Opinião de vcs sobre multa do cinto de segurança

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.
Responder
saimon rodrigues
:: Super ::
Mensagens: 70
Registrado em: Domingo 27 2006f Agosto 2006 12:57:25 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Opinião de vcs sobre multa do cinto de segurança

Mensagem por saimon rodrigues »

Galera é o seguinte. Vou levantar uma "questão" que pode até parecer boba, mas eu considero um furo do CTB. Vejam bem:
Art 167: Deixar o condutor ou passageiro de usar cinto de segurança, conforme previsto no art 65. Multa grave
Medida administrativa: retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator.

Agora vem a questão, e se o condutor e passageiro estiverem sem cinto, são duas autuações? Eu acho q sim, pq no artigo diz condutor OU passageiro, não condutor E passageiro. Outra coisa, ali diz passageiro, e se forem passageiros, 4, e todos estiverem sem cinto, serão cinco autuações????? :? Que artigo complicado né. Podemos tomar como exemplo, o artigo 244

Art 244: Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
I - sem usar capacete de segurança.......
II - transportando passageiro sem o capacete........
Aqui sim, ao meu ver, esta bem claro, que são duas autuações, uma para o condutor, outra para o passageiro. Essas leis do Brasil, vou te contar.......... a não ser que exista uma resolução arrumando essa falha, sei lá. Mas eu desconheço. E vcs, o que acham disso?
Avatar do usuário
Douglas - RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 170
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Setembro 2006 04:35:15 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Douglas - RJ »

Que eu saiba a multa é por que uma das pessoas estava sem cinto, pode ver que quando chega a multa tá escrito algo como: "motivo: passageiro ou motorista sem cinto". Bom acho que temos que ficar feliz com isso, já pensou se a multa fosse multiplicada a cada pessoa sem cinto, se não me engano isso é possivel sim, mas a maioria dos guardas não tem esse costume.

Vlw
valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 424
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valfrid »

saimon rodrigues escreveu:Galera é o seguinte. Vou levantar uma "questão" que pode até parecer boba, mas eu considero um furo do CTB. Vejam bem:
Art 167: Deixar o condutor ou passageiro de usar cinto de segurança, conforme previsto no art 65. Multa grave
Medida administrativa: retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator.

Agora vem a questão, e se o condutor e passageiro estiverem sem cinto, são duas autuações? Eu acho q sim, pq no artigo diz condutor OU passageiro, não condutor E passageiro. Outra coisa, ali diz passageiro, e se forem passageiros, 4, e todos estiverem sem cinto, serão cinco autuações????? :? Que artigo complicado né. Podemos tomar como exemplo, o artigo 244

Art 244: Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
I - sem usar capacete de segurança.......
II - transportando passageiro sem o capacete........
Aqui sim, ao meu ver, esta bem claro, que são duas autuações, uma para o condutor, outra para o passageiro. Essas leis do Brasil, vou te contar.......... a não ser que exista uma resolução arrumando essa falha, sei lá. Mas eu desconheço. E vcs, o que acham disso?
Saimon,

acho que seu problema está na lógica booleana para interpretar esse texto.

Acontece o seguinte, se o texto falasse em "condutor E passageiro" a multa não poderia ser aplicada caso pelo menos 1 pessoa dentro do veículo estivesse usando o cinto:

PASSAGEIRO = COM CINTO E MOTORISTA = SEM CINTO ENTÃO É NÃO MULTA
PASSAGEIRO = SEM CINTO E MOTORISTA = COM CINTO ENTÃO É NÃO MULTA
PASSAGEIRO = SEM CINTO E MOTORISTA = SEM CINTO ENTÃO É MULTA

logo o OU permite que a multa seja dada caso qualquer 1 das pessoas dentro do carro esteja sem cinto:

PASSAGEIRO = COM CINTO OU MOTORISTA = SEM CINTO ENTÃO É MULTA
PASSAGEIRO = SEM CINTO OU MOTORISTA = COM CINTO ENTÃO É MULTA
PASSAGEIRO = SEM CINTO OU MOTORISTA = SEM CINTO ENTÃO É MULTA

Ou seja, só não pode multar se todos estiverem com cinto o que seria o seguinte

PASSAGEIRO = COM CINTO E MOTORISTA = COM CINTO ENTÃO É NÃO MULTA

Lembre-se que o E faz a adição das condições e o OU permite que apenas 1 delas se estabeleça para que tudo seja considerado verdadeiro!

Valfrid
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10
saimon rodrigues
:: Super ::
Mensagens: 70
Registrado em: Domingo 27 2006f Agosto 2006 12:57:25 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saimon rodrigues »

Blz valfrid, eu entendi o q vc disse sobre esse negócio aí :D , mas ainda acho que a lei não esta explicando como deveria. E outra, o art 244 diz que conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor, então, o cara tem q conduzir os tres juntos pra levar uma multa? Eu tava ligado nisso q vc falou, mas a idéia principal era que sem capacete tem um inciso pra cada pessoa sem capacete, logo, um código denatram pra cada, e o cinto, tem só o caput, logo, só um código denatran. Não leio doutrinas do trânsito, pq são muito caras, e tem poucas, por isso fica a dúvida. Tb acho q como esta confuso, pode ser aplicada uma autuação pra cada pessoa sem cinto :?
valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 424
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valfrid »

Ao meu entender, não pode não, porque a infração se torna verdadeira independente de quantos infratores tem dentro do mesmo carro e portanto é apenas 1 multa para o veículo e o pontos para o condutor.

Quanto ao artigo 244, sim, ele está errado, o cara teria que dirigir 3 veículos sem capacete para conseguir a multa. Como não conheço ninguém que seja capaz de dirigir que sejam 2 ao mesmo tempo, essa multa nunca poderia ser aplicada. Vai de um advogado bom que consiga encarar um juiz com tal fato!!

Eu até já falei para minha mulher que qualquer dia vou para a faculdade dela de shorts e camiseta regata, pois tem um aviso na entrada que diz que não pode entrar de shorts, camiseta regata e chinelos, então, qualquer combinação entre apenas 2 dos elementos é possível certo?! Só não faço isso porque não sou eu quem estuda lá, senão já tinha feito! (arranjar problemas para os outros não é legal né?!)

[]'s
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10
Avatar do usuário
thebullet
:: Piquet ::
Mensagens: 236
Registrado em: Sábado 15 2003f Novembro 2003 02:14:42 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por thebullet »

Olhem Isso: "...até a colocação do cinto pelo infrator."

Quer dizer que se eu colocar o cinto não posso mais levar multa ? hehehehe.

Abraços.
DARLAN, The Bullet !!!
"NULLA TENACI INVIA EST VIA"
luizdip
:: Millennium ::
Mensagens: 188
Registrado em: Terça-feira 17 2006f Outubro 2006 09:08:25 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luizdip »

Sou de SP mas minha placa é de Santos e tenho casa lá, levei uma multa lá onde estavamos eu e minha esposa sem cinto e chegaram 2 multas 5 pontos e R$ 127,00 em cada infração, também já levei multa aqui em SP e os dois estavam sem cinto mas chegou apenas 1 multa.
Perguntei para um Cop da CET e ele me explicou a seguinte coisa:
- Depende de como a JARI de cada município interpreta o CTB.

ISSO É UM ABSURDOOOOO mas foi o que ouvi.
Weco
:: Rodeio ::
Mensagens: 616
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 04:21:00 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Weco »

Já que as leis estão confusas, a gente tem que contar com a boa vontade dos cops...imagina 5 pessoas no carro sem cinto, poot´z! eu ia ter que vender o carro pra pagar...hehehe
saimon rodrigues
:: Super ::
Mensagens: 70
Registrado em: Domingo 27 2006f Agosto 2006 12:57:25 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saimon rodrigues »

luizdip escreveu:Sou de SP mas minha placa é de Santos e tenho casa lá, levei uma multa lá onde estavamos eu e minha esposa sem cinto e chegaram 2 multas 5 pontos e R$ 127,00 em cada infração, também já levei multa aqui em SP e os dois estavam sem cinto mas chegou apenas 1 multa.
Perguntei para um Cop da CET e ele me explicou a seguinte coisa:
- Depende de como a JARI de cada município interpreta o CTB.

ISSO É UM ABSURDOOOOO mas foi o que ouvi.

ISSO É UM SACO MESMO, A LEI NÃO PODE SER DESSA FORMA. TEM QUE ESTAR ESCRITO PRA TODOS ENTENDEREM, FÁCIL, E NÃO PRA CADA UM FAZER DELA O Q BEM ENTENDER NÉ. ISSO É INJUSTO. OUTRA COISA, SEM CAPACETE, TANTO FAZ UM OU DOIS SEM, É SUSPENDIDO O DIREITO DE DIRIGIR, JÁ O CINTO É SÓ MULTA, AINDA BEM NÉ HEHEHE. SE FORMOR VER, POR UM LADO ESTA ERRADO, PQ O CAPACETE E O CINTO SÃO "EPIs", DEVERIAM SER TRATADOS IGUAIS, NÃO COM ESSA GRANDE, ENORME, DIFERENÇA. ERA ISSO, VLW
saimon rodrigues
:: Super ::
Mensagens: 70
Registrado em: Domingo 27 2006f Agosto 2006 12:57:25 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saimon rodrigues »

FORMOS VER, KKKKKKKKKKKKKKKKKK, PEGUEI PESADO NÉ. HAUAHAUHAUAHUAHAUAHU. DÊEM UM DESCONTO AÍ.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Leis de Trânsito”