[DÚVIDA] - barulho do comando de valvulas

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
filipesil
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sábado 23 2013f Novembro 2013 09:37:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - barulho do comando de valvulas

Mensagem por filipesil »

olá pessoal eu tenho um corsa wagon 1.6 8v 98 recentemente fiz o motor dele todo troquei tudo
retifiquei o bloco, vira , o cabeçote comprei um em uma retifica, bomba de oleo, tuchos e balancis,
mas desde q eu peguei o carro ele apresenta um problema:
é o seguinte, tem dias que de manha quando eu vou ligar o carro ele faz um barulho muito alto q vem do comando( não é barulho de tucho, tec tec), é como se tivesse raspando alguha coisa como se estivesse sem oleo (seco) o barulho dura cerca de 1 segundo e some e fica tudo norma, dai ñ acontece mais, isso ocorre geralmente a cada 2 dias,

então o q pode ser. sembrando q ñ é todo dia q ocorre???


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Se for "tec tec" é bem capaz que seja tucho mesmo. Não é normal fazer esse tipo de barulho.

Quando vc diz que comprou o cabeçote na retífica, foi só a estrutura dele ou comprou montado (comando, válvulas, tuchos...)? Se foi montado, pode ser que colocaram peças de segunda linha, daí não fica bom mesmo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


filipesil
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sábado 23 2013f Novembro 2013 09:37:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por filipesil »

então eu ja comprei montado já, os tuchos são novos, ñ é como batida de tuchos e bem rapido é um tsi tsi tsi bem rapido


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Hummm...

As vezes nem é no cabeçote. Pode ser que algum rolamento esteja com problemas de lubrificação.
Tive um Monza que, sem olhar para a luz no painel, sabia a hora que ele efetivamente começava a produzir energia. Dava para ouvir um zumbido, bem baixo, coisa que só o dono percebe mesmo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


filipesil
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sábado 23 2013f Novembro 2013 09:37:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por filipesil »

mas ñ acontece todo dia isso, ha e as vezes quando eu vou olhar o nivel de oleo parece estar a cima, e outras veses esta na medida certa ou seja o nivel fica variando


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Por acaso quando o nível está acima é que faz o barulho? Se for, tem uma válvula no cabeçote, que impede do óleo descer completamente. Essa válvula pode estar danificada.

Repare no canto inferior direito do cabeçote, ao lado do tucho. Ali que fica a válvula nos motores GM:

Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


filipesil
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sábado 23 2013f Novembro 2013 09:37:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por filipesil »

esses dias quando eu vi q estava acima ele bateu, mais essa valvula ñ ficava ali onde vai o filtro de ar ??


filipesil
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sábado 23 2013f Novembro 2013 09:37:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por filipesil »

filtro de oleo perdão


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Tem uma valvula na bomba de óleo, mas ela é interna à peça.

O que vc deve estar falando deve ser o interruptor da luz do óleo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Rogerio Trindade
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Segunda-feira 23 2009f Fevereiro 2009 03:35:33 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Rogerio Trindade »

Filipesil, meu carro aconteceu também. Corsa Wind 1,0 8V 1998.Não sou mecânico. O que relato foi dito pelos mecânicos que mexeram no carro.
Depois de rebentar a correia dentada (jeneiro/2014) foi retificado cabeçote e trocadas 2 válvulas por um mecânico desconhecido, pois estava na praia. Carro bom.
Fim de fevereiro/2014 começa a fazer barulho e meu mecânico diz que é tucho batendo: início de Março ele trocou comando (original) e balancins; trocou cárter que estava amassado; bomba de óleotava boa e os tuchos estavam carregando, não os trocou.
Julho mais ou menos começa a fazer de novo barulho de tuchos e meu mecânico diz que pode não estar subindo óleo nos tuchos e não gostei das observações que fez, como se não conhecesse o carro depois de tudo que fez. Troquei para um excelente mecânico, com ótimas referências que disse que talvez pudesse ser resolvido só com limpeza.
Novembro/2014: Limpeza e descarbonização, e nova troca de comando que já estava bem marcado; troca de tuchos, balancins e suas pastilhas, tampa de válvulas....ao sair da oficina deu a primeira vez o barulho seco de marteladas que vai sumindo em poucos segundos !!! Ele se espantou porque não tinha dado isso. Fiquei com o carro assim um tempo mas não se resolveu sozinho: as vezes não batia ou batia menos tempo ou mais fraco. Segundo o mecânico um tucho não estaria carregando, defeito de fabrica, mas também desconfiou que fosse bomba de combustível, pois se demorasse a dar ignição não batia, as vezes.
Janeiro/ 2015 Abriu todo motor, fez limpeza de bicos e troca de bomba de combustível. Trocou um tucho que não carregava e o carro pareceu bom, e me mostrou que o bloco tem uma baita folga nos pistões, tu consegue at´´e balançar eles, mas como me pediu mais 2000 para fazer só o bloco, arrisquei ficar assim, até ......
Abril/2015 Começa a aumentar barulho de comando cada vez mais. O que era uma máquina de costura silenciosa (dizem que é normal) passa agora a ser aquele de tuchos batendo fraco, mas vem aumentando.
Maio/2015 já aconteceram várias vezes 1 ou 2 marteladas somente ao ligar o carro.
Tenho trocado óleo (vou trocar na verdade) aos 3000 km. Usamos óleo fino desde novembro de 2014 (limpeza e 2ª troca de comando).
O que podem me dizer os especialistas? É óbvio que algo escapa da análise de meu mecânico. Po favor se alguém puder ajudar.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”