[DÚVIDA] - O que pode ser um ruído próximo à correia?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
GPSilva
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 19 2015f Fevereiro 2015 10:06:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GPSilva »

Só espero que não seja grave rsrs

Valeu pela ajuda SemControle


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

GPSilva escreveu:José Leal, Valeu!
vc sabe oq pode causar isso? tensionar mto a correia pode acontecer?
Desgaste pelo próprio uso. Se tensionar demais, acaba forçando o tensionador e com o tempo acelerar o desgaste da peça. Então, de certa forma, tem ligação sim.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Pessoal, pegando um gancho aqui nesse tópico.

Ontem caiu um temporal por aqui.

Quando atravessei umas poças d'água, notei que as luzes dos faróis enfraqueceram e o limpador de pára brisas moveu-se um pouco mais lento. Parei no sinal, acelerei um pouco o motor e escutei a correia auxiliar derrapando por alguns segundos. Quando parou de derrapar, as luzes e o limpador voltaram ao normal. O AC estava ligado e a luz da bateria não acendeu em nenhum momento.
Dúvida: tem alguma proteção que vai por baixo da correia auxiliar, que impede o contato com a água? Fiz a revisão de 5 anos e não trocaram a correia auxiliar (o manual pede a troca nessa revisão). A correia muito usada pode colaborar para que ela derrape assim? Meu carro está com ~29800KM rodados, tem protetor do carter e as caixas de rodas estão com os pára barros completos e bem fixos.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


GPSilva
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 19 2015f Fevereiro 2015 10:06:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GPSilva »

Levei pra trocar a correia e o mecânico disse que o ruído provavelmente é a bomba d'agua, alguém já teve esse problema?


José Leal, já ouvi alguns mecânicos dizendo que essa correia roda mais de 200k km, mas é bom dar uma verificada.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Provavelmente? Tinha que dar certeza. Tem um estetoscópio com uma vareta na ponta, que serve para conferir com exatidão onde está o barulho.

Sobre a correia, verei o estado dela. No seco, ela nunca derrapou.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


GPSilva
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 19 2015f Fevereiro 2015 10:06:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GPSilva »

Na hora não estava fazendo o barulho, vou voltar lá quando tiver fazendo, aí já mando ver o que é com certeza.

Quanto fica a troca da bomba d'água?!


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Uns R$ 300,00 já com a MO.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Federici
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 02 2013f Setembro 2013 11:33:04 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Federici »

GPSilva escreveu:Amigos corseiros, queria saber se alguém sabe o que pode ser ou se alguém já passou por isso.

Ouço um ruído próximo à correia dentada, parece que algo está pegando... :?
Com o motor ainda frio o barulho é quase imperceptível, mas quando esquenta ele aumenta e pode-se ouvir de dentro do carro com o som desligado.

Peguei o carro essa semana, o antigo dono disse que trocou a correia a pouco tempo.

Alguém sabe o que pode ser?
Cara, as vezes pode ser mais simples do que se pensa.
Quando peguei meu corsa(1.0 8v MPFI também) fazia um barulho na correia dentada.

Como você falou que parece que é algo "pegando", lembrei na hora do meu caso.

Era a proteção interna de plástico da correia dentada(aquela capa que cobre a correia).
Ainda mais como você disse que o barulho aumenta quando o motor esquenta, pode ser por causa a dilatação térmica do plástico desgastado.

No meu caso, troquei a proteção interna e o barulho parou.
Veja se tem alguma marca da correia nessa capa.

Abraço.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A correia chamada auxiliar (poli V), envolve alternador, bomba d'água, AC, DH..depende dos opcionais que o carro tem...mas ela pode ser desabilitada para analisar um problema... basta usar uma chave de boca (acho que a 15), no parafuso do tensor, movendo no sentido horário...isto afrouxa a correia e ela pode ser retirada ou afastada para o funcionamento do motor e/ou girar manualmente o alternador, bomba d'água...com ela fora conclui-se se o problema é nela (ou onde ela atua) ou na correia sincronizadora (dentada), ou onde esta atua.

Em carros sem opcionais e que não tem o tensionador, o mesmo pode ser feito, mas afrouxando e movendo o alternador.

Zé, seu carro é novo...mas pode ser algum desgaste excessivo pelo uso constante do AC ou enfraquecimento do tensor...só vejo estas causas para a correia patinar quando molha...


GPSilva
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 19 2015f Fevereiro 2015 10:06:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GPSilva »

Federici, Dps que troquei a correia dentada não ouvi mais o ruído, acredito que a capa estava montada errada ou eu que estou distraído msm rsrs

Bange, caso eu volte a ouvir o ruido vou fazer isso pra tentar descobrir... ou vou levar no mecânico msm.


Agr tenho outra dúvida, qndo acelero mto o carro, sinto cheiro forte de gasolina e ele solta uma fumaça branca no escapamento, pouca coisa, mas isso me preocupa.
O que poderia ser?

Abs.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”