[DÚVIDA] - Várias dúvidas

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ClaudioALG
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[DÚVIDA] - Várias dúvidas

Mensagem por ClaudioALG »

Bom dia pessoal, tenho uma Pick-up Corsa 2001 MPFI 1.6 Gasolina e estava pesquisando sobre os problemas que vou citar (foi assim que encontrei o fórum inclusive) só para ter uma noção mesmo, pois não tenho conhecimento algum sobre mecânica.

Os problemas são os seguintes:

Falha nas trocas de marcha ré, primeira, segunda e quinta > Quando o carro está frio as marchas trocam perfeitamente, mas depois de um tempo ligado (meia-hora, quarenta minutos) com o motor quente, elas começam a "travar" para entrar, você joga na primeira ou na quinta o câmbio vai para a terceira, joga na segunda o câmbio vai para quarta.

Problemas para dar partida > O carro só pega quando está em subidas, favorecendo o lado esquerdo, como se a gasolina obrigatoriamente tivesse que ficar do lado esquerdo do tanque de combustível e para o canto do mesmo.
Detalhe: Esse problema só ocorre quando há pouca gasolina no tanque, fora isso, ele pega normal.

Consumo altíssimo >
O carro está bebendo virado no Jiraya. Para se ter uma noção, coloquei R$70,00 de gasolina (em média 21 litros) e rodei 70km (3,3k/l) o carro já estava dando sinais de falha.

Cheiro de gasolina > O carro ligado, tanto parado quanto andando, solta um forte cheiro de gasolina.

Obrigado aos que responderem este tópico, recorri aos fóruns pois tenho minhas dúvidas e nem todos os mecânicos podem ser confiáveis. Preciso apenas ter uma "noção" do que pode ser o problema.


Luan Pivotto
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Mensagem por Luan Pivotto »

a primeira questao, pode ser o trambulador, ou anel sincronizador de marchas...

a segunda, a bomba de combustivel tende a ficar pra esquerda, com pouco combustivel isso é normal.

consumo alto e cheiro de gasolina, pode ser sonda lambda, canister, ou sensor map


aconselho passar um bom scanner pra sanar todas as duvidas de uma vez


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Carro ter que ficar inclinado para a esquerda para funcionar direito não é normal! A bomba tem que puxar o combustível até acabar, independente da posição do carro.

Sobre os problemas, vamos lá:
Sobre a troca de marchas, veja como está a regulagem do trambulador. Não sei se tem alguma relação, mas verifique tb o nível de óleo do câmbio. Pode ser que esteja fora do nível.

A dificuldade em pegar com pouca gasolina, vc terá que ver se a bomba de combustível está bem posicionada no tanque e se ele não está amassado.
A bomba é acoplada à escotilha de acesso, no caso da picape, deve ficar por baixo da caçamba. Ao retirar a escotilha, obviamente virá o conjunto todo. Veja se as molas que fazem com que a bomba fique no fundo do tanque não estão quebradas ou sem pressão (o nível de pressão é bem forte, cuidado ao retirar a escotilha). Verifique tb as mangueira que fazem a ligação da escotilha com a bomba, se não estão rasgadas ou dobradas.

Sobre o consumo, pode estar relacionado ao problema de puxar combustível. Mas veja tb como estão as velas, cabos, bobina, limpeza dos bicos. Pode ser que esteja vazando gasolina por algum engate rápido do sistema de combustível ou a gasolina está saindo sem queimar pelo escape, o que justifica a próxima questão.

O cheiro de gasolina certamente está relacionado ao consumo alto (e bota alto nisso!). Funcione o motor e verifique por baixo do carro se tem algum vazamento na linha de alta pressão do combustível. Provavelmente tem alguma mangueira vazando. Verifique tb no cofre do motor. Use o seu "cheirador" para descobrir onde está mais intenso o cheiro de combustível.

Qualquer dúvida, pergunte a vontade!
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ClaudioALG
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Mensagem por ClaudioALG »

Obrigado á todos que já responderam.

Outro detalhe que esqueci de mencionar, é que quando o carro está parado, ele treme muito.
Levei em alguns mecânicos e me disseram que o carro poderia estar "fora do ponto" ou que o motor está "rodando quadrado", não entendi muito bem esses dois termos.

Não sei se pode ser algo relativo aos problemas descritos acima mas, por via das dúvidas, estou postando também.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Fora do ponto, trata-se da correia dentada montada errada.

O motor tem uma sincronia de funcionamento. As válvulas abrem/fecham no tempo correto. Quando está fora do ponto, as válvulas trabalham fora de sincronia.
É relativamente comum (infelizmente) a engrenagem que vai no virabrequim e movimenta a correia dentada quebrar e deixar o motor fora de ponto. É fácil verificar, desde que o mecânico não seja preguiçoso.

Motor quadrado é com o funcionamento irregular.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Claudio,
Pela relação de problemas vc. não escuta seu carro a bastante tempo, aí os problemas se cumulam e como vc. pouco entende não adiantará muito lhe dar dicas.
O melhor a fazer é levar em um bom reparador, que poderá resolver todos os problemas ou por partes.
Priorize o motor, que deve ficar redondinho (no ponto e com consumo normal), sua observação do carro pegar mais fácil quando está inclinado, pode ser o tanque amassado ou a bomba deslocada por alguma razão...as marchas podem estar pulando por problemas de calço da caixa ou trambulador.
Sabemos que bons reparadores são difíceis...vai ter que garimpar!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

Uma teoria da tremedeira e ficando dificil o engate pode ser os coxins de cambio e motor, junto c a dilatacao, apesar q o engate pode estar mais ligado ao oleo do cambio....
Sobre o tanque, se prepare as verificacoes na pickup precisam baixar o tanque do carro, nao tem acesso a bomba sem baixar o tanque....

Uma boa revisao pode resolver metade dos problemas
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welitonmarcelino2008
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Mensagem por welitonmarcelino2008 »

Ola amigos sou novo aqui gostaria muito da ajudas de vcs vou trocar o motor do meu corsa 1.0 para um 1.6 gostaria de saber se o chicote do corsa 1.0 tem diferença com o do 1.6?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

Ate a central consegue ligar o motor, mesmo o mapa sendo diferente
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

O chicote pode ser usado, desde que o 1.0 seja MPFI e o 1.6 não seja 16V.

O motor vai funcionar, mas pode ser que não tenha o mesmo desempenho do original. É imperativa a troca dos bicos injetores pelos originais do motor 1.6.
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