Olá pessoal.
Tenho um Corsa 2001 1.0 8v, e já é a segunda vez em menos de um ano que tenho que trocar a bobina.
Fiz alguns teste e me deparei com a seguir situação.
O positivo que chega na bobina está ocilando, hora com 12v hora com 5v chegando até 1v.
Verifiquei o chicote e não tem fio partido.
Alguém já passou por isso??
[DÚVIDA] - Queimando Bobina
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Só pra ficar mais claro...
A bobina é a da ignição?
Onde foi medido essas tensões?
Que instrumento utilizou?
O motor estava em funcionamento no ato das medidas?
A bobina é a da ignição?
Onde foi medido essas tensões?
Que instrumento utilizou?
O motor estava em funcionamento no ato das medidas?
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O problema é na bobina de ignição.
A medição foi feita com o motor em funcionamento.
Utilizei um multímetro digital no positivo do conector de 4 fios da bobina.
A medição foi feita com o motor em funcionamento.
Utilizei um multímetro digital no positivo do conector de 4 fios da bobina.
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Ok, mas a leitura dessa forma é imprecisa, pois há uma frequência dos pulsos e isso mascara os valores.
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Esse valor de 12v na bobina de ignição não deveria ser constante?
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Depende do pino...salvo engano, alí tem terra, 12V + terra pulsante da ECU e 12V constante (basta só ligar a chave)... não sei as pinagens....
O problema é que a bobina gera pulsos de alta tensão que interferem numa leitura digital, quando o motor está em funcionamento.
O problema é que a bobina gera pulsos de alta tensão que interferem numa leitura digital, quando o motor está em funcionamento.
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fixo apenas o terra e 12+
pra manter a lenta em 1000 rpms, são centenas de pulsos em cada cilindro, o multímetro não tem como acompanhar.....
basta pensar q a central trabalha recebendo sinais na ordem de dezenas a cada segundo de apenas 1 sensor, vc tem uma ideia o quão rápido seria o então disparo pra bobina....ai qnd vem o sinal e o multímetro vai mostrando, ja cortou esse sinal, ele começa a cair, ja vem outro sinal q faz subir, mas é tao rápido q não garante intervalo suficiente pra q chegue nos extremos o valor mostrado no visor...
mas tirando isso, como queima? sempre igual?
a bobina q tive danificada no corsa queimou uma saída, então me queimava apenas 3 cilindros, mas qnd fui fazer o reparo e estudar a coisa, o cabo desse cilindro q queimou estava com problema, ja vi ao tirar as velas, todas bem queimadas, salvo esse cilindro q parou de queimar....ai estudando o cabo, dando umas puxadas, separou facilmente o cachimbo do restante do cabo.....a queima da saída da bobina foi apenas consequência da dificuldade de enviar a alta tensão ao eletrodo da vela....
pra manter a lenta em 1000 rpms, são centenas de pulsos em cada cilindro, o multímetro não tem como acompanhar.....
basta pensar q a central trabalha recebendo sinais na ordem de dezenas a cada segundo de apenas 1 sensor, vc tem uma ideia o quão rápido seria o então disparo pra bobina....ai qnd vem o sinal e o multímetro vai mostrando, ja cortou esse sinal, ele começa a cair, ja vem outro sinal q faz subir, mas é tao rápido q não garante intervalo suficiente pra q chegue nos extremos o valor mostrado no visor...
mas tirando isso, como queima? sempre igual?
a bobina q tive danificada no corsa queimou uma saída, então me queimava apenas 3 cilindros, mas qnd fui fazer o reparo e estudar a coisa, o cabo desse cilindro q queimou estava com problema, ja vi ao tirar as velas, todas bem queimadas, salvo esse cilindro q parou de queimar....ai estudando o cabo, dando umas puxadas, separou facilmente o cachimbo do restante do cabo.....a queima da saída da bobina foi apenas consequência da dificuldade de enviar a alta tensão ao eletrodo da vela....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Tem outros fatores também...
Qualidade da bobina, proximidade dos eletrodos das velas, seja por má calibragem ou excesso de carbonização, fuga por cabos, tensão alta do alternador....
A bobina dos Corsas, por não ter o módulo de potência agregado, fica fácil conferir os enrolamentos...se ainda tiver as bobinas queimadas, pode-se saber se o problema foi exatamente o mesmo... daí é o ponto de partida para análise da causa.
Qualidade da bobina, proximidade dos eletrodos das velas, seja por má calibragem ou excesso de carbonização, fuga por cabos, tensão alta do alternador....
A bobina dos Corsas, por não ter o módulo de potência agregado, fica fácil conferir os enrolamentos...se ainda tiver as bobinas queimadas, pode-se saber se o problema foi exatamente o mesmo... daí é o ponto de partida para análise da causa.
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