Sonda lambda.

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jose.nogueira
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Mensagem por jose.nogueira »

Gostaria de saber se é preciso usar sonda lambda aquecida quando coletor de escapamento dimensionado. Nele ela fica mais distante do cabeçote.



Bange
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Mensagem por Bange »

Quanto mais rápido a sonda aquecer até sua temperatura de informação válida (+- 300°C), mais rápido a ECU vai dosar a quantidade de combustível correta...até lá, é usada uma tabela interna, que põe a mistura mais rica...consequentemente nesta fase o consumo é maior.

Considerando isto, a necessidade não é da distância e sim de por o motor mais rapidamente em regime normal, o que é bom.

Não conheço a eletrônica que faz esse aquecimento...se é pela ECU ou fora dela...se for pela ECU e a sua não tem esse procedimento, vc terá que ver como é feito, adaptar ou comprar também, além da sonda de 4 fios, a eletrônica que faz o aquecimento.



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jose.nogueira
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Mensagem por jose.nogueira »

Obrigado pela informação. O fato é que , por estar mais distante da saída do escape do cabeçote, achei viável usar a sonda com aquecimento. A ligação deste modelo(4 fios) não é complicada. Os dois fios brancos, são do aquecimento, um pós chave de 12v e um negativo. Os dois restantes são um negativo da carcaça da sonda e o outro vai para a centralina, de certa forma fáceis de descobrir com um multímetro. Só não pode ser usada a sonda planar. Essa queimaria por trabalhar com pulsos, ou coisa parecida.



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jose.nogueira
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Mensagem por jose.nogueira »

Esqueci de dizer que meu Corsa é um modelo 1997 mpfi.



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jose.nogueira
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Mensagem por jose.nogueira »

Outra pergunta. Posso usar o virabrequim do corsa 1.6 no bloco do motor 1.0? Vi no catalogo da Suloy que o pistão do motor fire 1.3 tem a mesma altura entre o centro do pino conector e a cabeça do pistão, e suas medidas são próximas no diâmetro de forma que não enfraqueceria o bloco, e resultaria em algo em torno de 1300cc usando o vira do corsa 1.6, por isso a pergunta.



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