Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

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Catanante
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Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Catanante » Quarta-feira 20 2017f Dezembro 2017 08:58:22 PM

Olá queridos amigos. Estou com uma grande dúvida... Já li muito a respeito mas encontrei muitas informações diferentes.

Tenho um Corsa Wind Super 99 motor MPFI 1.0.
O motor dele está com muita folga e rajando demais, e segundo meu mecânico a solução seria fazer o motor ou troca-lo. Para retíficar vou gastar muito.
Encontrei um motor em perfeito estado de um Celta 2010 1.0 VHC por um preço muito atrativo.

Minha dúvida: É possível fazer a troca? Que problemas posso ter e o que vai ser necessário que eu troque fora o motor? Agradeço desde já.



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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por SemControle » Quinta-feira 28 2017f Dezembro 2017 06:27:27 AM

pra ser um VHC de fato e ter o funcionamento correto, a central e chicote q são diferentes, tem sensores extras nesses VHC, precisa ser motor c tudo certo pra legalizar, fazer documentação, verificar o estado desse motor com preço tao bom, no final fica mais em conta retificar seu próprio motor....


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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Catanante » Quarta-feira 07 2018f Fevereiro 2018 10:46:01 AM

Vlw pelas dicas Sem Controle... Coloquei o motor no Corsinha... Minha intenção na verdade não era transformá-lo num VHC de fato. Meu motor estava batido então eu precisava mesmo era sair do prego. O carro está rodando bem com o novo motor mesmo com a central antiga. Como esperado o motor começou a pré-detonar devido alta taxa e a falta do sensor de detonação... Coloquei um gole de álcool no tanque e o problema sumiu. Agora é ir fazendo os ajustes aos poucos pro motor rodar 100%, talvez eu acabe trocando mesmo central e chicote. Mas enfim, o Carro está rodando. Quanto a documentação, já estou com tudo em mãos para legalizar do Detran...



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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por SemControle » Quinta-feira 08 2018f Fevereiro 2018 09:46:34 AM

pra gastar menos ai, vc pode aproveitar a taxa pra etanol q já tem no motor, passar a abastecer com etanol, mas precisa de uma partida a frio, e alguém q faça um chip especifico pro seu carro, esquece isso de chip pronto vendido de baciada.....o chipeiro fara um chip de acordo com o combustível, sua central e seu motor, pra uma queima mais eficiente possível se valendo de todos os aspectos...


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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Catanante » Terça-feira 13 2018f Março 2018 11:38:03 AM

Opa amigo, não tinha pensado nessa possibilidade... Vlw pela dica. Acha que isso pode resolver 100%, deixando o motor redondinho? Já estava vendo essa semana a possibilidade da troca de módulo e chicote, mas agora vou dar uma pesquisada nessa opção.




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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por SemControle » Quarta-feira 14 2018f Março 2018 09:21:39 AM

se pegar o motor VHC, aproveita quase tudo do seu carro já
e com o mapeamento, até o sensor de detonação (indispensável pra gasolina) perde necessidade na queima do álcool, então seu modulo atenderia perfeitamente
possibilidades existem muitas, vc precisa ver o q seu preparador te oferece e o q ele sabe de fato fazer nessa troca de motor.....só não vai prestar sua central original nesse motor queimando gasolina, mas o mapeamento contorna grande parte dos problemas, se partir pro mapeamento pra queimar álcool mais problemas ainda serão resolvidos....


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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Catanante » Quinta-feira 15 2018f Março 2018 10:34:37 PM

Mais uma vez obrigado pelas dicas. Uma última pergunta... Caso eu não queira rodar somente no álcool a solução volta a ser a troca da central?



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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por SemControle » Sexta-feira 16 2018f Março 2018 09:19:58 AM

com VHC é o ideal, o motor tem 12,6:1 de taxa, e uma central com avanço de ponto suave, seu carro por ter menos ponto tem muito mais avanço de ponto.....se vc juntar o VHC e sua central, pode andar muito, mas vai pre detonar e grande chance de dano fisico no motor....isso so pensando num dos maiores problemas, mas tem muito mais coisas por trás do mapeamento....


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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Salão Morais » Quarta-feira 28 2018f Março 2018 10:03:43 AM

Bom dia amigo!
gostaria de tira uma duvida, tenho um corsa classic file 2006 ar/ no dia 18/01/2018 troquei o virabrequim e as brozinas correia tendaria tessor cabo e velas limpeza de bigo, o virabrequim foi retificado, o mecanico mim iformou pra mim realiza a troca do oleo e do filtro nos proximos 1000km, e verdade ou mito? vou fazer uma viagem de 400km no final de semana, tenho que troca o oleo ou posso troca com 5000km normal?



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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por SemControle » Quarta-feira 28 2018f Março 2018 11:14:44 AM

não é mito, qnd se faz algo neste sentido, se pede uma troca bem abreviada q é para retirar cavacos e limalhas de metal q possam ter ficado no motor....


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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Bange » Quarta-feira 28 2018f Março 2018 11:15:51 AM

Olha, não é nem mito e nem verdade...Isto é um fato, pois qualquer peça colocada em um conjunto já rodado, vai demandar um período de uso em que ocorre uma adaptação micrométrica entre as partes com potencial atrito, podendo ocorrer um desgaste desigual das superfícies até uma boa acomodação.

Esta acomodação requer um uso moderado (sem grandes esforços), e um óleo mais limpo possível, pois há desprendimento de material (micro limalhas), que nem sempre são capturadas pelo filtro e a maneira de se fazer isto é trocar tanto o óleo quanto o filtro após 1000km rodados.

Estes 1000km é um número prático, pois na realidade o correto seria uma análise das partículas em suspensão no óleo a cada 500km...mas isto requer a retirada de todo o óleo, análise com instrumental adequado, que dependendo do resultado, pode indicar a substituição imediata ou uma nova análise nos próximos 500km...que oficina está estruturada para isso? ...nem as concessionárias...

Então adotou-se a prática da troca direta com 1000km e uma outra entre 2500 e 3000km (nem sempre recomendada por mecânicos)..daí em diante, trocas normais...

O óleo trocado ainda tem tempo de vida, basta ser filtrado ou magneticamente separado das partículas, restando-lhe o que falta para o fim de vida prática (depende do tipo de óleo - mineral, semi ou sintético)...mas isso não é prático e o mais comum é o descarte ou uso em outra aplicação menos severa.




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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Adrianno Sakamoto » Quarta-feira 28 2018f Março 2018 12:43:20 PM

Falando em TBI como o SemControle escreveu, precisa verificar os sensores estão ok após a montagem do cabeçote como o sensor de posição da borboleta.



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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Adrianno Sakamoto » Quarta-feira 28 2018f Março 2018 12:45:21 PM

Adrianno Sakamoto escreveu:Falando em TBI como o SemControle escreveu, precisa verificar os sensores estão ok após a montagem do cabeçote como o sensor de posição da borboleta.
Essa mensagem é de outro tópico. :) Desconsiderem.



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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Jocleidio » Quinta-feira 17 2019f Janeiro 2019 07:51:59 PM

SemControle Fiz esse mesmo serviço no meu Classic também, vou trocar o óleo com 1000km. Deixa eu te perguntar qual a especificação de óleo vc está usando no seu carro? o 20w50 mineral ou o 15w40 semi-sintético? o meu o mecânico disse que é para eu usar o 20w50 mineral pois meu carro está com 175,000 km. Alguém sabe dizer se posso está colocando o 15w40 semi-sintético?




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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Jocleidio » Quinta-feira 17 2019f Janeiro 2019 07:56:37 PM

SemControle Fiz esse mesmo serviço no meu Classic também, vou trocar o óleo com 1000km. Deixa eu te perguntar qual a especificação de óleo vc está usando no seu carro? o 20w50 mineral ou o 15w40 semi-sintético? o meu o mecânico disse que é para eu usar o 20w50 mineral pois meu carro está com 175,000 km. Alguém sabe dizer se posso está colocando o 15w40 semi-sintético?



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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por Bange » Quinta-feira 17 2019f Janeiro 2019 08:27:00 PM

Se as duas viscosidades constarem no manual do carro, use qualquer das duas...quanto ao API, use também a indicada ou superior...nunca inferior...
API SJ, SL, SN...
Ex.: se no manual recomendar o SL, pode usar o SL ou SN...nunca o SJ.
Uma vêz escolhida a viscosidade (20W50 ou 15W40, se possível), não mude mais...a maioria das pessoas ao ouvir um barulhinho, muda a viscosidade pensando que resolve...pode até resolver, mas o correto é resolver o barulhinho, trocando o(s) componente(es) e não a viscosidade.



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Re: Motor VHC 1.0 no Corsa Wind

Mensagem por SemControle » Sexta-feira 18 2019f Janeiro 2019 07:10:04 PM

nao tem isso de esta com 10 ou c 1000000 de kms....basta pensar.....
o oleo circula pelo motor todo ok, ah mas ta rodado, ja tem folga no conjunto movel, vou mandar graxa q ai nao vai queimar....mas e ai as galerias q nao tem atrito de peças nao gastaram, a graxa nao passa la.....
no modo bem grosso da coisa é isso....
se tem problema de queimar oleo se resolve com retifica e nao colocando viscosidade cada vez mais alta, senao logo chega ao extremo q falei de por graxa.....
do q vc tem disponivel eu iria nesse 15w40 semi sintetico q deve ter uma API melhor.....

pra passar o tempo viewtopic.php?f=66&t=17055

nao tenho mais carro, apenas 2 motos agora....em uma delas eu uso oleo de carro, um semi sintetico 10w30SN, a montadora indica um oleo deles 10w30SJ.....essa moto nao tem embreagem banhada a oleo e conta com refrigeracao liquida, nao depende apenas de ar e oleo pra refrigerar....


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