OLHEM ESSA... É O FIM DA PICADA!

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.
FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

FRECHA_pick-up escreveu:
valfrid escreveu:Frecha, você está certíssimo!!

A infração é estar sem cinto, não importa quantas pessoas são!! Logo, é apenas 1 infração e apenas 1 multa!!
É parece óbvio... mas isso está escrito em algum lugar ou decorre de interpretação do próprio artigo do Código de Trânsito?

Valeu
????
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

?????
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


Avatar do usuário
furlanrs
:: Piquet ::
Mensagens: 282
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:44:17 AM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por furlanrs »

Brother, ate onde eu sei e apenas uma multa so. Ja fui atuado por estar eu e o carona sem cinto e o guarda nao falou nada de duas infraçoes.
Abraço


Rodrigo Grillo
:: Millennium ::
Mensagens: 109
Registrado em: Segunda-feira 27 2006f Novembro 2006 09:14:02 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo Grillo »

FRECHA_pick-up escreveu:Galera, olha só essa!

Segunda feira eu tava levando meus avós para casa (eles moram num sítio do interior) e fui parado por um Policial Rodoviário que, como não encontrou nada para me multar, botou a cabeça para dentro do carro e pediu para os meus avós se eles tavam de cinto. Como eles não estavam o Guarda resolveu dar uma multa.

Quando ele acabou de lavrar o auto de infração ele disse: "Você quer assinar?"
Eu respondi: "Não".
Ele falou: "Tem certeza? eu poderia lavrar duas multas porque eram duas pessoas sem cinto".

É o fim da picada!

Parece óbvio, até já ouvi comentários, mas só pra ter certeza...
...O CARA NÃO PODERIA TER LAVRADO DUAS MULTAS NÉ?

Isso é papo pra boi dormir! né?

Valeu.
Seguinte, você está CERTO. A lei não permite que seja lavrada a mesma autuação mais de uma vez no mesmo momento. O que ele fez foi tentar te intimidar para você assinar pois ele terá que justificar no relatório porquê você não quis assinar e, estando a infração sem a assinatura do cundutor, as chances de você recorrer à uma Junta de Recursos e possivelmente ganhar será maior.

Abraço.


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

MUITO OBRIGADO POR ESCLARECER A DÚVIDA PESSOAL
ABRAÇO
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


zanac
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 15 2007f Agosto 2007 09:10:11 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zanac »


cara, até onde eu sei, vc poderia ter assinado, se ficou a impressão que ele te obrigou (e vc tinha testemunhas), recorra da multa com base em que o guarda te obrigou a assinar a multa, oque configura um problema quanto a nossa legislação (nenhum individuo e obrigado a produzir prova contra si), meu camarada advogado me tirou de uma destas.... (mas em todo caso pergunte a um amigo advogado)
Corsa pickup 98


magic sound
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quinta-feira 27 2007f Setembro 2007 07:56:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por magic sound »

mas eai pode ou não pode


GABRIEL-ZAGO
:: Sport ::
Mensagens: 1016
Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GABRIEL-ZAGO »

NÃO PODE.

isso é conhecido no meio jurídico como bis in idem, ou seja, ser autuado duas vezes pela mesma coisa.

É como o agente de trânsito multar você por DIREÇÃO PERIGOSA e RISCO A PEDESTRE no mesmo ato infracional. A direção perigosa obviamente causa o risco a pedestre, portanto, essa segunda autuação deve ser aplicada somente em casos em que a primeira enquadração não se aplique ao fato.

Abraço a todos!!
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008


Marcust
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Segunda-feira 10 2007f Dezembro 2007 01:26:52 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcust »

Antes de mais nada, trabalho como agente de trânsito em Belo Horizonte (daqui a pouco tem gente me xingando mas tudo bem, faz parte). Então estou falando como uma pessoa que todo o meu trabalho é regido pelo CTB, onde tenho q fazê-lo ser cumprido diariamente.

Bom vamos lá, o guarda pode sim se ele quiser te multar 2, 3 ou 77 vezes por vc e todos dentro do veículo estarem sem cinto, mas todas exceto a primeira não serão processadas. E se você estiver com um pouco mais de tempo, entre com recurso até da multa que foi processada. Aí vai depender muito da situação, mas dá pra alegar que o polícial desconhece a aplicação correta do código, agiu de má fé ou cometeu crime de abuso de poder (esses dois últimos tem que ser acionado pela justiça comum ou pela ouvidoria da polícia).

O provável resultado final: Todas as multas deverão cair, o infeliz do policial vai enfrentar um inquérito dentro da corporação e corre o sério risco de ser preso e expulso da polícia, ou seja você não vai pagar multa nenhuma e ainda tira mais um policial corrupto da praça.

Mais uma pequena observação pra matar o polícial de raiva caso ele tenha sido arrogante ou qualquer coisa do gênero. Você mesmo estando sem cinto e for abordado e lavrada a sua multa e o policial NÃO pedir para você colocar o cinto saia sem o cinto! Ele não vai poder te multar novamente mesmo que ele coloque um horário um pouco diferente pois a multa vai cair por ser um infração continuada.

Não estou falando pra terminar a viagem sem o cinto galera, só o suficiente pra sair do campo de visão do polícial pra matar ele de raiva.

Abraço
Marcus Túlio Dornas
Belo Horizonte - MG
Pickup GL 1.6 EFI 1995

Breve uma assinatura decente e fotos do bebê


Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Marcust escreveu:Antes de mais nada, trabalho como agente de trânsito em Belo Horizonte (daqui a pouco tem gente me xingando mas tudo bem, faz parte). Então estou falando como uma pessoa que todo o meu trabalho é regido pelo CTB, onde tenho q fazê-lo ser cumprido diariamente.

Bom vamos lá, o guarda pode sim se ele quiser te multar 2, 3 ou 77 vezes por vc e todos dentro do veículo estarem sem cinto, mas todas exceto a primeira não serão processadas. E se você estiver com um pouco mais de tempo, entre com recurso até da multa que foi processada. Aí vai depender muito da situação, mas dá pra alegar que o polícial desconhece a aplicação correta do código, agiu de má fé ou cometeu crime de abuso de poder (esses dois últimos tem que ser acionado pela justiça comum ou pela ouvidoria da polícia).

O provável resultado final: Todas as multas deverão cair, o infeliz do policial vai enfrentar um inquérito dentro da corporação e corre o sério risco de ser preso e expulso da polícia, ou seja você não vai pagar multa nenhuma e ainda tira mais um policial corrupto da praça.

Mais uma pequena observação pra matar o polícial de raiva caso ele tenha sido arrogante ou qualquer coisa do gênero. Você mesmo estando sem cinto e for abordado e lavrada a sua multa e o policial NÃO pedir para você colocar o cinto saia sem o cinto! Ele não vai poder te multar novamente mesmo que ele coloque um horário um pouco diferente pois a multa vai cair por ser um infração continuada.

Não estou falando pra terminar a viagem sem o cinto galera, só o suficiente pra sair do campo de visão do polícial pra matar ele de raiva.

Abraço
Então, pelo que eu entendi, só poderá ser oficializada uma multa pela falta do cinto, correto? mesmo que o policial/agente autue várias vezes?

Abs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Leis de Trânsito”