[DÚVIDA] Multa pelo tamanho da roda do carro ?

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.
Responder
Avatar do usuário
Mailson Max
:: ST ::
Mensagens: 875
Registrado em: Sábado 26 2009f Setembro 2009 12:43:56 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[DÚVIDA] Multa pelo tamanho da roda do carro ?

Mensagem por Mailson Max »

Bom galera como muitos sabem, eu tenho um corsa ( há sério naum brinca..kkkkkkk )
com rodas do vectra elite R14 pneus 185/60/14, blz as rodas são R14 que sai original
com esse raio no corsa e tambem com essa mesma medida de pneus.

Um tempo atraz após passar em um pedágio aqui na regiao de Diadema, fui parado
pelo policial rodoviario, ele pediu os docs, olhou e tal, viu o carro nem viu que ele
tá um pouco baixo pelas molas esportivas, quando olhou os pneus me perguntou
essas rodas são originais do carro??? Eu respondi as rodas não mais o perfil dos pneus
sim, ele então me disse , posso ver seu step???? Eu sem nem ligar pela pergunta,
pensando apenas que ele iria ver se eu tinha step tirei o som e mostrei pra ele,
ai ele vira e me fla seu step é R13, vou apreender o doc do carro!!!!!!
Vixi ai começou a enrolação, ele me veio com um sermão e tal, falando que se é original
do carro os 5 perfis de pneu tem que ser igual e tal..... depois de quase meia hora
de conversa daki e dali eu consegui ir embora com tudo certo... mais desde aquele dia
fiquei com receio de fica sem doc pelo mesmo motivo....
Comentei com amigos, pesquisei sobre o assunto mais naum realizei um topico, quando
to no orkut hoje conversando com mais um membro do corsa clube ele tava meio chateado
perguntei oq houve ele me disse que tava com o doc apreendido, ele é rebaixado, mais
está legalizado no documento ai o policial aprendeu pelo motivo do carro dele está com as rodas R15, o mesmo disse que o corsa não sai com essas rodas e não teve conversa, foi
APREENÇÃO DIRETO!!!!!!!

SEGUE ABAIXO PRA VOCÊS TEREM UMA IDEIA ONDE ESTÁ ESCRITO ESSA AUTERAÇÃO QUE POSSA DAR PROBLEMA.
________________________________________________________________________________________________________
Senhores, tentarei explicar essa situação para vocês, começaremos primeiro entendendo porque a autuação para "rodas diferentes" é enquadrada :

Art. 230. Conduzir o veículo:

VII - com a cor ou característica alterada;

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;

Vejamos a resolução do CONTRAN Nº 292/08, que trata sobre a modificação de veículos:

Art. 8º Ficam proibidas:

I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;

II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;


Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.

Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas
penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.

Agora já é possivel entender o motivo de ser enquadrado no artigo 230, inc VII.

A próximo passo é saber em o agente se baseou para confeccionar a autuação, temos 2 situações :

I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;

Se foi esse o caso, não há muito o que se discutir , visto que é uma questão de observação se o agente de trânsito, constatou que o conjunto roda/pneu ultrapassa o limite do para-lamas é muito dificil que tal ato seja constestado em um recurso. Seria a velha história : A sua palavra contra a do agente de trânsito, um dizendo que a roda não ultrapassa e outro dizendo, que sim, ultrapassa. Nessa disputa você tem alguma dúvida de quem ganha ? E não adianta também tira fotos do veículo, tentando comprovar que a irregularidade não existia, o julgador do recurso entende que você pode ter alterado o veículo e depois tirado as fotos, enfim, se foi essa a justificativa do agente , esqueça.

II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

Bom, aqui temos alguma chance de vitória no recurso. Se você puder comprovar mediante cópia de manual ou algo que o valha que aquela roda é a adequada para o seu veículo. Ou ainda, contestando a forma que foi feita a medição do diâmetro, ora, se a lei diz que a infração se configura quando houver alteração no diâmetro externo do conjunto pneu/roda, se faz necessário que o agente conheça o diâmetro original e que comprove que existe diferença no diâmetro atual. Fica pergunta, essa medição pode ser feita à olho nú ? Acredito que não .

ENTÃO PESSUAL PRA QUEM JÁ TEVE ESSE PROBLEMA E PRA QUEM PODE A TER PRESTEM ATENÇÃO NESSE ULTIMO PARAGRAFO E FIQUE ATENTO!!!!


Avatar do usuário
DRRC
:: Moderador ::
Mensagens: 3153
Registrado em: Segunda-feira 20 2007f Agosto 2007 01:18:30 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DRRC »

Isso é uma palhaçada e se chama Brasil.....

Tem tantos acidentes que acontecem por carros em mal estado e nós que investimos e cuidando pagamos o pato. Tem muito bandido solto aí.... e blá blá blá....

Olha pra começo de conversa Corsas B sairam sim com rodas 14 (como GLS) rodas de liga e o estepe é aro 13 de ferro.... e aí o que temos a ver com isso???? NADA.

Para vocês terem uma idéia o I30 da Hyundai vem com aro 17 de fabrica e o estepe, não é chamado nem de estepe e sim de pneu de emergencia, um pneu fino largura 145 e aro 13 de ferro pintado de laranja... é aí também é proibido???? Ou porque é um carro caro então pode!!

Absurdo e absurdos.... sempre no plural....

Então a minha sugestão é ande com tudo que for leis, manuais e especificações do carro e pra finalizar... leve uma TRENA no portaluvas pra mostrar que o diametro externo é igual....

E pra finalizar... É BRASIL
Imagem


robsonsecao
:: Millennium ::
Mensagens: 197
Registrado em: Sexta-feira 16 2009f Outubro 2009 08:07:40 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robsonsecao »

Todos os 5 pneus

195.50.15 em otimo estado,.


se me pararem

falo q eh original

rsrs
Corsão nas Pistas!!


Avatar do usuário
Killerz
:: Millennium ::
Mensagens: 151
Registrado em: Terça-feira 10 2004f Agosto 2004 11:15:21 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Killerz »

.
.
_Caraca ... é uma falta do que fazer viu...
.
_O cara queria dar uma canseira pra ver se arrancava algum ..
_NUNCA ouví nada parecido ..
.
_o departamento pra ter gente ruim viu ...
.
_felizmente deu tudo certo..
.
.
_é... amigão... vou seguir suas sugestões.. trena, manual, etc...
.
_Abraços.
.
.
.....::::: [«*kiLLëRz®*»][Ën³]:::::.....
.:: [Ë nøiz nå NËT] - ÐËzÐË 1.999®::.
.
_100+
.


Avatar do usuário
Killerz
:: Millennium ::
Mensagens: 151
Registrado em: Terça-feira 10 2004f Agosto 2004 11:15:21 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Killerz »

.
.
_e pelo visto .. esse problema não é de hoje...
.

.
_Resolução 262 de 14 de dezembro de 2007, que entrou em vigor a partir do dia 01 de maio de 2008
.
.
_blábláblá.. whiskas sachê... blábláblá...
.
_OSSO !
.
.
.....::::: [«*kiLLëRz®*»][Ën³]:::::.....
.:: [Ë nøiz nå NËT] - ÐËzÐË 1.999®::.
.
_100+
.


Avatar do usuário
Mailson Max
:: ST ::
Mensagens: 875
Registrado em: Sábado 26 2009f Setembro 2009 12:43:56 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Mailson Max »

Pessual voltei aki pra ver oq o david comentou sobre o diametro....
Peguei meu manual do corsa aki e vi que o seguinte

_____________________________________________________________________________________
HATCHBACK WIND ( 3 E 5 portas ) - Rodas 5Jx13 / Pneus 165/70 R13-79T
_____________________________________________________________________________________
HATCHBACK SUPER - Rodas 5Jx13 - Opicional 5 1/2Jx14 / Pneus 165/70 R13-79T - Opicional 185/60 R14-82H
_____________________________________________________________________________________
PICK-UP ST - Rodas 5 1/2Jx13 / Pneus 165/80 R13-83T
SPORT - Rodas 5 1/2Jx14 / Pneus 185/60 R14-82H
_____________________________________________________________________________________
SEDAN WIND - Rodas 5Jx13 / Pneus 165/70 R13-79T
_____________________________________________________________________________________
SEDAN GLS - Rodas 5 1/2Jx14 / 185/60 R14-82H
_____________________________________________________________________________________
SEDAN SUPER/MILENIUM
WAGON SUPER - Rodas 5Jx13 - Opcional 5 1/2Jx14 / Pneus 165/70 R13-79T - Opicional 185/60 R14-82H
_____________________________________________________________________________________

Esses dados estão na pagina 8-17 do manual do veiculo.....

Vi no meu documento meu carro sai como CORSA MILENIUM... ai fica a duvida em qual dos carros acima ele se enquadra.... wind ou super...????? é torcer pra naum ter BO


Avatar do usuário
DRRC
:: Moderador ::
Mensagens: 3153
Registrado em: Segunda-feira 20 2007f Agosto 2007 01:18:30 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DRRC »

Só para comprovar o que disse acima....

Vejam o estepe de mais um carro atual com aros diferentes e até marcas de pneus diferentes que vem de fabrica.... os Hondas...

Versão top dele vem com rodas 16 Bridgestones e o estepe é aro 15 com pneu Pirelli e vejam o que está escrito no estepe....

Imagem
Imagem

Estepe é para uso de emergencial..... distancias curtas até um reparo..... em carros importados isso é bem comum....

é cada uma viu....
Imagem


Avatar do usuário
Renato Capella
:: Sport ::
Mensagens: 1158
Registrado em: Sábado 29 2009f Agosto 2009 10:23:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renato Capella »

HAHAHAHHAHAHHAHA rir é oq as leis de trânsito me fazem neste país!!!

Como SEMPRE o Brasil quer dar o passo maior do que a perna... o resultado é sempre leis sem fundamentos e que sempre tem uma "brecha" ou não se pensa em tudo...

Igual a lei das cadeirinhas para crianças... olha o absurdo: os caras criam uma lei e depois de criada eles pensam: "nossa os carros do nosso país são uma b**** e não tem nem cinto de 3 pontos, o que fazemos com esses carros??" ai pronto... a lei é diferente para estes carros, estes podem levar a criança no banco da frente desde que nas cadeirinhas... ai vem outras questões: "e como ficam as pick-ups?"... esses tbm podem levar as crianças nas cadeirinhas na frente... ai vem a questão maior: "e os transportes coletivos, táxis, carros de aluguéis e etc. como ficam?!?!" para estes a LEI NÃO SE APLICA!!! HAHAHAHHAHAHA BRASIL, é BRASIL...

Infelizmente o ânimo do policial é fundamental nestas abordagens, se quiserem acham problemas até no carro do Sousa que é todo original!! hehehehe... que crédito tem as Leis de um país que tem até palhaço se elegendo?!?! :?


AnãO
:: Piquet ::
Mensagens: 284
Registrado em: Terça-feira 16 2010f Fevereiro 2010 05:49:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AnãO »

Eu vou te contar... isso é ridiculo... Já havia ouvido este fato pessoalmente do Mailson, e acho uma sacanagem, step é para curtas distancias ou curto periodo de tempo, e bem lembrado o fato do i30... mas so pq ele é caro e vem com um adesivo na roda ele pode e nós não?


Jair Silva
:: Millennium ::
Mensagens: 118
Registrado em: Segunda-feira 14 2006f Agosto 2006 05:25:19 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jair Silva »

Galera

Acho que o negócio é arrumar em destes adesivos amarelos e colarmos na roda do step.

Abraços

Jair
Devagar eu chego lá


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Leis de Trânsito”