[INSTRUÇÃO] - Inspeção Veicular Ambiental. Menos $ no bolso.

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.
Responder
bmdesigner
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Quinta-feira 13 2007f Setembro 2007 09:15:35 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[INSTRUÇÃO] - Inspeção Veicular Ambiental. Menos $ no bolso.

Mensagem por bmdesigner »

Inspeção veicular obrigatória começa hoje 05/05/2008

Carsale - Começa hoje (5), na cidade de São Paulo, a inspeção veicular obrigatória para a frota a diesel registrada no município, entre caminhões, ônibus e utilitários. Após anunciar a cobrança da taxa de R$ 52,73, com um possível reembolso de 100% aos motoristas, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) voltou atrás e declarou que não é necessário pagar a taxa para agendar a inspeção, pelo menos por enquanto. Segundo a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a taxa só deverá ser cobrada a partir de 1º de maio de 2009, quando todos os veículos, além dos movidos a diesel, deverão passar por inspeção obrigatória.

Com o programa, a Prefeitura pretende reduzir em 30% as emissões de poluentes causadas pela queima de combustível dos veículos na cidade. Os proprietários têm 90 dias, a partir da data do licenciamento, para fazer a inspeção, de acordo com a placa do veículo. Caso ele seja reprovado, o dono terá um prazo de 30 dias para corrigir o problema em uma oficina e realizar uma nova vistoria. A multa para veículos que circularem sem a certificação ambiental será de R$ 550, de acordo com a lei municipal n°14.717, de 17 de abril de 2008.

Como fazer

Para agendar a inspeção, que dura em média 30 minutos, basta acessar o site www.controlar.com.br ou ligar para (11) 3545-6868, de segunda a sábado, das 8h às 20h. Por enquanto, há apenas um centro de inspeção, no Jaguaré, localizado na avenida Engenheiro Billings, 2050, zona oeste de São Paulo. Até o final de 2009, a prefeitura promete inaugurar mais 35 estabelecimentos como este.

Os donos de caminhões com placas de final 1 e 2 devem efetuar o licenciamento até o dia 30 de setembro deste ano e, portanto, têm até o dia 29 de dezembro para realizar a inspeção. Para os proprietários de outros veículos a diesel com placas de final 1, a data limite da inspeção é dia 29 de julho deste ano, já a de final 2 é até o dia 29 de agosto. O calendário completo está no site da Controlar.

Procedimentos

Os veículos são submetidos a dois procedimentos. O primeiro é uma avaliação visual, em que um inspetor avalia se o motor está regulado, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento. Se aprovado, o veículo é encaminhado à segunda fase, uma inspeção computadorizada, que verifica o nível de emissão de monóxido de carbono (CO), de hidrocarbonetos (HC) e diluição (percentual de CO e CO2) em rotação de marcha lenta e também a 2.500 rpm. A aprovação segue os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

(Carina Mazarotto)



A Resolução nº. 7 de 31/08/93 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) define diretrizes básicas e padrões de emissão para o estabelecimento de Programas de Inspeção de Veículos em Uso e delega sua execução para Estados e Municípios.

A Prefeitura do Município de São Paulo criou, em 14 de abril de 1994, através do Decreto 34.099, o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso no Município de São Paulo -I/M-SP.

Em 1995, o programa I/M-SP foi regulamentado com o sancionamento e publicação da Lei nº. 11.733, instituindo normas sobre a concessão do serviço de inspeção e funcionamento do Programa I/M-SP. Em 1996, a Prefeitura realizou alterações no I/M, através da lei nº. 12.157.

Em 1999 o CONAMA editou a Resolução 251 estabelecendo os critérios, procedimentos e limites máximos de emissões para os veículos a diesel. Nesse mesmo ano, através da Resolução 252, estabeleceu os limites máximos de ruído para os veículos automotores.

Ainda em 1999, o CONAMA editou a Resolução 256, que introduziu adaptações nos Programas de I/M em função da Resolução 84/98 do CONTRAN e da Lei nº. 9.503, de 23/09/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

A Lei Federal nº. 10.203, de 2001, ratificou disposição da Resolução 256/99, do CONAMA, confirmando a competência municipal para implantação do Programa I/M em municípios com frota maior que três milhões de veículos, e regulou a harmonização deste Programa com o futuro Programa de Inspeção de Segurança Veicular.

A Lei n° 14.717, de 17 de abril de 2008, introduziu alterações na
Lei n°11.733.

O Programa I/M-SP foi regulamentado pelo Decreto Nº 50.232, de 17 de novembro de 2008 e pelas Portarias Portarias 035/SVMA-G/2008 de 06 de maio de 2008, 037/SVMA/2008 de 08 de maio de 2008 revogadas e substituídas pelas portarias 079/SVMA-G/2008 e 080/SVMA-G/2008 de 18 de novembro de 2008.



fontes e links de onde tirei as noticias:

http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not9350.shtml
http://www.controlar.com.br/inspecao_le ... php?tipo=1


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Com certeza, mais uma maneira de arrancar dinheiro do bolso dos pobres proprietários de veículos.

Essa quadrilha que está no poder na cidade e no estado de São Paulo não cansa de inventar novas maneiras de encher os cofres públicos em detrimento do contribuinte.

Já pararam pra pensar quantas taxas e impostos o coitado que tem um veículo paga? Vejam:

IPVA
SEGURO OBRIGATÓRIO
PEDÁGIO
ZONA AZUL
LICENCIAMENTO

E agora mais essa inspeção veicular.

Mas tudo isso é justo, afinal temos ruas perfeitas para andar, não precisamos fazer seguro pois a segurança é total e nenhum carro é roubado, nunca tem enchente, a gasolina que compramos é a melhor do mundo e não estraga o motor dos carros e o trânsito está sempre livre graças a maravilhosa CET que gerencia muito bem as vias da cidade com seus corretíssimos amarelinhos sempre despreocupados em multar.

Rogério.


lordmorten
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:17:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lordmorten »

[quote="rogdigue"]Com certeza, mais uma maneira de arrancar dinheiro do bolso dos pobres proprietários de veículos.

Essa quadrilha que está no poder na cidade e no estado de São Paulo não cansa de inventar novas maneiras de encher os cofres públicos em detrimento do contribuinte.

Já pararam pra pensar quantas taxas e impostos o coitado que tem um veículo paga? Vejam:

IPVA
SEGURO OBRIGATÓRIO
PEDÁGIO
ZONA AZUL
LICENCIAMENTO

E agora mais essa inspeção veicular.

Mas tudo isso é justo, afinal temos ruas perfeitas para andar, não precisamos fazer seguro pois a segurança é total e nenhum carro é roubado, nunca tem enchente, a gasolina que compramos é a melhor do mundo e não estraga o motor dos carros e o trânsito está sempre livre graças a maravilhosa CET que gerencia muito bem as vias da cidade com seus corretíssimos amarelinhos sempre despreocupados em multar.

Rogério.[/quote]

É verdade, ta diíficil ser brasileiro, a carga tributaria é um assalto cometido pelos colarinhos branco, esses sim os verdadeiros vaga$%&%$%sss...cujo nosso prefeito se referiu uma vez para um humilde cidadão. O negocio é diminuir ainda o consumo familiar e pagar menos impostos pra eles ver o que é bom...
Mas mudando um pouquinho de assunto, fiz a conversão do meu corsa efi 1.0 pra 100% alcool, com as dicas dos amigos do forum e foi um sucesso total, to muito feliz, vou economizar um $$$, pra poder pagar meu iptu parcelado, massss...e a inspeção veicular???
Onde os valores referencias do teste computadorizado dos gases são diferentes da gasolina, com certeza seria barrado de primeira.
Então entrei no site do detran pra saber como regularizar a situação e acabei ficando mais nervoso ainda %%&&*&*&*&$.
Eis o procedimento:

# Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).

# Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.

ATE aqui todo bem, apesar da burocracia
# Montar processo de transferência (ver transferência).

Mas aqui, mais uma sacanagem deles pra arrancar dinheiro da gente, na qual se paga o mesmo valor de uma transferência, R$ Trezentos e cacetadas de reais mais ou menos.
So para uma alteração de combustivel, mas que taxa abusiva é essa sem noção de nada...por isso eu digo, esse Brasil é CRUEL com seu povo.

# Vistoria do veículo.

# Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).

Em fim, decidi que não vou pagar mais esse SAPO, quando eu for fazer a vistoria, passo ele novamente pra gasolina, so pra ir na vistoria e depois volto para o alcool, da um pouco de trabalho, mas é o jeito, agente quer andar direito nesse país mas nem sempre conseguimos...não ganhamos para isso, mas eles ganham muito bem! :oops:


lordmorten
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:17:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lordmorten »

[quote="lordmorten"][quote="rogdigue"]Com certeza, mais uma maneira de arrancar dinheiro do bolso dos pobres proprietários de veículos.

Essa quadrilha que está no poder na cidade e no estado de São Paulo não cansa de inventar novas maneiras de encher os cofres públicos em detrimento do contribuinte.

Já pararam pra pensar quantas taxas e impostos o coitado que tem um veículo paga? Vejam:

IPVA
SEGURO OBRIGATÓRIO
PEDÁGIO
ZONA AZUL
LICENCIAMENTO

E agora mais essa inspeção veicular.

Mas tudo isso é justo, afinal temos ruas perfeitas para andar, não precisamos fazer seguro pois a segurança é total e nenhum carro é roubado, nunca tem enchente, a gasolina que compramos é a melhor do mundo e não estraga o motor dos carros e o trânsito está sempre livre graças a maravilhosa CET que gerencia muito bem as vias da cidade com seus corretíssimos amarelinhos sempre despreocupados em multar.

Rogério.[/quote]

É verdade, ta diíficil ser brasileiro, a carga tributaria é um assalto cometido pelos colarinhos branco, esses sim os verdadeiros vaga$%&%$%sss...cujo nosso prefeito se referiu uma vez para um humilde cidadão. O negocio é diminuir ainda o consumo familiar e pagar menos impostos pra eles ver o que é bom...
Mas mudando um pouquinho de assunto, fiz a conversão do meu corsa efi 1.0 pra 100% alcool, com as dicas dos amigos do forum e foi um sucesso total, to muito feliz, vou economizar um $$$, pra poder pagar meu iptu parcelado, massss...e a inspeção veicular???
Onde os valores referencias do teste computadorizado dos gases são diferentes da gasolina, com certeza seria barrado de primeira.
Então entrei no site do detran pra saber como regularizar a situação e acabei ficando mais nervoso ainda %%&&*&*&*&$.
Eis o procedimento:

# Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).

# Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.

ATE aqui todo bem, apesar da burocracia
# Montar processo de transferência (ver transferência).

Mas aqui, mais uma sacanagem deles pra arrancar dinheiro da gente, na qual se paga o mesmo valor de uma transferência, R$ Trezentos e cacetadas de reais mais ou menos.
So para uma alteração de combustivel, mas que taxa abusiva é essa sem noção de nada...por isso eu digo, esse Brasil é CRUEL com seu povo.

# Vistoria do veículo.

# Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).

Em fim, decidi que não vou pagar mais esse SAPO, quando eu for fazer a vistoria, passo ele novamente pra gasolina, so pra ir na vistoria e depois volto para o alcool, da um pouco de trabalho, mas é o jeito, agente quer andar direito nesse país mas nem sempre conseguimos...não ganhamos para isso, mas eles ganham muito bem! :oops:[/quote]

Ahhhh, sim, calma, ja ia me esquecendo.
E a carga tributaria embutida de mais ou menos 40% em tudo que compramos para manter o carro em funcionamento, combustivel, pneus, peças de reposição, oleo, filtro e mais filtros, alarme, travas, seguro...putz, quanto imposto mais???
O governo é muito do safado, com aquela redução miseravel de epi se e esse nome mesmo, iludindo as pessoas a comprar carro novo e gerar um novo circulo vicioso de impostos ainda mais alto como ipva dos carros zero KM, sensurado, não vejo a hora do meu 96 completar 20 anos e me livra de um tributo.
Bom é isso, um desabafo indignado com o sistema medilcre que vivemos e que nos sirva sempre para reflexão e ajudar agente fugir das dividas e do consumismo.
Abraço.


D3ooo
:: Millennium ::
Mensagens: 123
Registrado em: Terça-feira 20 2010f Julho 2010 03:21:10 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por D3ooo »

E tome tópico desenterrado..rss..
Acho ridiculo tbm o Controlar...É só mais uma desculpa pra arrancar dinheiro do povo...
Concordo que os carros tem que estar reguladinho e tals...Concordo tambem que todos tem que ter uma conscientização ambiental...Mas meu..Não sei qual foi o estudo deles..Não sei a quantidade de CO2 que existia antes de começar tudo isso e nem a qtdade agora...
O que eu percebo..É que não houve melhora alguma...A unica diferença são os selinhos colados nos carros que ao meu ver não tem serventia...
Eu pelo menos continuoi tomando "banho" de fumaça preta dos caminhões e ônibus...Vejo vaaaaarios carros caindo aos pedaços...Fora aqueles que parecem que estão dedetizando a rua de tanta fumaça que sai do escape dos caras...
Por isso que eu falo...Se souber algum abaixo assinado...ou até alguma forma de extinguir isso.,..eu apoio..rs.s..


mjugend
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 10 2011f Julho 2011 08:54:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mjugend »

Recebi uma multa de R$ 550,00 por não ter o selo a vista do Certificado da Inspeção Veicular Ambiental.

Alguém pode me dizer se eles podem me multar outra vez caso seja pego antes de passar pela vistoria novamente?

Muito obrigado.

MJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Leis de Trânsito”