[DÚVIDA] - Gasolina com 27% de etanol na mistura, e agora?

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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Lendo o que o Fred disse, o motor VHC era para gostar de Pódium e ter a autonomia aumentada sensivelmente, já que tem lá seus 12,6 de taxa. Mas quando coloquei no meu carro, não notei nenhuma diferença no consumo.

Agora meu carro tá bebendo álcool já tem quase um ano. E vai continuar assim.
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Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Bem é como eu disse, a minha impressão é que de pouco mais de 2 meses pra k me parece ter havido uma leve melhora na autonomia, o ponteiro parece estar descendo mais lentamente que o habitual antes, quando abastecia só com aditivada.

E o fato de também parecer mais "espertinho" em retomadas pode ser uma falsa impressão, só passando um scanner ou uma medição mais precisa pra saber, mas de uma coisa eu tenho quase certeza sobre a Podium, acho que nos VHC ela não deixa haver perdas que a alcoolina comum e a aditivada devem deixar.

Não sei se alguém aqui acompanha alguns vídeos da High Torque no Youtube, mas eles tem usado a um tempo lá um tal de Perfect Clean da Koube, uma espécie de aditivo adicionado ao tanque com a função de limpeza e descarbonização na câmara, além de prometer elevar a octanagem da gasolina que esta no tanque....pesquisei e achei o vídeo até de outra oficina que utilizou num Corsa 1.4 mostrando o antes e depois....confesso que fiquei curioso em usar uma vez esse produto, não pela possível elevação da octanagem pois como estou usando a Podium, que já tem octanagem elevada creio que não haver efeitos, mas mesmo pelas propriedades de limpeza e descarbonização....
"Corseando e desfilando por ai"

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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

José Leal escreveu:
Agora meu carro tá bebendo álcool já tem quase um ano. E vai continuar assim.
No carro em que eu trabalho também só álcool a bastante tempo, ainda mais agora que o álcool está baixando, em alguns postos Shell aqui de SP já é possível encontrar o litro do álcool a R$ 1,69, e a gasolina no mínimo, R$ 2,89


Momm
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Mensagem por Momm »

Saudações Corseiros!!!
Aproveitando o assunto, qual a melhor gasolina e qual a verdadeira diferença entre elas:

Gasolina Comum, Gasolina Aditivada, Gasolina V-power, Gasolina Podium?
Meu carro é um 1.0 MPFI, modelo super 97. Dizem que para esse tipo de motor a Podium não faz diferença. Mas ouvi falar também que a aditivada, mesmo sendo Grid, V-Power não fará diferença. Me aconselharam a usar apenas Comum, e volta e meia colocar um pouco de Podium pra limpar(quando estiver próximo da reserva colocar uns 3 ou 4 litros de Podium). Mas no Site G1, dizem que pra cidade é recomendado usar aditivada(moro na serra, e a media de consumo sendo comum ou aditivada é 10 km por litro). Então faço a pergunta de um milhão:
Vale a pena usar Aditivada? ou uso comum e intercalo com podium? entre as aditivas, qual a melhor pro meu carro? Sabem o nível de octagenagem do motor?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

o problema esta em vc não saber ao certo o q procurar.....
ocatanagem esta no combustível não no motor......
todas as gasolinas são iguais, apenas a podium se diferencia.....
podium suporta maiores taxas com menor pre detonação
todas as outras são iguais, vai mudar conforme o q vc quer
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awaked
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Mensagem por awaked »

Aditivada é melhor do que comum por ter detergentes e dispersantes. Mantém tudo mais limpo, ou menos sujo. A gasolina em si é a mesma. Eu sempre usei só aditivada em outros carros ou no Corsa nas raras vezes que abasteço com gasolina, vale a pena manter tudo menos sujo, mas é complicado confiar nos postos, então pode usar gasolina comum e aditivar por conta, porém mais caro.

Se é pra usar Podium de vez em quando eu nem usaria. Ela também não limpa, é mais eficiente em manter limpo, mas limpar depois de sujo não limpa. Então, pra que?
Quer manter limpo usa sempre aditivada.


Momm
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Mensagem por Momm »

awaked escreveu:Aditivada é melhor do que comum por ter detergentes e dispersantes. Mantém tudo mais limpo, ou menos sujo. A gasolina em si é a mesma. Eu sempre usei só aditivada em outros carros ou no Corsa nas raras vezes que abasteço com gasolina, vale a pena manter tudo menos sujo, mas é complicado confiar nos postos, então pode usar gasolina comum e aditivar por conta, porém mais caro.

Se é pra usar Podium de vez em quando eu nem usaria. Ela também não limpa, é mais eficiente em manter limpo, mas limpar depois de sujo não limpa. Então, pra que?
Quer manter limpo usa sempre aditivada.
Compreendo Awaked, como vc mencionou esta difícil confiar nos postos, mas seu raciocínio é claro. O problema é que se tem muitas opiniões, e se perguntar aos técnicos todos enrolam e não chegam á uma conclusão definitiva e confiável. O que é muito estranho é a pequena diferença entre a gasolina comum e aditivada, chegando algumas vezes em apenas R$ 0,05/L. Com essa diferença te faz ficar na duvida, será que realmente vale a pena colocar a aditivada, pois se é tão boa porque apernas R$ 0,05 de diferença?! Quanto á octanagem, perguntei porque em uma de minhas pesquisas sobre o assunto, um especialista da Petrobras, recomenda saber qual o nível de octanagem informado pela fabricante do veiculo, e assim escolher qual combustível usar.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

mas motor não tem octanagem, eu já disse antes.....
no máximo o fabricante especifica qual o valor recomendado ao motor...e de q adianta se temos apenas 2 opções, gasolinas (comum, aditivada, batizada, enfeitiçada e qq ou nome c a mesma octanagem) ou então a podium
carros q pedem ou exigem podium são carros q vem de fora e não sofrem tropicalização, são carros feitos la fora pra boas gasolinas, e com injeção calibrada pra tal, ai o q temos aqui de mais próxima sera apenas podiium

sobre aditivadas, vc precisa continuar a pesquisar pra entender q não existe magica, nenhuma vai te dar cavalos a mais, tem q saber o q vc quer pra saber se tem algo q atenda.....entender o q é a aditivada pra saber o q ela faz ou causa.....
pessoal procura aditivada pq acha q vai andar mais, vai gastar menos, sem entender o q é, da nisso....
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Mensagem por Momm »

O problema é que tem muitos mitos por aí, inclusive que a aditivada dá mais potencia ao carro. Quanto na verdade tem apenas alguns aditivos para ajudar na limpeza. E que o maior problema está em alguns quererem lucrar em cima dos outros, como por exemplo alegar que a aditivada dá mais potencia ou que certa gasolina faz milagres. O que quis saber antes era, até aonde esses mitos são verdade, pois ninguém melhor do que usuários com experiências e um bom conhecimento de mecânica para esclarecer os assuntos, pois esses não tem o porque mentirem. E é através destes que buscamos conhecimento para não sermos enrolados. Pois eu li no site do G1, que a gasolina V-Power Nitro +(Shell) que além de conter aditivos ainda tem um produto que ajuda a proteger as peças moveis dentro do motor, diminuindo o atrito entre elas, gerando uma certa economia(pois o motor faz menos força) e ajudando a prevenir o desgaste precoce destas peças. E que Gasolina Podium, seria útil apenas em carros importados, ou com motores mais avançados(caso do Civic) ou para carros que costumam ficar muito tempo parado. E como a diferença de preço é pequena entre a gasolina comum e a aditivada gera uma certa desconfiança no quão é verdade a função "a mais" da aditivada, e se essa gasolina aditivada da Shell além de ajudar a limpar ou manter limpo ela protege o motor. E se tem um valor recomendado de octanagem pelo fabricante, ajuda a decidir entre as gasolinas, porem neste caso entre a podium e as gasolinas aditivada/comum.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

mas tudo isso so com um laboratório pra destrinchar o q realmente colocou no tanque.....
isso de motor durar mais pq tem menos atrito e tudo mais, isso é funcao do óleo, motor bem cuidado dura mais, independe se com álcool, se c a gasolina power ranger mega blaster...são os cuidados ao longo da vida q vao dar kms a mais ou a menos, mas hj em dia cuidando pelo menos de troca de óleo e não deixando faltar agua, se o motor durar menos de 200K km é pq foi muito judiado no uso...
so de pensar na proporção de gasolina e ar q vai pra dentro das camaras da pra ver q nem sendo óleo puro ia causar tanto beneficio assim como prometem...é coisa de 14 partes de ar pra uma parte de combustível se não to enganado....
num motor 1.0 cada cil seria 250mls, dividido em 15 partes são 16,666666 imagina isso de óleo, em outras 14 partes dessas de ar, e uma faísca pondo fogo, onde esse óleo ia lubrificar algo tao fantasticamente assim.....

no mais as injeções daki já são calibradas pro combustível q temos, com seu teor de álcool e tudo....
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