boa noite!
espero q alguém possa ajudar.
possuo corsa classic ano 2009/2010 flex.
manutenção sempre em dia com óleo e suspensões...etc.
ano passado minha irma saiu com carro e estacionou, depois d uma hora foi ate ele entrou n carro e assim q virou a chave motor fez barulhos e travou. quebrou a biela e parte d bloco n cilindro 4.
comprei o boco novinho e retifiquei a parte de cima todinha.
limpeza de bicos varias vezes, aparelho no carro, troca de sonda lambida originais, catalizador.
agora 1 ano e alguns meses aconteceu a mesma coisa com motor novinho.
oleo em dia, agua normal.
detalhe que estamos pensando eu e os mecânicos que ja liguei.
abasteci reservatório de partida a frio, e mecanico viu que depois que motor bateu estava vazio.
caso tenha aspirado a gasolina reservatório poderia ter dado cálcio hidráulico nesse mesmo cilindro 2 vezes?
quando injetado a gasolina na partida a frio agasolina no vai para quais cilindros?
carro esta parado ate q eu ache uma solucao.
fico n aguardo!
obrigado!
[DÚVIDA] - motor quebrou Biela 2 vezes com carro parado assim que deu a partida!
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cara, quebra de biela em carro original é um caso raro, mas poe raro nisso.....
a principal das causas da quebra de biela é realmente o calço hidráulico.....
mas já te falo e pra esses mecânicos q motor desligado não aspira combustível do reservatório, nem q a solenoide esteja travada.....pra acontecer isso vc teria q deixar o motor do reservatório ligado, solenoide aberta até todo combustível entrar na admissão antes de ligar......
o combustível da partida a frio é lançado na admissão, como é pouca qnt é aspirado por todos os cilindro sem esse perigo de calço hidráulico....
tem q ver como esta a biela quebrada, a forma q ela ficou pode indicar muita coisa....
a principal das causas da quebra de biela é realmente o calço hidráulico.....
mas já te falo e pra esses mecânicos q motor desligado não aspira combustível do reservatório, nem q a solenoide esteja travada.....pra acontecer isso vc teria q deixar o motor do reservatório ligado, solenoide aberta até todo combustível entrar na admissão antes de ligar......
o combustível da partida a frio é lançado na admissão, como é pouca qnt é aspirado por todos os cilindro sem esse perigo de calço hidráulico....
tem q ver como esta a biela quebrada, a forma q ela ficou pode indicar muita coisa....
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Ainda nem desmontei!
pode ser problema eletrico?
saída de admissão comprei tudo novo.
parte de cima de motor pode ocasionar isso?
pode ser problema eletrico?
saída de admissão comprei tudo novo.
parte de cima de motor pode ocasionar isso?
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Perguntas:
Como estão as válvulas desse cilindro?
Como está a integridade do eixo de comando?
Limpou bicos, mas aferiu a estanqueidade deste do 4° cilindro?
Dúvida por desconhecimento:
Pensando no caso da partida a frio....
O reservatório fica acima do cabeçote?
No caso da válvula (solenoide) perder a estanqueidade e a gasolina descer por gravidade... a estrutura favoreceria o combustível ir para o 4° cilindro ou seria uma inclinação do motor (ou do carro) para o lado do motorista nas duas situações?
Como estão as válvulas desse cilindro?
Como está a integridade do eixo de comando?
Limpou bicos, mas aferiu a estanqueidade deste do 4° cilindro?
Dúvida por desconhecimento:
Pensando no caso da partida a frio....
O reservatório fica acima do cabeçote?
No caso da válvula (solenoide) perder a estanqueidade e a gasolina descer por gravidade... a estrutura favoreceria o combustível ir para o 4° cilindro ou seria uma inclinação do motor (ou do carro) para o lado do motorista nas duas situações?
- Jo??oPauloBonfati
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Pesquisei pela Internet inteira e pouco achei sobre o caso. Aconteceu comigo este mesmo caso do seu . Apos abastecer o tanquonho o caro parecw que engasgou. Ae fui viajar e rodei media de uns 700 km em 2 dias depois. Pahh a biela do quaryo cilidro quebrou no meio do caminho de volta. Vou retificar a parte de cima e trocar a pasrye de baixo. Mas a causa mais provavel que eu e o mecanico chegamoa ate agora foi um calço hidraulico causado pela sucção da gasolina. A válvula solenoide esta travada aberta. Prejuizo de mais de 10k.
- Jo??oPauloBonfati
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Jo??oPauloBonfati escreveu: ↑Terça-feira 02 2023f Maio 2023 02:39:01 PM Pesquisei pela Internet inteira e pouco achei sobre o caso. Aconteceu comigo este mesmo caso do seu . Apos abastecer o tanquinho o carro parece que engasgou. Ae fui viajar e rodei media de uns 700 km em 2 dias depois. Pahh a biela do quarto cilindro quebrou no meio do caminho de volta. Vou retificar a parte de cima e trocar a parte de baixo. Mas a causa mais provavel que eu e o mecanico chegamos ate agora foi um calço hidraulico causado pela sucção da gasolina. A válvula solenoide esta travada aberta. Prejuizo de mais de 10k.
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a solenoide travada causar isso é lenda, a gasolina do reservatório não vai pro motor em jatos (a não ser q o sistema inteiro, solenoide alimentada pra abrir, e motor alimentado pra enviar gasolina, ainda q o calibre da linha seja reduzido não permitindo tanto volume), vc tem o motorzinho, ele ainda atrapalha essa aspiração do combustível desde q não esteja ativo, o combustível q é aspirado qnd a solenoide ta aberta se mistura ao ar aspirado e enriquece a mistura, é a falha q diz ter percebido pela mistura riquíssima, o reservatório é pequeno e rapidamente aspira tudo, vc fala de 2 dias depois, essa gasolina aspirada já teria ate evaporado pelo próprio calor do motor.....
qnd tinha corsa/golf tudo feito conversão caseira pra etanol, cht original etanol tinha partida a frio, e era bem comum a solenoide travar aberta mesmo, dava pra sentir a engasgada q fala, mas ou meu sistema de conversão e partida a frio era muito melhor q o original, ou é pura lenda essa da coitada da solenoide ser a culpada de quebrar biela....com o detalhe q a aspiração se torna mais forte na área do coletor na lenta q a borboleta ta fechada, é dessas ligações no coletor q se aspira mais coisa, borboleta toda aberta andando com o carro o fluxo vem pela admissão mesmo
qnd tinha corsa/golf tudo feito conversão caseira pra etanol, cht original etanol tinha partida a frio, e era bem comum a solenoide travar aberta mesmo, dava pra sentir a engasgada q fala, mas ou meu sistema de conversão e partida a frio era muito melhor q o original, ou é pura lenda essa da coitada da solenoide ser a culpada de quebrar biela....com o detalhe q a aspiração se torna mais forte na área do coletor na lenta q a borboleta ta fechada, é dessas ligações no coletor q se aspira mais coisa, borboleta toda aberta andando com o carro o fluxo vem pela admissão mesmo
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o caro é qtas valvulas?
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se são tudo original flex, são 8V
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