Carros 1.0, monocombustível e de baixa taxa de compressão não tem o benefício de melhores retomadas com relação a gas. comum. Mas podem ter outros benefícios.
Agora, grande parte dos carros flex irão ter este ganho de aproveitamento sim. Um carro flex basicamente é um motor a etanol (alta compressão) adaptado, os mapas controlam o tempo de injeção e avanço de ignição p/ trabalhar com qualquer proporção entre ambos combustíveis.
Mas a compressão é fixa, ele ainda é um motor que está mais p/ etanol do que p/ gasolina. Por isto os flex sempre tem suas especificações com maior torque e potência no etanol. Fossem os motores de compressão variável, e então teria como ter mais performance na gasolina, mas não são.
É aqui que a podium pode ajudar um pouco, pois um carro flex de quase 13 de compressão tem grandes chances de grilar a doidado na comum, e a maioria grila mesmo. Daí estará atrasando a injeção e perdendo potencia e torque. Já na podium a detonação não ocorrerá como na comum e o motor poderá usar melhor sua potência e torque. Portanto este tipo de carro ficará mais esperto p/ sair da inércia com a podium.
Um carro só a etanol tem taxa de compressão alta, mas não se cogita usar gasolina podium porque ele é a etanol apenas; Um carro só a gasolina tem taxa menor do que o só a etanol, frequentemente abaixo de 10, e não tem central pra monitorar e alterar tudo conforme o monitoramento dos sensores porque ele não precisa disto, ele é monocombustível, é engessado na gasosa mesmo. Com mais linhas mais longas é exatamente o que eu disse antes: "COM UMA TAXA DE 10:1 ACIMA, O CARRO FICARÁ UM POUCO MAIS ESPERTO". ...Fora isto, não. Um VHC a gasolina apenas já percebe alguma melhora.
Mas tem gente que tem flex mas não gosta de etanol por diversos pontos de vista com relação a sua hipotética nocividade... enfim....
P/ estas pessoas que gostam de usar gasolina no flex, além dos benefícios ao longo prazo trazidos ao motor por estar usando um combustível teoricamente de melhor qualidade, na maior parte das vezes a podium dará um aproveitamento um pouco melhor relativamente aquele dado pela comum.
SemControle escreveu:o seu apresenta variações pq tem toda uma central pra monitorar e alterar tudo conforme o monitoramento dos sensores....(se com tudo isso a mudança é mínima, q mudança vai ter onde não tem mudança, onde o mapa é engessado)Denrrou escreveu:Exatamente. Não existe realmente um GANHO, mas sim um aproveitamento sutilmente melhor do motor em termos de performance. As retomadas dão uma pequena melhorada deixando o carro um pouco mais esperto.
O meu é um econoflex que também é 12:1 e percebo o carro arrancando mais forte em comparação a comum quando uso a podium. Mas como disse antes, não dá milagre nenhum. É coisa pouca mesmo...
Se for por potência, não vale a pena pagar porque o custo benefício é ínfimo. Mas a longo prazo é uma gasolina mais saudável p/ o motor e pode trazer benefícios além da "potência" porque é mais limpa e, idealmente, menos batizada.
Fred Figueiredo escreveu:Meu Corsa C é só gasolina, sempre abastecido com aditivada desde 0 KM e nesse ano utilizei Podium de março há junho quando o governo autorizou o aumento do etanol pra 27%, depois o bolso começou a pesar (aqui no RJ média de R$ 4,60 L), depois voltei para a aditivada novamente (Só uso a Grid da BR).
Sinceramente, não senti nenhuma melhora tão significativa assim ao utilizar a Podium durante esse tempo, a minha impressão era que o carro "respondia" um pouco melhor ao pisar no acelerador, em retomadas e que havia ficado "levemente" mais econômico, agora não sei afirmar se isso foi placebo ou se de fato houve uma melhora nesses pontos.
A condição real é que a Podium favorece motores com maior taxa compressão devido a sua octanagem maior que as demais gasolinas, e isso em "teoria" favorece aos VHC que tem taxa de 12,6:1.
A realidade é que um carro sempre revisado, com sua devida manutenção em dia vai rodar bem com qualquer gasolina, claro que excluindo as "alcoolinas" ou "águalinas" batizadas, então eu procuro manter meu carro sempre revisado, abasteço sempre no mesmo posto (o mesmo BR a 5 anos) e sempre aditivada, acho que unindo esses 3 fatores já deixa a vida do carango saudável.
se vc ta andando e pre detonando, a central tira ponto, baixar 6° numa curva de avanço de ponto da diferença, ai coloca uma podium q não pre detona e a central avanca de volta isso pra testar e não tem pre detonação, vc tem de volta esses 6° de avanço, já muda, (isso qnd a gasolina não é akela bem ruim q tira mais ponto ainda) e não é apenas na curva de avanço q a central trabalha...isso é so um dos mais nítidos na questão de gasolina....