Medição da resistência nos sensores de temperatura

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Bange
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Re: Medição da resistência nos sensores de temperatura

Mensagem por Bange »

gtmski, os valores do sensor do ar estão com uma faixa muito grande...vc mediu ou pegou de algum lugar?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

no manual da injeção tem esses valores certinho
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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Olá Bange, peguei da apostila da injeção Rochester multec ems para is 1.0/1.6/1.8


lcscoelho
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Mensagem por lcscoelho »

Limpar o corpo de borboleta todo foi a primeira coisa que fiz. Tá todo limpo.

Sobre o funcionamento do motor de passo: Quando giro a chave com o motor desligado ele fica fazendo barulhos intermitentes como se tivesse fazendo regulagem. Funciona e para, funciona e para; isso aleatoriamente e enquanto tiver com a chave ligada. Dá pra sentir vibração nele quando ele faz esses barulhos. Medi as resistências e estão dentro do padrão.

É normal esse funcionamento? Falei com um mecânico amigo meu e ele disse que ao girar a chave o motor tem que fazer só um movimento de estender e recolher o pistão dele (ou o contrário), e depois ficar parado.

Minha hipótese é que ele pode estar com o funcionamento limitado, deixando entrar muito ar o tempo inteiro.


Bange
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Mensagem por Bange »

De fato o vai e vem do motor de passo deve ocorrer apenas se a central perder sua referência, ou seja, ela não sabe onde ele está posicionado...

Ligue o carro, acelere até uns 4000rpm, deixe acelerado e desligue o motor.
Ligue apenas a chave, aguarde 1 minuto ou até que o motor de passo pare de funcionar.

Pronto este é o procedimento para que ela grave a posição zero do motor de passo...a partir daí o motor não deverá ficar no vai e vem sempre que se vira a chave.

Fiz um teste agora...desconectei o motor de passo, liguei o motor...a rpm ficou +- em 1200, oscilando pouco...desliguei, reconectei o motor de passo, liguei o motor...a rpm foi pra 2500 estática. Acelerei até 4000rpm e desliguei a chave.

Liguei a chave e percebi o motor de passo atuar e depois parar...trisquei o motor e a RPM voltou a normalizar...

Desliguei e liguei várias vezes sem que o motor de passo fizesse nada entre ligar a chave e triscar o motor, com a rpm todas as vezes normal.

observação adicional:
Veja também se a sede do êmbolo do motor de passo (onde ele encosta e fecha completamente a passagem de ar para o by pass), não está deformada ou obstruída por alguma sujeira...assim como a ponta dele...problemas ali dificultam a normalidade da ML.


lcscoelho
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Mensagem por lcscoelho »

Testei isso hoje. Talvez tenha algum problema com o atuador mesmo. Desliguei ele e liguei o carro, a rotação ficou altíssima, desliguei o carro, liguei ele de volta, liguei o carro e a rotação ficou alta e com pequenas oscilações como sempre, fiz o procedimento (o meu não tem contagiro então fui no feeling) mas ao ligar a chave sem ligar o motor ele fica fazendo o barulho que eu falei, funciona e para de maneira totalmente aleatória e não parece achar uma posição nunca pq fiquei ouvindo por uns 2 minutos. Liguei o motor e ficou do mesmo jeito.

Eu vou zerar a injeção dele hoje só por desencargo de consciência. Se não resolver, vou partir pra troca e tentar achar um que eu possa colocar pra testar antes de comprar um novo.


lcscoelho
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Mensagem por lcscoelho »

Cheguei a uma solução um tanto peculiar kkkkkkkk

Tirei o atuador do lugar pra ver o que acontecia e vi que ele aparenta estar travado mesmo. Quando viro a chave ele começa o movimento de estender a haste (fechar a entrada de ar) por alguns milimetros e depois trava no lugar. Até ali o movimento é silencioso então eu acho que o barulho que eu escuto é o barulho do motor tentando empurrar a haste e alguma engrenagem escapando. A haste só vibra e não avança. Então era esse o problema: o motor não conseguia fechar a passagem de ar.

Olhando tudo eu tive a ideia de forçar a haste um pouco mais pra fora e, voilà, a rotação ficou normal (mas ainda oscilando um pouco). Mas também o carro não liga sem que eu pise no acelerador um pouco kkkkkkkkk

Essa semana eu compro um novo. Ele nesse momento tá fora da bateria pra zerar a injeção e mais tarde eu vejo como ele vai se comportar estando frio e com a injeção zerada. Espero que ao colocar um novo, tudo se resolva pq é osso ficar parado no sinal com o carro a mais de 2 mil RPM


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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Atuador é complicado.. pegue um de primeira linha, bosch ou marelli ou senão, delphi


Bange
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Mensagem por Bange »

Mas vc não disse lá atrás que colocou um sensor novo da borboleta e um atuador (motor de passo), também novo?

É possível que já tenha vindo com problema? Sim...mas também é possível que vc o tenha instalado com o eixo estendido além do normal...e quando apertou os parafusos, danificou a engrenagem, pois o eixo estaria além de seu limite de distância (distância do corpo para a sede do TBI).

Bom, o fato é que um atuador mecanicamente perfeito, não permite que seja alongado ou encolhido, forçando-se com a mão, sem quebrar (situação idêntica a dos vidros elétricos).

Mas também é um fato que a ECU não sabe em que posição ele está, sem fazer um dos dois procedimentos:

1 - Independente da posição que está, ela dá 160 passos estendendo o eixo (dessa forma ela assume que em algum dos passos o eixo parou - numa situação normal, foi na sede do TBI)...dá 160 passos recolhendo o eixo (dessa forma ela já sabe o curso total...dá agora um nr de passos que consta na sua programação (não sei quanto), digamos 140...e pára. Quando o motor for efetivamente ligado, ela analisa a RPM e ajusta o eixo para uma rotação de +- 900RPM.

2 - Independente da posição que está, ela dá 160 passos recolhendo o eixo...dá (digamos), 140 passos estendendo o eixo e assume o valor ZERO, como sendo 20 a mais do que ela deu, e pára. Quando o motor for ligado, ela analisa a RPM e ajusta a posição para +-900RPM.

Por que coloquei 140 passos? Porque quando ligamos o motor, normalmente ele se apresenta acelerado e em poucos segundos estabiliza...este valor de 140 é uma conjectura minha, pode ser qualquer valor acima do ZERO que ela calcula.

Obs.: Segundo um material da Webmotors, um dos procedimentos acima é utilizado quando o motor está a mais de 3500RPM, e a chave é desligada, ou seja, o programa entende que é para ignorar a informação gravada e procurar novamente.

Me ficaram duas dúvidas:
1 - Qual seria a razão pra ela não parar de tentar se ajustar, considerando que nessa fase de ajuste a ECU, não tem nenhuma informação adicional, seja de retorno dele ou de outro componente?

2 - Para um motor de passo novo, qual seria o procedimento para encolher o eixo de modo a não correr o risco de danificá-lo ao se instalar?

Lembro que a uns 2 anos eu busquei saber, aki no fórum, sobre o que ocorreria se eu o pusesse pra funcionar fora do TBI...pois sem saber se ele tem um limite próprio, o eixo poderia se soltar...as respostas não foram conclusivas...e eu só limpei com cuidado (não tentei nem forçar e nem rodar o eixo), portanto ATENÇÃO!

Como vc já informou que conseguiu estender o eixo com a mão, pra mim ele já está condenado, e sugiro que na troca vc compare o comprimento de seu velho com o novo...se o novo estiver mais estendido que o seu velho, é grande o risco de danificar ao instalar.

Se tudo certo, não deixe de executar o alto giro e desligar a chave ou ressetar a ECU, para que ocorra novamente o procedimento de busca de posição pela ECU...caso contrário vai continuar dando zica!


Bange
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Mensagem por Bange »

Atenção: para modelos com acelerador eletrônico, o procedimento de ajuste do motor de passo é diferente do que aqui foi descrito.


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