[DÚVIDA] Seguro Auto tem cobertura de rodas aro 17?

Destinado a dúvidas sobre seguros e suas restrições e abrangências, sinistros, etc. E também dúvidas sobre compra, transferência e impostos, como IPVA, Seguro Obrigatório, etc.
Responder
Avatar do usuário
Ferpa
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 04:33:32 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] Seguro Auto tem cobertura de rodas aro 17?

Mensagem por Ferpa »

Boa tarde,

Gostaria de saber se caso eu tenha problemas na suspensao, (após acidente ou buraco) e entorte o eixo ou estrague a suspensão, estando usando rodas aro 17 no corsa (original aro 14), o seguro cobrirá ou não as rodas ou eixo e suspensão?

Obrigado.
Avatar do usuário
skrothu
:: Champ ::
Mensagens: 480
Registrado em: Domingo 28 2007f Janeiro 2007 11:42:10 PM
Localização: Fernandópolis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por skrothu »

Ferpa escreveu:Boa tarde,

Gostaria de saber se caso eu tenha problemas na suspensao, (após acidente ou buraco) e entorte o eixo ou estrague a suspensão, estando usando rodas aro 17 no corsa (original aro 14), o seguro cobrirá ou não as rodas ou eixo e suspensão?

Obrigado.
acho que depende do seguro... tem de verificar no seu contrato ou falar com a seguradora...

no meu caso, só cobre a roda original... o que for instalado a mais no carro é tratado como acessório e o seguro não cobre acessórios...

acionar o seguro pq entortou roda, suspensão, ou algo pequeno, as vezes nem compensa pq vc vai ter de pagar a franquia, e as vezes fica mais cara que o conserto...

eu bati num buraco e entortei uma roda, 17... mandei desentortar, ficou R$50,00... pra mim acionar o seguro, se não to enganado, a minha franquia é 1200,00...

mas como eu disse, é relativo ao seguro que vc fez, então tem de verificar com a seguradora...
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

Se a original é 14' você pode usar no máximo 16' com a devida compensação no perfil do pneu, qualquer outra medida pode implicar no fato da seguradora recusar o pagamento.
Abraços.
mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Ulisses® escreveu:Se a original é 14' você pode usar no máximo 16' com a devida compensação no perfil do pneu, qualquer outra medida pode implicar no fato da seguradora recusar o pagamento.
Abraços.
Exato, só pode alterar duas polegadas em relação ao tamanho dos aros perante a lei.

Sendo assim, a seguradora não deve cobrir o prejuízo, simplesmente pelo fato de estar com o veículo ilegal ao que diz a lei.
NEW!! Aqui
Imagem
rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

16 e depois de feita a devida vistoria caso contrario o seguro vai repor a roda original do carro.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

mauricio s.s.oliveira escreveu:
Ulisses® escreveu:Se a original é 14' você pode usar no máximo 16' com a devida compensação no perfil do pneu, qualquer outra medida pode implicar no fato da seguradora recusar o pagamento.
Abraços.
Exato, só pode alterar duas polegadas em relação ao tamanho dos aros perante a lei.

Sendo assim, a seguradora não deve cobrir o prejuízo, simplesmente pelo fato de estar com o veículo ilegal ao que diz a lei.
Não é exatamente certo o lance de não poder alterar mais do que 2 polegadas. O real motivo é o raio total, roda + pneu. Pode usar roda 15 com pneu alto demais que vão alegar estar fora do raio original.

O conjunto roda+pneu original tem um diâmetro. Isso deve ser preservado.
Se usar roda 15, reduz perfil do pneu. Roda 16, reduz mais ainda... e assim por diante.
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

awaked escreveu: O conjunto roda+pneu original tem um diâmetro. Isso deve ser preservado.
Se usar roda 15, reduz perfil do pneu. Roda 16, reduz mais ainda... e assim por diante.
+1
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

Clovisbn SE/SP escreveu:
awaked escreveu: O conjunto roda+pneu original tem um diâmetro. Isso deve ser preservado.
Se usar roda 15, reduz perfil do pneu. Roda 16, reduz mais ainda... e assim por diante.
+1
Perfeitamente amigos!

A Resolução 292/2008 do CONTRAN é omissa quanto às polegadas que se pode aumentar ou diminuir neste tipo de alteração de característica.

Em seu artigo 8º, I, só fala da proibição da utilização de rodas e pneus que ultrapassem os limites externos do para-lamas do veículo (referindo-se à tala/offset).

Ja no segundo inciso fala especificamente do aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda, que é o nosso assunto.

Partindo dessa premissa foi que postei a assertiva acima com base na seguinte compensação:

Roda 13' pneu perfil 70 = Roda 14' pneu perfil 60
Roda 14' pneu perfil 60 = Roda 15' pneu perfil 50
Roda 15' pneu perfil 50 = Roda 16' pneu perfil 40
Roda 16' pneu perfil 40 = Roda 17' pneu perfil 30

É possivel considerar tambem os perfis 65, 55, 45 e 35. Inobstante, pneus com diâmetro maior e perfil mais baixos não são encontrados com talas "mais finas", por assim dizer, sendo assim, para que a compensação tenha os efeitos que a Lei busca, acaba ficando mesmo limitada a 2 polegadas, pois dificilmente seria possível encontrar um pneu de 17' de diâmetro com perfil 30 ou 35 com tala 195 ou 205, e mesmo que encontre, tudo que for maior que isso vai esbarrar no primeiro inciso do artigo, que proibe que as rodas/pneus ultrapassem os limites externos do para-lamas.

Sendo assim, considerando o que o nosso amigo awaked disse, realmente deve-se preservar o diâmetro na hora de promover alterações desta natureza, e corroborando o que eu disse no meu primeiro post, dificilmente será possível respeitar este diâmetro aumentando mais que duas polegadas no tamanho da roda.

Abraços a todos!
mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Exato...
NEW!! Aqui
Imagem
rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

Uma verdadeira aula hein Ulisses®.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Impostos e Seguros”