Transplante de 1.8 para 1.8 Flex

Você é novo(a) aqui? Seja bem vindo(a)! Entre e apresente-se e receba nosssos cumprimentos.
Responder
laoguimaraes
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 17 2009f Junho 2009 01:30:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Transplante de 1.8 para 1.8 Flex

Mensagem por laoguimaraes »

Fala pessoal,

Acompanho bastante as discussões aqui no CC, mas até agora não achei nenhum caso parecido com o que quero fazer.
Tenho um Corsa 1.8 2002 (Gasolina) e com a diferença para o preço do Alcool a mão coça para trocar de carro ou passar o meu para Alcool. Porém ja sei que para eu pegar um Flex mais novo que o meu (com todos os opcionais que o meu tem), vou perder muita grana na troca.
Pensei na opção de istalar estes kits para transformar o carro em flex, mas não me sinto confortável por não se tratar de um equipamento utilizado pela fábrica.
Bom, como outra opção, e que me agrada mais, seria transplantar o motor do meu, trocando-o por um 1.8 Flex.
Meu maior interesse não é ganho de potência, apesar de saber que os 1.8 Flex são mais forte que o meu atual, porém foco muito na economia que teria podendo passar a abastecer o carro com Alcool e mantendo uma média de consumo razoável.
Hoje o meu está fazendo na cidade por volta de 8.5 Km/l, o que realmente não acho nem um absurdo para um carro 1.8, porém o preço da gasolina tem me obrigado a andar cada vez menos com o Corsinha.
Gostaria de dicas do pessoal aqui do CC sobre o que fazer e sobre o que seria necessário adquirir para poder fazer esta troca de motor.
Sei que muitos fazem isso com carros 1.0 e consequentemente tem que trocar caixa de cambio, sistema de suspensão, freio e provavelmente mais coisas que não sei dizer. Creio que no meu caso não seja necessario mexer nestes itens por ja se tratar de um 1.8 (tendo sistema de freio e suspensão ja dimensionado para o carro), porém a minha noção de mecânica não me dá direito a afirmar isto com 100% de certeza , rsrsrs.

E ae pessoal, o que sugerem sobre o meu caso?

Um grande abraço a todos.


betoutp
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Setembro 2006 10:14:43 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por betoutp »

se o seu motor atual está bom é besteira trocar todo o motor .

com a troca dos bicos + um remapeamento na injeção já consegue o que deseja ( andar no alcool )

eu iria com flueltech aspro + bicos .

qdo for vender , volta o original e pronto !

ainda sobra os bicos e flueltech ... fora que não perde a originalidade do carro . ( troca de numero de motor )


laoguimaraes
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 17 2009f Junho 2009 01:30:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por laoguimaraes »

Valeu Humberto pela resposta.

Entendo que a troca do sistema de injeção pelo fueltech seja uma opção até que mais barata que uma troca do motor, porém somente a troca e o remapeamento deixaria o carro bom?
Sei que carros a alcool, para rodar redondo precisam de uma alteração no ponto de ignição, que creio o equipamento resolva, e também um aumento na taxa de compressão. Aí neste caso não teria como resolver somente com o fueltech.
Outros tres pontos que me deixam em dúvida são as seguintes:
1 - As peças internas do meu motor atual passariam a ter um desgaste maior do que o normal rodando no alcool? Neste caso creio que os motores Flex ja estejam preparados para isto, correto?
2 - Instalando o fueltech passaria a rodar somente com alcool, correto? Neste caso eu perderia a flexibilidade de escolha entre combustíveis, supondo que o alcool encareça e passe a valer a pena usar gasolina em alguns casos.
3 - Como ficaria o consumo de um carro onde somente fosse instalado o fueltech(remapeando o módulo e etc...) se comparado a um flex de fábrica? Alguem tem estes numeros?

Abraços.
Luiz


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Caro Guimaraes, eu não conheço pessoalmente, mas sei que o usuário Overspeed faz o serviço de remap, procure por ele aqui no fórum e veja essa possibilidade. Pode fazer a conversão sossegado que o alcool é bom pro carro e pro bolso.

Rogério.


phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Cara,

Veja em desmanches legalizados, todo o sistema de injeção e compare preços. O Sistema fueltech é uma excelente escolha pela facilidade de reversão e documentação no detran. Troca de motor desconsidere. Seria melhor trocar de carro.

O meu carro é um 1.8 flex e no álcool faz 8,0 km/l e na gasolina nem tenho idéia. Mas com certeza deve fazer uns 10, 11km/l.

Se o seu módulo já for hibrido, um bom técnico irá resolver o seu problema, alterando as linhas de injeção, possibilitando reversibilidade fácil ao original.

Peças do modelo gasolina, já são preparadas para ter contato com álcool, haja vista a mistura oferecida na bomba. Sei que são alcoois diferentes, (um é hidratado e outro não) mas quase todas as peças aguentam bem a conversão.

Porém a bomba de combustível terá de ser trocada junto com os bicos injetores. Essas não aguentam e pifam mesmo.

Boa sorte e Abraços!!!
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.


laoguimaraes
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quarta-feira 17 2009f Junho 2009 01:30:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por laoguimaraes »

Valeu Rogério pela dica, mas, até mesmo pelos posts que tinha visto do Overspeed no CC, ja havia mandado uma mensagem perguntando sobre este caso.
Agora é esperar uma resposta :D.

Também agradeço ao phenrique79 pelas dicas e informações que postou.
Acho realmente que antes de qualquer coisa o custo de tudo vai acabar sendo o fator decisivo, então quero estudar cada caso com calma.

Aliás, alguém sabe onde posso encontrar estes tais desmanches legalizados?? Alguém conhece algum que eu poderia entrar em contato para ver se encontro o que necessito e possa levantar os custos para comparação?

Obrigado a todos.
Luiz


phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Desmanches legalizado, são aqueles que fornecem nota fiscal em conformidade com a legislação estadual. Em São Paulo a nota fiscal é ELETRONICA. Procure saber se existe exceções para emissões de notas sem ser eletronica!

Abraços
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Espaço para Novos Membros”