Troca dos bicos injetores originais por maior vazão

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ÉvertonRG
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Troca dos bicos injetores originais por maior vazão

Mensagem por ÉvertonRG »

Olá galera estou querendo dar um up no motor da Wagon.

Gostaria de saber qual seria as consequências na troca dos bicos originais dela que tem vazão de 23,5 a 26,5 por outros de maior vazão tipo 26,5 a 30,5. lembrando que a impendãncia dos originais são de 12,0 a 14, ohms e os que estou querendo por é de 13,5 a 16,5 com mesma presão de trabalho da linha de combustivel 3,0 bar.

Gostaria de saber se com esta substituição consigo obter uma melhora na potencia do veículo.

Quanto ao consumo acredito que vá aumentar devido a maior vazão, mas não tenho certaza disso.
A marcha lenta pode ficar muito alta?

Alguem ja fez esse tipo de substituição por aqui? Procurei nos tópicos mas axei algo sobre troca por bicos de mesma vazão quase.

Desde já agradeço as respostas que virem.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Vai aumentar o consumo e pode até perder rendimento.

O motor precisa de uma mistura estequiométrica para ter toda potência disponível. Deixando entrar mais combustível, sem a devida adição de ar, vai desproporcionar essa estequiometria, indo de contra ao que vc pretende.
Sugestão? Não mexa nessa parte. Esse motor 1.6 16V é bem valente. Mas por ser 16V, tem torque máximo em rotações médias.
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awaked
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Mensagem por awaked »

Pra chegar no ponto de aumentar os bicos precisa alterar muita coisa, e mesmo assim nem sempre compensa. Há casos em que após preparação acabam optando por bico adicional, mas isso pra turbo.
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ÉvertonRG
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Mensagem por ÉvertonRG »

José leal... quanto a admissão de ar meu carro ja possui um filtro esportivo e a tubulação de entrada do ar esta melhorada o ar entra sem restriçoes.... por isso keria trocar os bicos... pq dai conseguria melhorar a estequiometria.

O bom seria se conseguisse os bicos para teste mas eh meio dificil conseguir essas coisas. vou dar uma pesquisada e ver se axo algo interessante... quem sabe...

Se conseguir algo pra teste posto aki os resultados....

E se alguem que tenha feito essa troca pode postar aki tbm pra ver se compensa ou não...

VLW...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Filtro esportivo e admissão "melhorada" não justifica a troca de bicos. O incremento na vazão de ar proporcionada pelo filtro de ar esportivo não é tão grande assim. A IE consegue corrigir a mistura. Ademais, se o motor puxa 1600ml de mistura por ciclo, vc pode fazer o que for que o motor continuará a puxar 1600ml de mistura.

Se colocar um turbo, aí sim a coisa muda. O turbocompressor empurra o ar para dentro do motor. Assim vai precisar de mais combustível para manter a mistura estequiométrica. Por isso que o motor turbo tem mais torque e potência.
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awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal escreveu:Ademais, se o motor puxa 1600ml de mistura por ciclo, vc pode fazer o que for que o motor continuará a puxar 1600ml de mistura.
Esse é o ponto que ninguém entende e não fazem questão de pensar. Se o motor é 1.6 - são 1600ml. Com filtro ou rodando até sem filtro algum é isso de ar que cabe naturalmente dentro do motor. O filtro original já supre isso com folga, mas... tem até papo de gente querendo aumentar o tamanho do corpo de borboleta pra fazer entrar "mais" ar.
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ÉvertonRG
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Mensagem por ÉvertonRG »

Comcordo com vcs quanto a capacidad volumétrica do motor.

O que acontece com o turbocompressor como o próprio nome diz "compressor". ele comprime o ar admitido fazendo com que as moléculas de oxigênio fiquem mais próximas umas das outras consequentemente conseguesse preencher o cilindro melhor do que uma admissão normal.

Daí a necessidade de uma quantidade maior de combustivel para manter a mistura correta.

O que estou querendo fazer é apenas obter um ganho de potência e torque melhorando essa mistura ar/combustivel, ja que todos nós sabemos que quanto maior a explosão/queima dentro do cilindro maior a potência obtida.

Não quero ganhar um haras de potência... :D :D Até por que não é o que eu quero por agora.

Só quero melhorar um pouco, pois sei da capacidade deste motor , que muitos falam mal, mas pra mim é melhor que muito motor por ai, basta cuidar.

e contiuemos nosso papo que ta bom... qualquer idéia é bem vinda...
awaked
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Mensagem por awaked »

Normalmente melhorando a admissão, desde que o filtro não pegue ar quente de dentro do cofre do motor, e melhorando a exaustão, pode-se então trabalhar a injeção pra um melhor aproveitamento, pra ter esses poucos cv's a mais. O custo x benefício não é dos melhores, mas é o jeito simples de conseguir algo de fato.
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ÉvertonRG
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Mensagem por ÉvertonRG »

Este é o ponto em que queria chegar. saber se o custo da troca dos bicos mais as outras coisas renderia uma potencia boa sem precisar mecher no motor em si...
Encontrei os bicos por 360,00 os 4, como ja tenho boa parte das modificações feitas acho que compensaria.

Agora estou ficando mais curioso... espero conseguir logo esses bicos para fazer uns testes...

Agora outra questão que keria propor aki.

Taxar o cabeçote pra abastecer somente com alcool, será que compensa?

Alguem ja fez essa conversão ou outra, mas que o motor seja original e não preparado??
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

ÉvertonRG escreveu:(...)O que estou querendo fazer é apenas obter um ganho de potência e torque melhorando essa mistura ar/combustivel, ja que todos nós sabemos que quanto maior a explosão/queima dentro do cilindro maior a potência obtida.(...)
Agora vc chegou no "ponto G" do problema.

Com tudo original, a mistura ar/combustível é estequiométrica. Ao colocar os bicões, vai ter mais ar que combustível, desbalanceando a mistura e por consequência diminuição da potência.
É o mesmo caso da sonda lambda travada em mistura pobre. A IE vai enriquecendo a mistura até o limite do mapa (e não é pouca coisa - tanto é que carros que faziam 10km/l passam a fazer 7km/l). E sai pelo escape aquele cheiro ruim de ovo podre. Ali tá saindo gasolina "crua", pois não teve ar suficiente para queimar todo combustível.
É o mesmo caso daqueles chips que são instalados no sensor IAT. Ele indica que o ar admitido está frio, daí a IE passa a injetar mais combustível. Só que a sonda detecta a mistura rica e manda a IE diminuir o tempo de injeção. A IE fica pirada com um sensor mandando injetar mais combustível e outro mandando tira combustível e acende a luz no painel.

Eu entendo seu raciocínio de que mais combustível = aumento de potência. Mas, como vc sabe, para ter combustão, tem que ter oxigênio. Com aumento de combustível, tem que ter aumento na quantidade de ar, senão não há a queima completa.
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