[DÚVIDA] - Ajuda 1.4 Efi

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Andmarcon
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[DÚVIDA] - Ajuda 1.4 Efi

Mensagem por Andmarcon »

Olá amigos do CC

Este é meu primeiro tópico aqui no fórum, a tempos que eu aguardava para postar aqui as fotos do meu primeiro Corsa... Já venho acompanhando o fórum a anos, pois também sou mais um apaixonado por este maravilhoso carrinho da GM.
Mas infelizmente meu primeiro post aqui é por um motivo triste... Bem, aqui vai a história...
Depois de muito tempo procurando, finalmente encontrei meu carro, um corsa GL 1.4 Efi 1996, completamente original.. Após observar o anúncio na internet, fui na mesma hora ver o carro e no outro dia acabei comprando.
A mecânica do carro estava excelente, eu viajava com o carro de Itajaí a Joinville cerca de 2 vezes por semana, sempre andei muito rápido com o carrinho (+ de 150) e até fiquei impressionado com a força e economia do motor (cerca de 11km/litro na mesma velocidade). Em dezembro, mandei o carro para um polimento, pronto para tirar fotos do carro para finalmente postar no clube, mas devido a chuva não pude lavar o carro. Numa bela noite, peguei o carro para ir ao cinema, fui e voltei sem problemas, mas na manhã seguinte, quando meu pai foi tirar o carro da garagem e o mesmo simplesmente não ligava... Como era de costume, fui verificar se o pai não tinha esquecido de apertar o botão do bloqueador, após várias tentativas acabei desligando o bloqueador e mesmo assim o carro não ligava... Meu sogro, que é mecânico eletricista disse que era a correia dentada, mas ele mora em Joinville e não tinha como ver o carro. Acabei por ir em uma mecânica e o responsável disse que era impossível ser a correia dentada, que o problema seria na bomba de combustível ou na elétrica e que cobraria 60 reais para um guincho buscar o carro. Afastei a tampa da correia para tirar a dúvida e a mesma estava no lugar. Após algumas semanas, meu sogro veio até a minha cidade ver o carro e constatou que a correia dentada havia perdido alguns dentes. Trocamos a dita cuja (que o vendedor disse que era nova #sqn) mas o carro não funcionou (entortou as válvulas). Após mais um mê$$$ mandei o carro numa outra mecânica. Lá foi feito o cabeçote, trocado todas as válvulas e os balancinhos que estavam quebrados (pode isso?). Sexta feira peguei o carro, testei o motor (estava perfeito novamente) e ao rodar por uns 30km na br, o carro começa a perder força progressivamente. Logo parei o carro, chamei o guincho e voltei para oficina. O carro ainda andava, mas fazia um barulho não uniforme e alto de alguma coisa batendo. Hoje passei na oficina para ver o que havia acontecido, afinal o serviço estaria na garantia. Então mecanico me informou que um fragmento do balancinho entrou em um duto do oléo, destruindo o motor (pode isso?2).

Bom o veredito é que o motor está condenado, e aparentemente sairá mais barato trocar o motor do que fazer o atual, que poderá não ficar bom.

Minha dúvida queridos amigos:
O motor pode quebrar a parte de baixo por isso? Ou o mecanico fez coisa errada ou deixou faltar oleo (a luz nao acendeu, mas na verdade nem sei se está funcionando).

Já que vou ter que trocar o motor, queria por um motor 1.8 ou 2.0, vi um do kadette, mas não sei se serve.. Procurei no fórum e na net, mas não fala nada sobre o motor 1.4 Efi.. Estou pensando em comprar o carro todo (kadett gsi) e queria saber se o ar e a direção também servem.

Obrigado a todos, fico no aguardo.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

A questão do fragmento destruir o motor é possível, pois o motor girou sem óleo. Mas se teve fragmento, foi erro do mecânico que não verificou tudo. Tente negociar com ele para arcar pelo menos metade do serviço.

Sobre a troca do motor, posso ser sincero? Não coloque o motor Família II (Kadett, Monza, Vectra, Astra...) no Corsa, ainda mais sendo EFI. Tem muita adaptação e os sensores não casam com a injeção do Corsa. Se seu carro tiver distribuidor, complica ainda mais. Caso não tenha distribuidor, vc pode colocar o motor 1.4 econoflex com o cabeçote roletado e monta com o coletor EFI mesmo. Só vai ter que trocar o bico injetor pelo do Monza 1.8 EFI gasolina e rodar com álcool.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Andmarcon
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Mensagem por Andmarcon »

José Leal, muito obrigado pela ajuda. Acabei pensando melhor e resolvi fazer o meu motor mesmo, pois a parte de cima já foi feita nova, e por mais que fosse mais barato trocar de motor, acabaria sendo uma dor de cabeça adaptar tudo como o amigo falou, fora o que seria gasto com documentação e na hora da venda. Pelo menos assim fico com o motor 0km novamente.


Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

é amigo! aconteceu algo parecido comigo a algum tempo atras, mas no meu caso foi o seguinte.

Quebrou o comando do valvulas no meio, parecia que tinha cerrado ele de tão perfeito que ficou a quebra. Mandeu conferir o cabeçote inteiro, conferi também a parte de baixo do carro, retirei o carter e foi identificado que o pescador de oleo estava quase entupido. Mandeu fazer a limpeza geral do motor, verificar se precisava de mais alguma coisa, e troquei TODAS as peças do cabeçote. menos o proprio cabeçote e a tampa.

Passou 2 meses o carro da problema denovo. eu voltando para casa ele fica fraco e apaga, não liga mais. Fui na mecânica e o cara disse que era problema na parte de baixo e que a garantia não cobria.

Com isso, o carro ficou quase 1 ano parado, ate que entrou uma grana para concertar. Mendei em outra mecanica e o diagnóstico foi o seguinte:

A sede da valvula de escape do cilindro 2 quebrou, com isso atravessou o cilindro, quebrou os aneis e saiu moendo tudo para baixo, ou seja retifica completa em cima e em baixo novamente.
Quando fui conferir as peças, as valvulas de escape não eram as novas, ou seja a mecânica anterior me roubou estas peças, ja as demais aparentavam ser novas mesmo. tive que refazer a retifica do cabeçote, e retificar o motor para 0.50. depois disso, o carro ficou muito mas muito bom! foi uma grana que gastei, até quis colocar um motor novo, mas na época as circunstâncias me impediram de pegar o motor que havia aparecido aqui mesmo. no fim das contas, concertei o original mesmo.


Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Seu carro é igual ao meu. A unica diferença e o ano (Meu 94/95), e provavelmente a cor.

Concordo com o José, no que diz respeito a responsabilidade do mecânico. Se houve quebra de alguma peça interna, todos os pedaços desta peça deveriam ter sido retirados, inclusive os menores. Se faltasse algum, seria o caso de verificar onde foi parar, nem que pra isso fosse preciso tirar o carter de óleo.

Trocar o motor desses carro não é tarefa tão fácil assim. A começar pela dificuldade em se encontrar outro 1.4 EFI igual. Os motores modernos são apenas parecidos. Até encaixam no lugar, mas vai precisar fazer muitas adaptações. Cabeçote e comando de valvulas completamente diferentes, além do coletor de admissão e injeção monoponto, isso pra não falar na parte de baixo. A única coisa que encaixa é o coletor de descarga e a tampa de valvulas. O restante, vai precisar adaptar.

Se o seu motor não for muito sacrificado, e nem ter sido muito mexido, se a retífica executar o serviço legal, não tem por que não ficar bom. Mas vai dar trabalho e vai ter que ter carinho pra montar tudo de novo...

Eu só não sei se ficaria com o mesmo mecânico pra arrumar isso...


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