Atuador de Marcha lenta - lenta oscilando

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
programadorws14
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 15 2019f Maio 2019 07:52:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Atuador de Marcha lenta - lenta oscilando

Mensagem por programadorws14 »

Pessoal boa noite!!

Minha primeira interação aqui.

Vamos lá, meu problema é oscilação da marcha lenta.

Jà fiz todos os procedimentos que vocês imaginam, já troquei sensor tps, já troquei servo freio(esse tava zuado), limpei bico, limpei tbi, enfim uma infinidade de coisas.

COmprei um novo atuador de marcha lenta, porém gente antes de trocar tudo isso ai que citei acima a marcha lenta nao oscilava.

ENt comprei um atuador novo e coloquei, quando fui instalar ele no carro, eu fiz o seguinte pra testar, deixei o atuador velho plugado no tbi, entao eu peguei o chicote do carro, liguei no atuador novo pra ver ele funcionando, pra minha surpresa o atuador voou a ponteira pra bem longe, minha dúvida, não posso fazer isso ??? ou o atuador estava já com problema ???

o meu carro oscila mais dps de quente, infelizmente.....

por exemplo quando meu carro ta ligado, na marcha lenta, eu vou la e tiroo o plug do atuador, eu tiro ele do fio, o carro permanece igual, parece que nem chega alimentaççao ( tem alguma maneira de eu testar o chicote ? ).. sera que eu comprei um atuador com problema ja ????

gente me socorre ai... pf...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Seu problema inicial era a ML oscilando?
Ela pode oscilar por várias razões:
TBI sujo
Entrada falsa de ar
Erro no sensor TPS
Eixo do atuador não se movimentando
Falha nos pulsos para o atuador
Falha nos bicos injetores (afogando ou de menos)
Medidas erradas nos eletrodos das velas
Aterramento
Excesso de óleo na admissão (via anti-chamas)
Pra cada coisa tem um teste, uma avaliação...apenas sair trocando componentes sai caro, nem sempre resolve e a análise fica confusa...

Ao conectar o atuador novo, deixando o velho instalado, vc não permitiu a ECU corrigir a mistura e quando ela tentou (empurrando o eixo), o eixo pulou...vc não poderia ter feito isso.

Também não deve desconectar o plug com o motor em funcionamento, pois a ECU perde a posição (passos) onde o atuador se encontrava... é comum ela ficar controlando o motor pelo atuador, gerando alguns passos pra trás e pra frente...

Bom, assumindo que tudo está certinho na lista das causas prováveis e só o atuador é o problema:
Confira se pulsos estão chegando ao conector quando apenas vc liga a chave (sem dar partida)...como? Com multiteste ou lâmpada de prova (caneta), cada par de fios é um movimento para o atuar expandindo ou retraindo o eixo.
Ao se trocar o atuador, deve-se proceder ao que se chama de aprendizado do componente, pois a ECU não conhece em que posição ele veio de fábrica... no seu modelo eu não sei... no meu basta elevar a RPM acima de 3.000 e desligar a chave...após isto ligar a chave e aguardar uns segundos para dar a partida...

Como o eixo de seu atuador novo pulou, mesmo que vc consiga encaixá-lo, ele provávelmente estará muito expandido e não caberá em sua posição normal do TBI...não o force, pois vai quebrar...
Remontá-lo requer algum conhecimento e um gerador de pulsos para retrair o eixo de forma a caber em sua sede no TBI.


programadorws14
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 15 2019f Maio 2019 07:52:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por programadorws14 »

Meu, obrigado!!!! Vou comprar outro atuador e vou fazer a aplicacao se resolver eu te aviso...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Mais dados...





Não compre outro... avalie o velho... grande chance dele estar bom...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não sei se o seu motor é o mesmo... mas veja um caso de entrada falsa de ar...o cara gastou em duas peças, quando o problema era apenas um aperto de parafuso...



programadorws14
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 15 2019f Maio 2019 07:52:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por programadorws14 »

Então o meu sensor TPS ele ta bem frouxo, consigo virar ele na mão....
será que pode ser isso ???


programadorws14
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 15 2019f Maio 2019 07:52:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por programadorws14 »

Sensor TPS não, meu sensor MAP...

Vlw


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pode... viu como o cara pressionou e o problema parou?
Nas costas do MAP, existe uma conexão à câmara da admissão, onde existe uma pressão negativa...e não pode haver passagem para fora (ar externo), caso haja, aí se encontra uma entrada de ar indesejada (falsa por não passar pela borboleta e nem ser controlada pelo motor de passo (atuador).
Se ao pressionar/apertar o problema parar, tá resolvido...caso contrário, ou ainda não vedou corretamente ou vc ainda tem problema em outro lugar...
Outro lugarzinho chato é na válvula de purga do cânister...que também não pode ter entrada falsa...


programadorws14
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 15 2019f Maio 2019 07:52:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por programadorws14 »

Cara, vou apernar o meu, como meu atuador zuou só fui la e troquei na loja, estava na garantia, falei q deu pau kk .

vou por ele hoje, apertar bem o sensor map vou dar um jeito de prender bem....
Qualquer coisa volto aqui....


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ao menos resseta a ECU antes... acho que ela entra no modo aprendizado do atuador, assim que o carro for ligado...liga a chave e aguarda uns 30seg antes de virar o motor.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”