[DICA] - Películas antivandalismo: como podem proteger o seu veículo?

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.
Responder
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2711
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

[DICA] - Películas antivandalismo: como podem proteger o seu veículo?

Mensagem por Wilson »

Imagem

Longe de serem apenas dispositivos estéticos, as películas para vidros desempenham uma série de funções – todas elas de suma importância para proteger o veículo e, também, para a segurança e bem-estar do condutor e dos passageiros.
Chamadas de “películas automotivas” ou “Insulfilm automotivo”, são películas fabricadas especialmente para veículos, considerando, para tanto, todas as especificidades desses espaços e a que estão expostos cotidianamente.
Uma das funções dessas películas é o antivandalismo. Você sabia que veículos nos quais há películas nos vidros tendem a ser menos furtados quando comparados aos demais, que não possuem essa proteção?
Para saber mais sobre como as películas protegem o seu veículo e, também, quais são seus outros benefícios, siga a leitura deste artigo. Separei informações relevantes sobre esse tema: confira!

Como funcionam as películas automotivas antivandalismo?

A tecnologia por trás das películas – sejam elas arquitetônicas (aplicadas em imóveis) ou automotivas (específicas para veículos) – é considerada de ponta hoje em dia. Por essa razão, cada vez se aprimoram mais os processos de fabricação, bem como a sua aplicação.
As películas de segurança, por sua vez, são desenvolvidas em diversas espessuras, sendo todas elas foram projetadas por engenheiros que levam em consideração a dimensão da peça de vidro e sua localização no automóvel.
As espessuras das películas estar entre 0,1mm e 0,375mm. Parece pouco? Na prática, isso faz uma diferença enorme, especialmente em casos onde há rompimento dos vidros ou mesmo a tentativa de rompimento dos vidros.
Para os veículos, ter vidros mais resistentes é especialmente positivo. Quando há algum acidente, como uma batida, os vidros tendem a se estilhaçar, podendo ferir o condutor, passageiros e até mesmo pedestres.
Se os vidros têm maior resistência, estarão menos suscetíveis a esse tipo de problema, zelando, assim, pela segurança das pessoas.
No que se refere ao antivandalismo propriamente dito, o aumento da resistência dos vidros dificulta a ação de quem tentar furtar o veículo. Por terem consciência disso, é fato que os bandidos tendem a evitar furtar veículos com películas nos vidros.
Existem outros benefícios das películas para vidros? Sim! Além do antivandalismo e da prevenção contra estilhaçamento em casos de acidentes ou choques, as películas têm outras funcionalidades, a saber:
- Controlam a entrada de raios ultravioleta, raios esses que são prejudiciais à saúde das pessoas;
- Auxiliam na conservação do estofamento, volante e painel do veículo, já que os raios UV também são danosos para essas peças e superfícies, acelerando o processo de degradação natural;
- Equilibram a temperatura do interior do veículo, pois diminuem a entrada de calor, evitando, assim, o uso constante do ar-condicionado.

O que dizem as normas de trânsito sobre o uso de películas automotivas?

Essa é uma excelente pergunta! O uso das películas para vidros em veículos deve estar de acordo com o que estabelece o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Em sua Resolução 254/2007, o CONTRAN impõe limites de transparência para essas películas, sendo de, no mínimo, 75% nos para-brisas, 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% nos demais vidros, com exceção do teto, que não tem nenhum limite mínimo a que obedecer. Película espelhadas são proibidas em veículos.
O proprietário de veículo que descumprir com essas normas estará cometendo uma infração grave, segundo o art. 230, Inciso XIV, do CTB. As consequências previstas são cinco pontos na CNH e uma multa no valor de R$ 195,23.
Vale lembrar que, nesses casos, o veículo poderá ser retido até que se regularize a situação dos vidros.

Película de segurança e blindagem é a mesma coisa?

Não. Blindagem é outro procedimento que, inclusive, não interfere apenas nos vidros, mas na lataria, nos painéis das portas, teto e outras partes do veículo.
Quando pensamos nas diferenças entre a blindagem e a colocação de películas, é preciso entender que, na blindagem, os vidros originais do veículo geralmente são diretamente substituídos por outros, que tenham, em sua composição, algumas camadas de lâminas de vidros e polímeros.
Já a instalação de películas, como o nome já diz, consiste, basicamente, em instalar uma película protetora sobre os vidros do veículo, sem a necessidade de substitui-los por outros, nem nada parecido a isso.
Além dessas diferenças conceituais, a blindagem e a colocação de películas têm funções bem diferentes entre si.
Por isso, na hora de decidir o que você quer fazer, pense, antes, em qual é o seu objetivo principal.
E, seja qual for a sua escolha, lembre-se de seguir todas as normas de trânsito, evitando, com isso, problemas com possíveis multas de trânsito.

Fonte e créditos: https://doutormultas.com.br/
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Leis de Trânsito”