura, é a falha q diz ter percebido pela mistura riquíssima, o reservatório é pequeno e rapidamente aspira tudo, vc fala de 2 dias depois, essa gasolina aspirada já teria ate evaporado pelo próprio calor do motor.....
qnd tinha corsa/golf tudo feito conversão caseira pra etanol, cht original etanol tinha partida a frio, e era bem comum a solenoide travar aberta mesmo, dava pra sentir a engasgada q fala, mas ou meu sistema de conversão e partida a frio era muito melhor q o original, ou é pura lenda essa da coitada da solenoide ser a culpada de quebrar biela....com o detalhe q a aspiração se torna mais forte na área do coletor na lenta q a borboleta ta fechada, é dessas ligações no coletor q se aspira mais coisa, borboleta toda aberta andando com o carro o fluxo vem pela admissão mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


beto veraneio
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 22 2022f Novembro 2022 07:35:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por beto veraneio »

o caro é qtas valvulas?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

beto veraneio escreveu: Sexta-feira 05 2023f Maio 2023 05:04:56 PM o caro é qtas valvulas?
se são tudo original flex, são 8V
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”