olá pessoal eu tenho um corsa wagon 1.6 8v 98 recentemente fiz o motor dele todo troquei tudo
retifiquei o bloco, vira , o cabeçote comprei um em uma retifica, bomba de oleo, tuchos e balancis,
mas desde q eu peguei o carro ele apresenta um problema:
é o seguinte, tem dias que de manha quando eu vou ligar o carro ele faz um barulho muito alto q vem do comando( não é barulho de tucho, tec tec), é como se tivesse raspando alguha coisa como se estivesse sem oleo (seco) o barulho dura cerca de 1 segundo e some e fica tudo norma, dai ñ acontece mais, isso ocorre geralmente a cada 2 dias,
então o q pode ser. sembrando q ñ é todo dia q ocorre???
[DÚVIDA] - barulho do comando de valvulas
- José Leal
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Se for "tec tec" é bem capaz que seja tucho mesmo. Não é normal fazer esse tipo de barulho.
Quando vc diz que comprou o cabeçote na retífica, foi só a estrutura dele ou comprou montado (comando, válvulas, tuchos...)? Se foi montado, pode ser que colocaram peças de segunda linha, daí não fica bom mesmo.
Quando vc diz que comprou o cabeçote na retífica, foi só a estrutura dele ou comprou montado (comando, válvulas, tuchos...)? Se foi montado, pode ser que colocaram peças de segunda linha, daí não fica bom mesmo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- José Leal
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Hummm...
As vezes nem é no cabeçote. Pode ser que algum rolamento esteja com problemas de lubrificação.
Tive um Monza que, sem olhar para a luz no painel, sabia a hora que ele efetivamente começava a produzir energia. Dava para ouvir um zumbido, bem baixo, coisa que só o dono percebe mesmo.
As vezes nem é no cabeçote. Pode ser que algum rolamento esteja com problemas de lubrificação.
Tive um Monza que, sem olhar para a luz no painel, sabia a hora que ele efetivamente começava a produzir energia. Dava para ouvir um zumbido, bem baixo, coisa que só o dono percebe mesmo.
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mas ñ acontece todo dia isso, ha e as vezes quando eu vou olhar o nivel de oleo parece estar a cima, e outras veses esta na medida certa ou seja o nivel fica variando
- José Leal
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Por acaso quando o nível está acima é que faz o barulho? Se for, tem uma válvula no cabeçote, que impede do óleo descer completamente. Essa válvula pode estar danificada.
Repare no canto inferior direito do cabeçote, ao lado do tucho. Ali que fica a válvula nos motores GM:
Repare no canto inferior direito do cabeçote, ao lado do tucho. Ali que fica a válvula nos motores GM:
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- José Leal
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Tem uma valvula na bomba de óleo, mas ela é interna à peça.
O que vc deve estar falando deve ser o interruptor da luz do óleo.
O que vc deve estar falando deve ser o interruptor da luz do óleo.
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Filipesil, meu carro aconteceu também. Corsa Wind 1,0 8V 1998.Não sou mecânico. O que relato foi dito pelos mecânicos que mexeram no carro.
Depois de rebentar a correia dentada (jeneiro/2014) foi retificado cabeçote e trocadas 2 válvulas por um mecânico desconhecido, pois estava na praia. Carro bom.
Fim de fevereiro/2014 começa a fazer barulho e meu mecânico diz que é tucho batendo: início de Março ele trocou comando (original) e balancins; trocou cárter que estava amassado; bomba de óleotava boa e os tuchos estavam carregando, não os trocou.
Julho mais ou menos começa a fazer de novo barulho de tuchos e meu mecânico diz que pode não estar subindo óleo nos tuchos e não gostei das observações que fez, como se não conhecesse o carro depois de tudo que fez. Troquei para um excelente mecânico, com ótimas referências que disse que talvez pudesse ser resolvido só com limpeza.
Novembro/2014: Limpeza e descarbonização, e nova troca de comando que já estava bem marcado; troca de tuchos, balancins e suas pastilhas, tampa de válvulas....ao sair da oficina deu a primeira vez o barulho seco de marteladas que vai sumindo em poucos segundos !!! Ele se espantou porque não tinha dado isso. Fiquei com o carro assim um tempo mas não se resolveu sozinho: as vezes não batia ou batia menos tempo ou mais fraco. Segundo o mecânico um tucho não estaria carregando, defeito de fabrica, mas também desconfiou que fosse bomba de combustível, pois se demorasse a dar ignição não batia, as vezes.
Janeiro/ 2015 Abriu todo motor, fez limpeza de bicos e troca de bomba de combustível. Trocou um tucho que não carregava e o carro pareceu bom, e me mostrou que o bloco tem uma baita folga nos pistões, tu consegue at´´e balançar eles, mas como me pediu mais 2000 para fazer só o bloco, arrisquei ficar assim, até ......
Abril/2015 Começa a aumentar barulho de comando cada vez mais. O que era uma máquina de costura silenciosa (dizem que é normal) passa agora a ser aquele de tuchos batendo fraco, mas vem aumentando.
Maio/2015 já aconteceram várias vezes 1 ou 2 marteladas somente ao ligar o carro.
Tenho trocado óleo (vou trocar na verdade) aos 3000 km. Usamos óleo fino desde novembro de 2014 (limpeza e 2ª troca de comando).
O que podem me dizer os especialistas? É óbvio que algo escapa da análise de meu mecânico. Po favor se alguém puder ajudar.
Depois de rebentar a correia dentada (jeneiro/2014) foi retificado cabeçote e trocadas 2 válvulas por um mecânico desconhecido, pois estava na praia. Carro bom.
Fim de fevereiro/2014 começa a fazer barulho e meu mecânico diz que é tucho batendo: início de Março ele trocou comando (original) e balancins; trocou cárter que estava amassado; bomba de óleotava boa e os tuchos estavam carregando, não os trocou.
Julho mais ou menos começa a fazer de novo barulho de tuchos e meu mecânico diz que pode não estar subindo óleo nos tuchos e não gostei das observações que fez, como se não conhecesse o carro depois de tudo que fez. Troquei para um excelente mecânico, com ótimas referências que disse que talvez pudesse ser resolvido só com limpeza.
Novembro/2014: Limpeza e descarbonização, e nova troca de comando que já estava bem marcado; troca de tuchos, balancins e suas pastilhas, tampa de válvulas....ao sair da oficina deu a primeira vez o barulho seco de marteladas que vai sumindo em poucos segundos !!! Ele se espantou porque não tinha dado isso. Fiquei com o carro assim um tempo mas não se resolveu sozinho: as vezes não batia ou batia menos tempo ou mais fraco. Segundo o mecânico um tucho não estaria carregando, defeito de fabrica, mas também desconfiou que fosse bomba de combustível, pois se demorasse a dar ignição não batia, as vezes.
Janeiro/ 2015 Abriu todo motor, fez limpeza de bicos e troca de bomba de combustível. Trocou um tucho que não carregava e o carro pareceu bom, e me mostrou que o bloco tem uma baita folga nos pistões, tu consegue at´´e balançar eles, mas como me pediu mais 2000 para fazer só o bloco, arrisquei ficar assim, até ......
Abril/2015 Começa a aumentar barulho de comando cada vez mais. O que era uma máquina de costura silenciosa (dizem que é normal) passa agora a ser aquele de tuchos batendo fraco, mas vem aumentando.
Maio/2015 já aconteceram várias vezes 1 ou 2 marteladas somente ao ligar o carro.
Tenho trocado óleo (vou trocar na verdade) aos 3000 km. Usamos óleo fino desde novembro de 2014 (limpeza e 2ª troca de comando).
O que podem me dizer os especialistas? É óbvio que algo escapa da análise de meu mecânico. Po favor se alguém puder ajudar.
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