[DÚVIDA] - Trocar TBI e Coletor de Admissão

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tsousagomes
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[DÚVIDA] - Trocar TBI e Coletor de Admissão

Mensagem por tsousagomes »

Boa Tarde!

Galera, to com uma duvida e preciso do apoio dos senhores para me ajudar.
Vamos la!

Tenho um Corsa Hatch 1.0 Flex 2008. Tava querendo trocar o TBI e Coletor de Admissão, e colocar do Corsa 1.4 (que é o mesmo do 1.8). Fazendo essa alteração haverá algum ganho de potencia?
Obrigado!
Thiago S. Gomes
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Nenhum. Neste caso, o volume de mistura admitida continua sendo 1 litro.

Não acredito que o TBI/coletor de admissão estrangule o motor. Afinal, as montadoras querem ter "o motor 1.0 mais potente da categoria". Neste pensamento, seria inadmissível uma peça que causasse perda de potência.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

o mesmo ganho q colocar a plaquinha la atrás de 1.6 8)
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

SemControle escreveu:o mesmo ganho q colocar a plaquinha la atrás de 1.6 8)
Concordo...
awaked
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Mensagem por awaked »

De fato, reforço o coro. Quem determina a quantidade de ar que entra é a capacidade volumétrica dos cilindros. Não tem mágica, ou turbina ou isso não muda. Por isso acho dinheiro no lizo filtro esportivo também. Ah, mas passa mais ar... e vai pra onde se o motor tem a mesma capacidade cúbica? Pode ser vantagem se o filtro antigo esteja saturado/entupido, aí qualquer coisa melhora.
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Mensagem por Farleytufao »

Então , seguindo esta lógica, motores com preparação aspirada sem alteração volumétrica na verdade não tem ganho nenhum de potência? Procede?
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

É diferente. O motor com preparação aspirada, vai continuar a aspirar a mesma quantidade de mistura, mas será melhor aproveitada dentro do motor.
Como o motor deve atender desde a vovó que vai comprar pão na padaria até o playboy que anda cortando giro o tempo todo, ele é construído para atender a todos os usuários e tem que ser econômico. Quando tem a preparação, muda-se toda configuração do motor. Por exemplo, se o torque máximo é de 9,0kgfm em 3000RPM no motor original, num preparado vai para uns 12kgfm a 5000RPM.

É fisicamente impossível um motor 1.0 aspirar mais de 1 litro de mistura.
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Mensagem por Farleytufao »

José Leal, isso eu entendi. O que perguntei foi em relação a aspiração. pois veja muitos que ja fizeram apenas aspiração básica para melhorar o fluxo da admissão do ar e com isso sim ganhar potência dentro da mesma litragem do motor sem remapear e nada.. Por isso perguntei.

Se for fazer uma analogia bem porca, seria o mesmo que você colocar a boca em um canudinho e tentar encher os pulmões bem rápido através dele e tentar fazer a mesma coisa com um tubo de PVC de 100mm. qual vai ser mais fácil?

Um abraço!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

SQN, tem toda questão de diâmetro e comprimento tmb, q contribuem em velocidade e fluidez do ar
fazer uma aspiração pra render alguma coisa realmente, não é simples nem tao pouco barata....
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Mensagem por Farleytufao »

SemControle, bom.. com iso eu posso concluir que tem sim uma forma de ganho somente com aspiração, mas como você disse, não é nem simples, nem barata!
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