Boa tarde!
Estou com a seguinte dúvida.
Problema: Meu carro mantem sempre constante um barulho no motor de "tec...tec" em partidas a frio não importa a hora do dia. Após ligar o carro e esquentar um pouco o motor eu coloco na primeira e acelero, quando ele vai começar a andar parece que o motor perde força, mas logo se recopoem. Depois disso quando faço as trocas de marcha parece que fica batendo algo no motor quando esta acionando a embreagem, mas depois de andar um pouco para também. E o carro simplesmente para de fazer qualquer um desses barulhos.
Óleos que o carro já usou: ele esta com 83k kms original. Nas primeiras revisões foi utilizado o óleo 20w50 da chevrolet até uns 20k depois utilizaram um da mobil 10w40 até uns 65k km sendo que com 50k usaram o b12 uma vez e a partir dos 65k foi usado o 5w30 até uns 73k. Quando peguei o carro não tinha nenhum barulho e após trocar a primeira vez o óleo que começou. Coloquei o 20w50 e troquei com menos de 500 km de uso, após coloquei o 10w40 da lubrax sendo a última geração e com 80k coloquei o mesmo óleo lubrax, mas agora com o b12 para ver se diminuia o barulho.
Com as 3 trocas percebi que o 10w40 sem b12 faz menos barulho no motor e na próxima estou pensando em usar o 5w30.
Quem é entendido no assunto, se possível dar uma solução. Adoro o carro, mas não suporto barulho não importa onde seja.
Já falei com o mecânico e ele me falou que é normal esse barulho no motor, mas acho estranho que quando comprei não tinha nada, mas nada mesmo.
Agradeço desde já e qualquer coisa que faltar só falar que completo.
Obs.: Agora com o b12 junto o barulho demora mais para sumir que sem ele.
[DÚVIDA] - Qual o óleo do motor para Corsa sedan Maxx 05/05 a gasolina?
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RudySpanJr, bom, tem tópico específico sobre o óleo. http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... start=1590
De qualquer forma, o motor sai de fábrica com o 5w30, não tem porque alterar isso durante toda a vida útil do motor. Justamente o uso de óleos mais viscosos podem favorecer desgastes maiores em alguns pontos, já que o óleo tem mais dificuldade em preencher as folgas originais.
O B12 torna o óleo mais viscoso, é um aprimorador de viscosidade, se não me engano, confira na embalagem. O óleo mais grosso tem dificuldade em preencher as folgas do motor e aumenta o barulho.
Só a viscosidade o óleo não diz nada me termos de qualidade. Eu não entendi do seu relato se pode ser tucho ou não. De qualquer forma um óleo SN é bom, SM é ok, SL já é bem ultrapassado. Veja lá, o óleo pode ser 5w30 SL, 5w30 SM ou 5w30 SN.
Eu passaria pro 5w30 SN e partiria pra verificar outros itens, se tem borra, se tem pescador entupido, limparia o cárter, verificaria se tem pressão de óleo suficiente.
De qualquer forma, o motor sai de fábrica com o 5w30, não tem porque alterar isso durante toda a vida útil do motor. Justamente o uso de óleos mais viscosos podem favorecer desgastes maiores em alguns pontos, já que o óleo tem mais dificuldade em preencher as folgas originais.
O B12 torna o óleo mais viscoso, é um aprimorador de viscosidade, se não me engano, confira na embalagem. O óleo mais grosso tem dificuldade em preencher as folgas do motor e aumenta o barulho.
Só a viscosidade o óleo não diz nada me termos de qualidade. Eu não entendi do seu relato se pode ser tucho ou não. De qualquer forma um óleo SN é bom, SM é ok, SL já é bem ultrapassado. Veja lá, o óleo pode ser 5w30 SL, 5w30 SM ou 5w30 SN.
Eu passaria pro 5w30 SN e partiria pra verificar outros itens, se tem borra, se tem pescador entupido, limparia o cárter, verificaria se tem pressão de óleo suficiente.
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Sobre o ele ficar fraco e e depois retomar a força é outra coisa, pode ser embreagem, velas ruins (troca a cada 30.000 km), filtro de combustível e/ou de ar entupidos (troca a cada 10.000 km), bomba de combustível já abrindo o bico... pode ser fuca de corrente dos cabos de vela ou ainda bobina. Só testando os componentes pra ver.
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Acho que a GM já passou a usar e recomendar o 5W30 a partir de 2005, da uma conferida ai no seu manual se essa especificação de óleo já não é recomendada.
Se no manual do meu carro fosse recomendado o 5W30 provavelmente seria a especificação de óleo que eu usaria, semi-sintético, mas a GM só passou a usar e recomendar esse óleo posteriormente, presumo eu que ela deve ter feito modificações em seus motores a partir de 2005 para receber esse óleo.
No manual do meu carro a GM recomenda os 15w40, 20w40, 15W50 e 20W50 SJ ou superior, e sempre foi utilizado desde as primeiras revisões 20w50 SJ ou SM mineral original GM/Ac Delco.
Confere ai no manual do seu carro as especificações recomendadas, tendo o 5W30 eu iria nele, e como o Awaked avaliou, partiria para analisar outros itens.
Óleo é só seguir o que ta especificado no manual sempre e respeitar os prazos, a montadora gasta milhões no projeto de um carro, paga-se salários altíssimos a seus engenheiros para chegar a conclusão das especificações recomendadas por ela.
Se no manual do meu carro fosse recomendado o 5W30 provavelmente seria a especificação de óleo que eu usaria, semi-sintético, mas a GM só passou a usar e recomendar esse óleo posteriormente, presumo eu que ela deve ter feito modificações em seus motores a partir de 2005 para receber esse óleo.
No manual do meu carro a GM recomenda os 15w40, 20w40, 15W50 e 20W50 SJ ou superior, e sempre foi utilizado desde as primeiras revisões 20w50 SJ ou SM mineral original GM/Ac Delco.
Confere ai no manual do seu carro as especificações recomendadas, tendo o 5W30 eu iria nele, e como o Awaked avaliou, partiria para analisar outros itens.
Óleo é só seguir o que ta especificado no manual sempre e respeitar os prazos, a montadora gasta milhões no projeto de um carro, paga-se salários altíssimos a seus engenheiros para chegar a conclusão das especificações recomendadas por ela.
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http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
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Fred Figueiredo, eu olhei, 2005 já consta 5w30 como o óleo de fábrica e cita além deste os outros como alternativas, essa informação dos alternativos que foi abolido mais tarde, viram que dava problema de certo.
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Awaked eu acredito que a GM deve ter de fato realizado alterações em sua gama motores a partir de 2005, para poder receber e recomendar o uso do 5W30.
Até tenho curiosidade pra saber exatamente, não acredito que seja por conta de prevenção de possíveis problemas, se fosse acho que ela não continuaria recomendando as outras 4 opções de maior viscosidade além de incluir o 5W30.
No manual do Celta VHC 2005 que eu tenho em PDF no pc e dessa forma, inclusive menciona que ele sai de fábrica com o 5W30. Mas nas frotas mais atuais ela já não recomenda mais essas 4 especificações.
Eu gosto do 5W30, acho uma excelente especificação de óleo, se a GM já recomendasse no manual para o ano do meu carro esse seria o "meu óleo", mas como ela não recomenda eu sou fiel a usar a especificação permitida e orientada por ela respeitando os prazos, até porque no histórico de manutenções do meu carro sempre foi o 20w50 e vai continuar sendo sempre.
Até tenho curiosidade pra saber exatamente, não acredito que seja por conta de prevenção de possíveis problemas, se fosse acho que ela não continuaria recomendando as outras 4 opções de maior viscosidade além de incluir o 5W30.
No manual do Celta VHC 2005 que eu tenho em PDF no pc e dessa forma, inclusive menciona que ele sai de fábrica com o 5W30. Mas nas frotas mais atuais ela já não recomenda mais essas 4 especificações.
Eu gosto do 5W30, acho uma excelente especificação de óleo, se a GM já recomendasse no manual para o ano do meu carro esse seria o "meu óleo", mas como ela não recomenda eu sou fiel a usar a especificação permitida e orientada por ela respeitando os prazos, até porque no histórico de manutenções do meu carro sempre foi o 20w50 e vai continuar sendo sempre.
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Desculpe ter criado um tópico que já existia! Sobre o óleo vou começar a utilizar o 5W30 SN. Gostaria de saber se possui problema em ficar com o que estou atualmente até a próxima troca? E qual marca você me indica de óleo?awaked escreveu:RudySpanJr, bom, tem tópico específico sobre o óleo. http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... start=1590
De qualquer forma, o motor sai de fábrica com o 5w30, não tem porque alterar isso durante toda a vida útil do motor. Justamente o uso de óleos mais viscosos podem favorecer desgastes maiores em alguns pontos, já que o óleo tem mais dificuldade em preencher as folgas originais.
O B12 torna o óleo mais viscoso, é um aprimorador de viscosidade, se não me engano, confira na embalagem. O óleo mais grosso tem dificuldade em preencher as folgas do motor e aumenta o barulho.
Só a viscosidade o óleo não diz nada me termos de qualidade. Eu não entendi do seu relato se pode ser tucho ou não. De qualquer forma um óleo SN é bom, SM é ok, SL já é bem ultrapassado. Veja lá, o óleo pode ser 5w30 SL, 5w30 SM ou 5w30 SN.
Eu passaria pro 5w30 SN e partiria pra verificar outros itens, se tem borra, se tem pescador entupido, limparia o cárter, verificaria se tem pressão de óleo suficiente.
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Quando comprei o carro troquei as velas, filtro de combustível, filtro de ar. Sobre a bomba de combustível vou verificar com meu mecânico e a fuga de corrente também.awaked escreveu:Sobre o ele ficar fraco e e depois retomar a força é outra coisa, pode ser embreagem, velas ruins (troca a cada 30.000 km), filtro de combustível e/ou de ar entupidos (troca a cada 10.000 km), bomba de combustível já abrindo o bico... pode ser fuca de corrente dos cabos de vela ou ainda bobina. Só testando os componentes pra ver.
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Verifiquei aqui e é recomendado sim. Meu tio tem um de 2004 e usa o 15W40, não sabia que o motor foi alterado a partir de 2005. Vou alterar para o 5W30 as próximas vezes.Fred Figueiredo escreveu:Awaked eu acredito que a GM deve ter de fato realizado alterações em sua gama motores a partir de 2005, para poder receber e recomendar o uso do 5W30.
Até tenho curiosidade pra saber exatamente, não acredito que seja por conta de prevenção de possíveis problemas, se fosse acho que ela não continuaria recomendando as outras 4 opções de maior viscosidade além de incluir o 5W30.
No manual do Celta VHC 2005 que eu tenho em PDF no pc e dessa forma, inclusive menciona que ele sai de fábrica com o 5W30. Mas nas frotas mais atuais ela já não recomenda mais essas 4 especificações.
Eu gosto do 5W30, acho uma excelente especificação de óleo, se a GM já recomendasse no manual para o ano do meu carro esse seria o "meu óleo", mas como ela não recomenda eu sou fiel a usar a especificação permitida e orientada por ela respeitando os prazos, até porque no histórico de manutenções do meu carro sempre foi o 20w50 e vai continuar sendo sempre.
Obs.: Desculpe ter feito três postagens. Sou novo aqui e meio por fora do sistema. Um antigo fórum que eu participava quando você postava dois tópicos seguidos ele juntava os dois. Nas próximas eu arrumo.
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RudySpanJr, qualquer marca famosa... Lubrax, Mobil, Helix... se quer mais perto do original tem o Havoline.
Eu uso esse por ser mais barato na minha região e fácil de achar: https://www.texaco.com.br/negocios/lubr ... 5W-30.aspx
Procure um que seja fácil na sua região e que caiba no seu bolso. Tanto faz semi ou sintético.
Só lembre de trocar a cada 6 meses ou 5000 km. Mesmo que rode pouco tem que trocar a cada 6 meses, nosso combustível é um lixo e o óleo oxida mesmo parado, perde propriedade - muita gente acaba com problemas por causa disso.
E foi longe demais, kkk... o assunto devia estar no outro tópico.
Eu uso esse por ser mais barato na minha região e fácil de achar: https://www.texaco.com.br/negocios/lubr ... 5W-30.aspx
Procure um que seja fácil na sua região e que caiba no seu bolso. Tanto faz semi ou sintético.
Só lembre de trocar a cada 6 meses ou 5000 km. Mesmo que rode pouco tem que trocar a cada 6 meses, nosso combustível é um lixo e o óleo oxida mesmo parado, perde propriedade - muita gente acaba com problemas por causa disso.
E foi longe demais, kkk... o assunto devia estar no outro tópico.
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