Placas refletivas serão obrigatórias nos veículos em 2012

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.
Responder
Ronaldo [SCCP]
:: Classic ::
Mensagens: 1382
Registrado em: Quinta-feira 30 2008f Outubro 2008 02:05:52 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Placas refletivas serão obrigatórias nos veículos em 2012

Mensagem por Ronaldo [SCCP] »

Resolução publicada nesta quarta-feira pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) torna obrigatório o uso de placas e tarjetas refletivas nos veículos emplacados a partir de 1º de janeiro de 2012.

A medida publicada no "Diário Oficial da União" altera resolução anterior, que permitia aos proprietários escolher o tipo de placa que quisessem.

"A película refletiva deverá cobrir integralmente a superfície da placa sendo flexível com adesivo sensível à pressão, conformável para suportar elongação necessária no processo produtivo de placas estampadas", afirma o novo texto.

As películas aplicadas neste tipo de placas refletem a luz que chega até elas, facilitando a identificação dos veículos à noite e em condição de pouca luminosidade, como em tempestades. Além disso, as placas também ajudam na identificação da distância dos veículos em ruas e estradas.



Imagem
O advogado Gilberto Martins, que escolheu a placa refletiva para usar em seu veículo em 2007


A nova resolução estabelece também que as placas antigas deverão ser adequadas se ocorrer mudança de município. As demais normas sobre as placas de veículos, estabelecidas em 2007, continuam em vigor.
Outra mudança da resolução é o aumento das placas de motocicletas, triciclos e motonetas.

De acordo com as novas regras, o tamanho passa dos atuais 136 x 187 mm para 170 x 200 mm. Com isso, o tamanho das letras e números vai aumentar 26%.
Imagem

▀▄▀▄ [Ex] Chevrolet Corsa Sedan Premium 08 ✔
http://migre.me/faXHe

▀▄▀▄ Volkswagen Polo Sportline 06 ✔
http://www.vwpoloclub.com.br
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mais uma papagaiada pra tirar $$ do povo, ninguem falou o qnt isso vai custar a mais
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
sooroke
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Quinta-feira 17 2011f Novembro 2011 12:48:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sooroke »

BOM EU FUI VISTORIAR MEU CARRO E O DETRAN ME DISSE QUE NAO, A PLACA REFLETIVA OBRIGATORIA PRA 2012 SÃO SÓ PARA CARROS 0 KM E QUEM VAI MUDAR DE MUNICIPIO APENAS. BOM FOI O QUE O DETRAN ME DISSE, E ASSIM FAREI.

BINHO RJ
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

sooroke escreveu:BOM EU FUI VISTORIAR MEU CARRO E O DETRAN ME DISSE QUE NAO, A PLACA REFLETIVA OBRIGATORIA PRA 2012 SÃO SÓ PARA CARROS 0 KM E QUEM VAI MUDAR DE MUNICIPIO APENAS. BOM FOI O QUE O DETRAN ME DISSE, E ASSIM FAREI.

BINHO RJ
Ué, é exatamente isso que a matéria acima fala. Não entendi.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao é pra ninguem sair correndo e trocar.....
apenas no caso dos 0 q sera obrigatoria....e essas trocas de municipio, ao inves da troca apenas da plaqueta de municipio, vao trocar tudo.....

portanto quem tem seu carrim com sua plaquinha normal, nao se preocupe.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Isso já acontece hoje.

Ao menos aqui em GRU já acontece a alguns meses.

Eu particularmente gosto muito dessa placa refletiva, só não coloquei "ainda" porque tenho outras prioridades a cumprir com o cronograma de manuteções do Moleque.

Mas de Corsa eu chego lá.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Eu particularmente num curto essas placas, mas......
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Eis que o Contran adiou um pouco o início da medida:


Contran adia exigência de placas refletivas para veículos para abril

Medida deveria entrar em vigor em janeiro; placas de motos também terão de ser maiores

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou o prazo para a vigência da resolução que passa a exigir de veículos novos placas e tarjetas com películas refletivas, para torná-la mais visível à noite. A deliberação foi publicada nesta quinta-feira, 29, no Diário Oficial da União.

A determinação, que passaria a vigorar a partir de 1º de janeiro, foi adiada para 1º de abril. Atualmente, essas películas são facultativas para os veículos e obrigatórias para motos.

Também foi adiada para o mesmo período a exigência do aumento da placa das motos novas ou das que forem transferidas de município.

O texto prevê que a altura das placas passe de 13,6 cm para 17 cm e o comprimento de 18,7 cm para 20 cm. Com isso, aumenta também o tamanho de letras e números (com exceção da cidade de origem): de 4,2 cm para 5,3 cm de altura - quase do tamanho das placas de automóveis.

O objetivo, em ambos os casos, é melhorar a fiscalização. Segundo o Contran, não haverá aumento no preço das placas.

Os demais veículos com placa de identificação em desacordo com as especificações de dimensão, película refletiva, cor e tipologia deverão adequar-se até o fim do ano.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cida ... 6413,0.htm
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Leis de Trânsito”