[DÚVIDA] - Qual o óleo do motor para Corsa sedan Maxx 05/05 a gasolina?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
RudySpanJr
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 11:20:55 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Qual o óleo do motor para Corsa sedan Maxx 05/05

Mensagem por RudySpanJr »

Boa tarde!
Estou com a seguinte dúvida.
Problema: Meu carro mantem sempre constante um barulho no motor de "tec...tec" em partidas a frio não importa a hora do dia. Após ligar o carro e esquentar um pouco o motor eu coloco na primeira e acelero, quando ele vai começar a andar parece que o motor perde força, mas logo se recopoem. Depois disso quando faço as trocas de marcha parece que fica batendo algo no motor quando esta acionando a embreagem, mas depois de andar um pouco para também. E o carro simplesmente para de fazer qualquer um desses barulhos.

Óleos que o carro já usou: ele esta com 83k kms original. Nas primeiras revisões foi utilizado o óleo 20w50 da chevrolet até uns 20k depois utilizaram um da mobil 10w40 até uns 65k km sendo que com 50k usaram o b12 uma vez e a partir dos 65k foi usado o 5w30 até uns 73k. Quando peguei o carro não tinha nenhum barulho e após trocar a primeira vez o óleo que começou. Coloquei o 20w50 e troquei com menos de 500 km de uso, após coloquei o 10w40 da lubrax sendo a última geração e com 80k coloquei o mesmo óleo lubrax, mas agora com o b12 para ver se diminuia o barulho.

Com as 3 trocas percebi que o 10w40 sem b12 faz menos barulho no motor e na próxima estou pensando em usar o 5w30.

Quem é entendido no assunto, se possível dar uma solução. Adoro o carro, mas não suporto barulho não importa onde seja.

Já falei com o mecânico e ele me falou que é normal esse barulho no motor, mas acho estranho que quando comprei não tinha nada, mas nada mesmo.

Agradeço desde já e qualquer coisa que faltar só falar que completo.

Obs.: Agora com o b12 junto o barulho demora mais para sumir que sem ele.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

RudySpanJr, bom, tem tópico específico sobre o óleo. http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... start=1590

De qualquer forma, o motor sai de fábrica com o 5w30, não tem porque alterar isso durante toda a vida útil do motor. Justamente o uso de óleos mais viscosos podem favorecer desgastes maiores em alguns pontos, já que o óleo tem mais dificuldade em preencher as folgas originais.

O B12 torna o óleo mais viscoso, é um aprimorador de viscosidade, se não me engano, confira na embalagem. O óleo mais grosso tem dificuldade em preencher as folgas do motor e aumenta o barulho.

Só a viscosidade o óleo não diz nada me termos de qualidade. Eu não entendi do seu relato se pode ser tucho ou não. De qualquer forma um óleo SN é bom, SM é ok, SL já é bem ultrapassado. Veja lá, o óleo pode ser 5w30 SL, 5w30 SM ou 5w30 SN.

Eu passaria pro 5w30 SN e partiria pra verificar outros itens, se tem borra, se tem pescador entupido, limparia o cárter, verificaria se tem pressão de óleo suficiente.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sobre o ele ficar fraco e e depois retomar a força é outra coisa, pode ser embreagem, velas ruins (troca a cada 30.000 km), filtro de combustível e/ou de ar entupidos (troca a cada 10.000 km), bomba de combustível já abrindo o bico... pode ser fuca de corrente dos cabos de vela ou ainda bobina. Só testando os componentes pra ver.
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Acho que a GM já passou a usar e recomendar o 5W30 a partir de 2005, da uma conferida ai no seu manual se essa especificação de óleo já não é recomendada.

Se no manual do meu carro fosse recomendado o 5W30 provavelmente seria a especificação de óleo que eu usaria, semi-sintético, mas a GM só passou a usar e recomendar esse óleo posteriormente, presumo eu que ela deve ter feito modificações em seus motores a partir de 2005 para receber esse óleo.

No manual do meu carro a GM recomenda os 15w40, 20w40, 15W50 e 20W50 SJ ou superior, e sempre foi utilizado desde as primeiras revisões 20w50 SJ ou SM mineral original GM/Ac Delco.

Confere ai no manual do seu carro as especificações recomendadas, tendo o 5W30 eu iria nele, e como o Awaked avaliou, partiria para analisar outros itens.

Óleo é só seguir o que ta especificado no manual sempre e respeitar os prazos, a montadora gasta milhões no projeto de um carro, paga-se salários altíssimos a seus engenheiros para chegar a conclusão das especificações recomendadas por ela.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fred Figueiredo, eu olhei, 2005 já consta 5w30 como o óleo de fábrica e cita além deste os outros como alternativas, essa informação dos alternativos que foi abolido mais tarde, viram que dava problema de certo.
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Awaked eu acredito que a GM deve ter de fato realizado alterações em sua gama motores a partir de 2005, para poder receber e recomendar o uso do 5W30.

Até tenho curiosidade pra saber exatamente, não acredito que seja por conta de prevenção de possíveis problemas, se fosse acho que ela não continuaria recomendando as outras 4 opções de maior viscosidade além de incluir o 5W30.

No manual do Celta VHC 2005 que eu tenho em PDF no pc e dessa forma, inclusive menciona que ele sai de fábrica com o 5W30. Mas nas frotas mais atuais ela já não recomenda mais essas 4 especificações.

Eu gosto do 5W30, acho uma excelente especificação de óleo, se a GM já recomendasse no manual para o ano do meu carro esse seria o "meu óleo", mas como ela não recomenda eu sou fiel a usar a especificação permitida e orientada por ela respeitando os prazos, até porque no histórico de manutenções do meu carro sempre foi o 20w50 e vai continuar sendo sempre.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
RudySpanJr
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 11:20:55 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RudySpanJr »

awaked escreveu:RudySpanJr, bom, tem tópico específico sobre o óleo. http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... start=1590

De qualquer forma, o motor sai de fábrica com o 5w30, não tem porque alterar isso durante toda a vida útil do motor. Justamente o uso de óleos mais viscosos podem favorecer desgastes maiores em alguns pontos, já que o óleo tem mais dificuldade em preencher as folgas originais.

O B12 torna o óleo mais viscoso, é um aprimorador de viscosidade, se não me engano, confira na embalagem. O óleo mais grosso tem dificuldade em preencher as folgas do motor e aumenta o barulho.

Só a viscosidade o óleo não diz nada me termos de qualidade. Eu não entendi do seu relato se pode ser tucho ou não. De qualquer forma um óleo SN é bom, SM é ok, SL já é bem ultrapassado. Veja lá, o óleo pode ser 5w30 SL, 5w30 SM ou 5w30 SN.

Eu passaria pro 5w30 SN e partiria pra verificar outros itens, se tem borra, se tem pescador entupido, limparia o cárter, verificaria se tem pressão de óleo suficiente.
Desculpe ter criado um tópico que já existia! Sobre o óleo vou começar a utilizar o 5W30 SN. Gostaria de saber se possui problema em ficar com o que estou atualmente até a próxima troca? E qual marca você me indica de óleo?
RudySpanJr
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 11:20:55 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RudySpanJr »

awaked escreveu:Sobre o ele ficar fraco e e depois retomar a força é outra coisa, pode ser embreagem, velas ruins (troca a cada 30.000 km), filtro de combustível e/ou de ar entupidos (troca a cada 10.000 km), bomba de combustível já abrindo o bico... pode ser fuca de corrente dos cabos de vela ou ainda bobina. Só testando os componentes pra ver.
Quando comprei o carro troquei as velas, filtro de combustível, filtro de ar. Sobre a bomba de combustível vou verificar com meu mecânico e a fuga de corrente também.
RudySpanJr
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 11:20:55 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RudySpanJr »

Fred Figueiredo escreveu:Awaked eu acredito que a GM deve ter de fato realizado alterações em sua gama motores a partir de 2005, para poder receber e recomendar o uso do 5W30.

Até tenho curiosidade pra saber exatamente, não acredito que seja por conta de prevenção de possíveis problemas, se fosse acho que ela não continuaria recomendando as outras 4 opções de maior viscosidade além de incluir o 5W30.

No manual do Celta VHC 2005 que eu tenho em PDF no pc e dessa forma, inclusive menciona que ele sai de fábrica com o 5W30. Mas nas frotas mais atuais ela já não recomenda mais essas 4 especificações.

Eu gosto do 5W30, acho uma excelente especificação de óleo, se a GM já recomendasse no manual para o ano do meu carro esse seria o "meu óleo", mas como ela não recomenda eu sou fiel a usar a especificação permitida e orientada por ela respeitando os prazos, até porque no histórico de manutenções do meu carro sempre foi o 20w50 e vai continuar sendo sempre.
Verifiquei aqui e é recomendado sim. Meu tio tem um de 2004 e usa o 15W40, não sabia que o motor foi alterado a partir de 2005. Vou alterar para o 5W30 as próximas vezes.

Obs.: Desculpe ter feito três postagens. Sou novo aqui e meio por fora do sistema. Um antigo fórum que eu participava quando você postava dois tópicos seguidos ele juntava os dois. Nas próximas eu arrumo.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

RudySpanJr, qualquer marca famosa... Lubrax, Mobil, Helix... se quer mais perto do original tem o Havoline.

Eu uso esse por ser mais barato na minha região e fácil de achar: https://www.texaco.com.br/negocios/lubr ... 5W-30.aspx

Procure um que seja fácil na sua região e que caiba no seu bolso. Tanto faz semi ou sintético.
Só lembre de trocar a cada 6 meses ou 5000 km. Mesmo que rode pouco tem que trocar a cada 6 meses, nosso combustível é um lixo e o óleo oxida mesmo parado, perde propriedade - muita gente acaba com problemas por causa disso.

E foi longe demais, kkk... o assunto devia estar no outro tópico.
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”