Fala galera!
Vou realizar eu mesmo a troca da junta da tampa de válvula do meu carro, já tem um tempo que passa um marejo de óleo e ta na hora de substituir, é aquele velho mal crônico dos GM, uma hora chega pra todo mundo...rs
Vou fazer a substituição de maneira correta, comprei até um torquímetro pra aplicar o torque correto nos parafusos, que de acordo com o manual de reparação GM consta 9 N.m de força, e tava querendo saber o ordenamento de aperto correto dos 8 parafusos, pois isso não tem neste manual de reparação. Pesquisei bastante e encontrei algumas informações diferentes sobre o aperto cruzado dos parafusos, a que eu mais acho que esteja correta seria esta, começando pelas extremidades cruzando e depois indo para o meio:
1 5 7 3
4 8 6 2
Alguém confirma se de fato é esta mesmo a correta?
E pra finalizar minha dúvida, depois que eu remover a tampa de válvula eu pretendo limpa-la bem antes da colocação da nova junta, para tirar o grosso to pensando em usar descarbonizante CAR80 e depois escovinha daqui e dali. Alguém sugere outro produto melhor pra remover a sujeira da tampa?
Obrigado!
Qual o ordenamento de aperto dos parafusos da tampa de válvula?
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Qual o ordenamento de aperto dos parafusos da tampa de válvula?
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Só para os interessados que necessitarem trocar esta junta da tampa de válvula, segue informação bem objetiva:
Realizei a troca, fiz este ordenamento de aperto dos parafusos (e também afrouxei em mesma ordem), limpa-se a face do bloco de modo a ficar 100% limpa e "brilhando" (eu limpei com um pano umedecido com CAR80 e esfregando, é trabalhoso mas essencial na vedação), limpe a tampa muito bem (eu borrifei CAR80, deixei por um tempo o produto agir e diluir a sujeira, depois esfreguei com uma escovinha, lavei com água e deixei secar completamente), certifique-se que a junta nova esta bem encaixada, e depois aperta-se os parafusos nesta ordem aplicando 9 N.m de força com o torquímetro, e pronto.
No meu caso até o presente momento não passa mais nada, sequinho! A mão-de-obra compensou.
OBS: Seguindo deste mondo, não precisa aplicar nenhum tipo de veda-junta (tipo Loctite por exemplo).
Espero ter ajudado quem mais necessite realizar esta troca.
Realizei a troca, fiz este ordenamento de aperto dos parafusos (e também afrouxei em mesma ordem), limpa-se a face do bloco de modo a ficar 100% limpa e "brilhando" (eu limpei com um pano umedecido com CAR80 e esfregando, é trabalhoso mas essencial na vedação), limpe a tampa muito bem (eu borrifei CAR80, deixei por um tempo o produto agir e diluir a sujeira, depois esfreguei com uma escovinha, lavei com água e deixei secar completamente), certifique-se que a junta nova esta bem encaixada, e depois aperta-se os parafusos nesta ordem aplicando 9 N.m de força com o torquímetro, e pronto.
No meu caso até o presente momento não passa mais nada, sequinho! A mão-de-obra compensou.
OBS: Seguindo deste mondo, não precisa aplicar nenhum tipo de veda-junta (tipo Loctite por exemplo).
Espero ter ajudado quem mais necessite realizar esta troca.
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Dicas bastante uteis!!
Mas será que essa ordem e a força de aperto dos parafusos são as mesmos para um motor de um Corsa B?!
Mas será que essa ordem e a força de aperto dos parafusos são as mesmos para um motor de um Corsa B?!
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Felipe Guillen escreveu:Dicas bastante uteis!!
Mas será que essa ordem e a força de aperto dos parafusos são as mesmos para um motor de um Corsa B?!
Felipe eu acredito que sim cara, até porque o a base é a construção do motor é a mesma por exemplo que do meu, que é VHC.
A ordem do aperto tem que ser cruzada, e pelo que eu pesquisei só podem ser em duas combinações cruzadas, e pra ter ser sincero acredito que ambas estejam corretas, a importância é que o aperto e o afrouxamento sejam cruzados para não causar empeno.
Esta que apliquei:
1 5 7 3
4 8 6 2
Ou esta:
1 5 8 4
3 7 6 2
E a força aplicada também creio que sejam os mesmos 9 N.m.
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cara eu vi um video no you tube de uma troca de tuchos do corsa 1.0
no video o cara aperta a tampa com os 8 torks da seguinte forma
8 1 4 5
7 3 2 6
ele começa com um x no sentro e faz as laterais ok
no video o cara aperta a tampa com os 8 torks da seguinte forma
8 1 4 5
7 3 2 6
ele começa com um x no sentro e faz as laterais ok
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Bem, pelo que eu pesquisei começava pelas pontas de forma cruzada e depois passava para o centro tb de forma cruzada, conforme as duas combinações que coloquei acima.ivaneller escreveu:cara eu vi um video no you tube de uma troca de tuchos do corsa 1.0
no video o cara aperta a tampa com os 8 torks da seguinte forma
8 1 4 5
7 3 2 6
ele começa com um x no sentro e faz as laterais ok
Na realidade já se completam pouco mais de 1 mês da troca da junta trocada, realizei a primeira ordem de aperto e o resultado é que esta sequinho! Não passa nada + de marejo de óleo! Acredito que valeu a pena o esforço em fazer de forma correta essa substituição, desde usar o ordenamento correto, a limpar totalmente a face do bloco onde a junta pega, descarbonizar e limpar totalmente a tampa de válvula e fechando com o torque correto no aperto dos parafusos utilizando-se o torquímetro.
Eu recomendo o esforço a quem queira fazer você mesmo, e uma coisa afirmo...poucas oficinas e mecânicos terão todos os cuidados e capricho que nós mesmos temos.
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Pessoal, independente da tampa (metálica ou plástica). e do tipo de junta (borracha, mista com cortiça e com ou sem anel anti esmagamento), não há muita ciência em sua substituição...
Qualquer ordem cruzada de aperto serve, pois além do peso de aperto não ser tão grande, ele é feito em cima de material macio (salvo as juntas com anel anti esmagamento), pois não há pressão no interior que justifique maiores apertos e um torquímetro neste caso é até desnecessário.
O que ocorre é que a qualidade da junta tem que ser boa, pois a região aquece bem (muito quando o motor esquenta além do normal, digamos 100°C), e este aquecimento endurece a junta... e a vedação fica comprometida.
Apertar em excesso, principalmente em juntas sem o anel anti esmagamento, tende a empenar a tampa, principalmente se ela for de plástico, o que mais adiante prejudica a vedação, acelerada pelo calor.
Lembrem-se, não há e nem deve haver pressão significativa na região dos tuchos, pois os tubos dos vapores (via anti chama), são conectados ao TBI, antes e depois da borboleta, não permitindo praticamente nenhuma pressão no interior do motor...salvo se houver algum entupimento...
Se a tampa, seja ela qual for, já tiver algum vício de aperto (empeno), ela deve ser trocada, pois não haverá junta que dure muito neste caso.
Veda juntas é desnecessário...o próprio elemento por si só já é suficiente...quanto ao aperto, em juntas sem o anel, após o encosto dê meia volta no parafuso...na maioria dos casos é o suficiente, mas se vazar (e não tiver nenhuma obstrução no anti chamas), dê mais 1/6 de volta...se persistir, ou a tampa está viciada (empenada), ou a junta não tem qualidade ou ainda é imprópria.
Para juntas com anel, encostou, dá 1/4 de volta e pronto...se vazar (e não houver empenamento na tampa ou entupimento no anti chamas), troque a junta por uma mais alta ou de outro fabricante...não insista no aperto, pois vai espanar a a rosca da gaiola e a troca será inevitável, ou rerosquear numa medida maior (nem sempre possível).
Qualquer ordem cruzada de aperto serve, pois além do peso de aperto não ser tão grande, ele é feito em cima de material macio (salvo as juntas com anel anti esmagamento), pois não há pressão no interior que justifique maiores apertos e um torquímetro neste caso é até desnecessário.
O que ocorre é que a qualidade da junta tem que ser boa, pois a região aquece bem (muito quando o motor esquenta além do normal, digamos 100°C), e este aquecimento endurece a junta... e a vedação fica comprometida.
Apertar em excesso, principalmente em juntas sem o anel anti esmagamento, tende a empenar a tampa, principalmente se ela for de plástico, o que mais adiante prejudica a vedação, acelerada pelo calor.
Lembrem-se, não há e nem deve haver pressão significativa na região dos tuchos, pois os tubos dos vapores (via anti chama), são conectados ao TBI, antes e depois da borboleta, não permitindo praticamente nenhuma pressão no interior do motor...salvo se houver algum entupimento...
Se a tampa, seja ela qual for, já tiver algum vício de aperto (empeno), ela deve ser trocada, pois não haverá junta que dure muito neste caso.
Veda juntas é desnecessário...o próprio elemento por si só já é suficiente...quanto ao aperto, em juntas sem o anel, após o encosto dê meia volta no parafuso...na maioria dos casos é o suficiente, mas se vazar (e não tiver nenhuma obstrução no anti chamas), dê mais 1/6 de volta...se persistir, ou a tampa está viciada (empenada), ou a junta não tem qualidade ou ainda é imprópria.
Para juntas com anel, encostou, dá 1/4 de volta e pronto...se vazar (e não houver empenamento na tampa ou entupimento no anti chamas), troque a junta por uma mais alta ou de outro fabricante...não insista no aperto, pois vai espanar a a rosca da gaiola e a troca será inevitável, ou rerosquear numa medida maior (nem sempre possível).
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Cara, belo esclarecimento!Bange escreveu:Pessoal, independente da tampa (metálica ou plástica). e do tipo de junta (borracha, mista com cortiça e com ou sem anel anti esmagamento), não há muita ciência em sua substituição...
Qualquer ordem cruzada de aperto serve, pois além do peso de aperto não ser tão grande, ele é feito em cima de material macio (salvo as juntas com anel anti esmagamento), pois não há pressão no interior que justifique maiores apertos e um torquímetro neste caso é até desnecessário.
O que ocorre é que a qualidade da junta tem que ser boa, pois a região aquece bem (muito quando o motor esquenta além do normal, digamos 100°C), e este aquecimento endurece a junta... e a vedação fica comprometida.
Apertar em excesso, principalmente em juntas sem o anel anti esmagamento, tende a empenar a tampa, principalmente se ela for de plástico, o que mais adiante prejudica a vedação, acelerada pelo calor.
Lembrem-se, não há e nem deve haver pressão significativa na região dos tuchos, pois os tubos dos vapores (via anti chama), são conectados ao TBI, antes e depois da borboleta, não permitindo praticamente nenhuma pressão no interior do motor...salvo se houver algum entupimento...
Se a tampa, seja ela qual for, já tiver algum vício de aperto (empeno), ela deve ser trocada, pois não haverá junta que dure muito neste caso.
Veda juntas é desnecessário...o próprio elemento por si só já é suficiente...quanto ao aperto, em juntas sem o anel, após o encosto dê meia volta no parafuso...na maioria dos casos é o suficiente, mas se vazar (e não tiver nenhuma obstrução no anti chamas), dê mais 1/6 de volta...se persistir, ou a tampa está viciada (empenada), ou a junta não tem qualidade ou ainda é imprópria.
Para juntas com anel, encostou, dá 1/4 de volta e pronto...se vazar (e não houver empenamento na tampa ou entupimento no anti chamas), troque a junta por uma mais alta ou de outro fabricante...não insista no aperto, pois vai espanar a a rosca da gaiola e a troca será inevitável, ou rerosquear numa medida maior (nem sempre possível).
Mas me surgiu uma dúvida... eu comprei uma junta da tampa de válvulas (que ainda não instalei) em uma distribuidora da GM em Santo André (Accioly), como eu sei que ela tem o anel anti esmagamento?
Pois preciso trocar essa junta mas não acho quem tenha torquímetro e não quero pagar alguém para fazer esta simples troca.
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O anel anti esmagamento é uma arruela alta (ou tubinho), que tem uma altura ligeiramente menor que a altura da junta...vai posto em cada um dos furos da junta ou já faz parte da própria tampa, cravado ou fixado nela, tanto faz...a sua função é não permitir o esmagamento da junta.
Em tampas que já tem o anel nela, deve-se observar se a junta comprada é mais alta que o anel em torno de 1,5 a 2mm...menos que isso, vai vazar...
Em tampas que já tem o anel nela, deve-se observar se a junta comprada é mais alta que o anel em torno de 1,5 a 2mm...menos que isso, vai vazar...
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Bela explicação Bange...Bange escreveu:Pessoal, independente da tampa (metálica ou plástica). e do tipo de junta (borracha, mista com cortiça e com ou sem anel anti esmagamento), não há muita ciência em sua substituição...
Qualquer ordem cruzada de aperto serve, pois além do peso de aperto não ser tão grande, ele é feito em cima de material macio (salvo as juntas com anel anti esmagamento), pois não há pressão no interior que justifique maiores apertos e um torquímetro neste caso é até desnecessário.
O que ocorre é que a qualidade da junta tem que ser boa, pois a região aquece bem (muito quando o motor esquenta além do normal, digamos 100°C), e este aquecimento endurece a junta... e a vedação fica comprometida.
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Entretanto creio que a utilização do torquímetro tenha de fato uma grande importância, até porque no manual de reparação do Corsa fornecido pela própria GM, existe a recomendação e a orientação de quanto aplicar de torque, no caso os 9 N.m informados. Se não tivesse vital importância acredito que não iria vir esta recomendação da GM.
Realmente é desnecessário a utilização de veda junta, Loctite e etc, isso pelo que eu pesquisei pode até ter efeito inverso e prejudicar a vedação. A qualidade da junta é fundamental também, eu utilizei original GM e recomendo o mesmo, ou então as da Sabó, que eu acho que fornece para a GM e se torna a "original".
Outro processo fundamental porém trabalhoso é limpar totalmente a face do bloco, onde a nova junta vai encostar, removendo os resíduos da junta anterior, isso pra mim foi o mais trabalhoso pela posição pouco cômoda de ficar ali limpando, e claro por fazer com cuidado para que não caísse nenhum resíduo para o interior. Eu utilizei um pano no qual umedecia com CAR80 e ia esfregando a face, e como gosto de fazer as coisas bem feitas deixei brilhando como espelho, 0 resíduo ou sujeira.
Eu realmente recomendo a quem queira e precise fazer a substituição da junta, realizar você mesmo seguindo estas recomendações, e não vai ter dor de cabeça alguma.
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