[FOTOS] - Apresentação Opel Corsa 1.5 Td Sport (Portugal)

Aqui você pode mostrar seu Corsa.
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Ramos
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Mensagem por Ramos »

R_king escreveu:Um 1.4 a gasolina com 90cv a andar devagar em cidade gasta cerca de 8/8,5lts/100km, com gasolina de 95octanas..em auto estrada faz cerca de 6lts..isto claro que estámos a falar hipoteticamente em carros que podem variar tanto em caixa como em peso.

Conclusão, o tipo de combustível interfere e bem...

Preço de 1 litro de gasolina 95octanas em Portugal custa sensivelmente 1,70 €... o que pelo conversor é algo como 45reais..bom ou mau?

Ou seja, fazendo as contas, eu para fazer 100km com 1.4 a gasolina,em Portugal, gasto cerca de 14€ = 37reais.
Os nossos 1.4 possuem maior potência. Andando bem próximos dos 1.8.
Olhe:

Ficha técnica
A versão avaliada estava equipada com pneus 185/60 R14, que são itens opcionais.
Motor/posição: dianteiro / transversal
Construção/cabeçote/cilindrada (cm3): 4 cilindros em linha / SOHC / 1 389
Diâmetro/curso (mm): 77,6 / 73,4
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência (cv a rpm) (A/G): 105 / 99 a 6 000
Torque (mkgf a rpm) (A/G): 13,4 / 13,2 a 2 800
Câmbio (tipo/marchas/tração): manual / 5 / dianteira
Direção (tipo/nº voltas): hidráulica / 3 1/4 voltas
Suspensão dianteira: independente tipo McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios (dianteiro/traseiro): disco ventilado / tambor
Pneus: 175/65 R14

Eu gasto entorno de 106.93 reais a cada 370km. Quando faço 10km/l andando no trânsito e com o ar condicionado ligado faz uns 8,7km/l (aqui sempre usamos a unidade km/l para dizer a média). Ou seja gasto 29 reais a cada 100km. O litro da gasolina comum no meu estado está 2,79 reais e a aditivada 2,89.
Nossa gasolina comum não é que nem a de vocês, ela não tem NENHUM aditivo mesmo. Ela é suja e com muito enxofre. a Aditivada tem alguns aditivos mas possui também muito enxofre.

A gasolna que estou usando agora é a Podium custa 3,39 reais/litro muito cara, mas é muito superior, possui maior octanagem (o que não adianta muito no meu caso pois a taxa de compressão do 1.8 gasol é baixa) mas possui bem menos enxofre e muitos aditivos.

Octanagens:

Gasolina do tipo C comum, por exemplo Gasolina Especial C/Texaco - índice de octano 87 IAD http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C aditivada, por exemplo Gasolina Plus/Texaco: índice de octano 87 IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... enDocument
Gasolina do tipo C premium, por exemplo Gasolina Premium/Texaco - índice de octano 91 IAD: http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C, por exemplo Podium/BR : índice de octano 95 IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... enDocument
Gasolina de aviação: índice de octano 100 - 145 Resolução ANP n° 5 de 2009 [1]
Álcool etílico anidro: índice de octano 100

A que esta no meu carro agora possui 95 IAD, acho que vocês medem com outro indice, né?


Ramos
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Mensagem por Ramos »

faltou isso:

Métodos de determinação do número de octano

Distinguem-se dois tipos de números de octano (popularmente referidos por octanagem).
MON - Motor Octane Number, ou Número de Octano Motor. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida. Este número é determinado pelo método ASTM D 2700, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
RON - Research Octane Number, ou Número de Octano Pesquisa. Simula um regime brando de operação do motor. Este número é determinado pelo método ASTM D 2699, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.
Existe ainda o IAD - Índice Anti Detonante, que nada mais é que a média aritimética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem


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sergio_santos11
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Mensagem por sergio_santos11 »

Fala amigo Lusitano!

Muito bonito seu Opel. Como os modelos europeus são melhores que os nossos...
Nunca entendi porque não usamos motores a Diesel em carros pequenos no Brasil. Só se usa em carros grandes como Hilux, L200 entre outras pick ups...

Enfim, complementando que nosso amigo Ramos já falou o que dificulta os carros Brasileiros serem mais eficientes é o combustível de baixa qualidade. Mas discordo dele sobre os motores flex, pois no álcool eles são muito bons em termos de torque e rendimento. O problema é quando usamos gasolina pois a taxa do motor é ótima para álcool (dependendo do carro pode chegar a 13:1).

Pra mim o problema do flex é que ele é um motor álcool com ajustes para aceitar gasolina.

Claro que alguns motores sofrem com o uso constante de álcool como os Zetec da Ford, por exemplo, que ressecam os retentores de válvulas do cabeçote já que o álcool não lubrifica este setor.

E todos usam sensores de detonação para evitar a pré detonação (batida de pino) que atrasam ou adiantam o ponto para evitar. Uns são mais eficientes que outros: nos Corsa usa-se um sensor no motor, na Ford são 4 (um pra cada cilindro) o que os tornam mais eficientes em evitar isso, mas já percebi que na gasolina são mais mancos que outros (ficam mais amarrados).

Já os da GM não mudam tanto quando se altera de álcool para gasolina.

Viajo muito com carro alugado e assim posso fazer comparativos entre os carros assim consigo ter referências a respeito.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

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Ramos
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Mensagem por Ramos »

Sérgio, depende do motor para ser mais eficiente no alcool!
Realmente com a taxa total em alcool não são tão ruins, são quase como se fossem alcool.
Mas isto normalmente se aplica a carros com baixa cilindrado. Os motores maiores 1.8, pelo menos os que não tem cabeçote roletado, e são flex possuem a taxa entre alcool e gasolina.

Os corsas com taxa pra alcool tem baixa eficiência em gasolina pq atrasam muito o ponto do carro!

Em resumo ou é bom numa coisa, ou em outra. Ou como os primeiros 1.8 flex não são bons em um nem no outro.

O meu corsa é gasolina pura e também tem sensor de detonação


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sergio_santos11
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Mensagem por sergio_santos11 »

Ramos escreveu:Sérgio, depende do motor para ser mais eficiente no alcool!
Realmente com a taxa total em alcool não são tão ruins, são quase como se fossem alcool.
Mas isto normalmente se aplica a carros com baixa cilindrado. Os motores maiores 1.8, pelo menos os que não tem cabeçote roletado, e são flex possuem a taxa entre alcool e gasolina.

Os corsas com taxa pra alcool tem baixa eficiência em gasolina pq atrasam muito o ponto do carro!

Em resumo ou é bom numa coisa, ou em outra. Ou como os primeiros 1.8 flex não são bons em um nem no outro.

O meu corsa é gasolina pura e também tem sensor de detonação
É verdade, os motores mudam muito de projeto a projeto.

Acho que os motes GM e VW são os que melhor se adaptam as mudanças entre álcool e gasolina.

Isso falando os motores atuais pois os primeiros não estavam tão acertados...

Mas já usei Prisma 1.4 na gasolina e o motor se comportou muito bem....

Pouca diferença no álcool...

Já no Fiesta 1.6 ele fica muito molenga na gasolina....
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DJ_Roseta
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Mensagem por DJ_Roseta »

R_king escreveu:
DJ_Roseta escreveu:Muitos parabéns pelo Corsa, está realmente muito bonito!!

Esses bancos são os de origem forrados ou são de outro modelo?
Boas.

Estes bancos são de um Opel Astra H de 2009...foram aplicados e ficaram impecáveis! :D
Esses bancos encaixaram logo ou teve que fazer alguma modificação? Suponho que tenha dado um pouco mais de conforto não? :razz:


R_king
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Mensagem por R_king »

Boas.

Amigos, penso que o diesel não é tao comum no Brasil apenas por uma simples razão...vocês produzem alcool logo assim estão a aumentar a economia do pais...é bem pensado de facto!Nos em Portugal não temos hipótese e vemos os combustíveis a aumentar de dia para dia!

Amigo Ramos, nos aqui temos 3 tipos de combustível:

Gasolina sem chumbo 95 Octanas
Gasolina sem chumbo 98 Octanas
Diesel

Mais em especifico não te sei dizer.

Quanto ao Uso de 95 ou 98 num carro...alguns modelos já não estão preparados para as gasolinas de 95, tal como é exemplo o Honda S2000.

A diferença entre a gasolina 95 e 98 é que a gasolina 98 suporta maiores taxas de compressão, ou seja, é menos susceptível à detonação (vulgo "grilar"). Como tal, a gasolina 95 tem uma explosão mais violenta que a gasolina 98.

A escolha de uma ou outra gasolina, além das recomendações do fabricante, depende da tecnologia usada no motor.
Nos motores mais antigos, ainda a carburador (até 1993), o uso da gasolina 95 ou 98 não é notória, especialmente nos motores mais pequenos que é a grande fatia do mercado portugues.

Com a introdução da injecção electrónica, o bloco do motor vem munido de um sensor de vibrações (de facto é um sensor de ondas acústicas superficiais, "SAW" em ingles). Esse sensor de vibração, estando solidário com o bloco, permite à centralina regular o avanço à ignição, de modo a maximizar a compressão da mistura ar-gasolina, evitando sempre que haja denotação espontanea, ou seja, que o motor começe a grilar e a perder eficiência. É este detalhe que fará com que o uso de uma ou outra gasolina tenham efeitos distintos.

Tenho ouvido dizer que a gasolina 98 é mais limpa ou que carboniza menos, mas não faço ideia de como será na realidade.


R_king
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Mensagem por R_king »

Obrigado amigo sergio_santos11...

Carros europeus são diferentes sim mas vocês mantêm modelos (que por sinal vão ser descontinuado) que aqui os europeus ainda andam a levantar pedras a ver se o encontram... falo da tão falada VW Kombi, mais conhecida em Portugal pelas Pão de Forma... são carrinha misticas! Quem as tem de origem pede balúrdios...então quem as tem restauradas ao pormenor... :o


R_king
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Mensagem por R_king »

DJ_Roseta escreveu:
R_king escreveu:
DJ_Roseta escreveu:Muitos parabéns pelo Corsa, está realmente muito bonito!!

Esses bancos são os de origem forrados ou são de outro modelo?
Boas.

Estes bancos são de um Opel Astra H de 2009...foram aplicados e ficaram impecáveis! :D
Esses bancos encaixaram logo ou teve que fazer alguma modificação? Suponho que tenha dado um pouco mais de conforto não? :razz:
Obrigado :wink:

Quanto à aplicação em concreto, não foi dificil porque o sistema dos bancos sport são muito boas para fazer aplicações, isto que são adaptáveis à furação de quase todos os bancos..o problema foi trabalhar os bancos mesmos,isto é....Nos corsa temos o banco que está aparafusado a um apoio que por sua vez tem uns carris de modo a entrar nas calhas que estão no próprio carro..no astra H o banco está soldado ao apoio que tem ja incluído carris e calhas, ou seja, aperta tudo ao carro!

Portanto, tive de cortar o apoio do banco Astra, ficando apenas unicamente o banco, depois tive de fazer nova furação e apertar o conjunto tirado do banco original.

Quanto a conforto...muito melhor! :wink: Ainda está pendente é o banco de tras...em principio vai ficar o original mas estufado à cor dos bancos da frente.


Ramos
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Mensagem por Ramos »

Boas!

Amigo, aqui a diferença entre uma gasolina e outro é bem notável em termos de aditivos para limpeza e enxofre.

Para teres uma ideia retirei o cárter do meu carro que estava com acumulo de óleo velho nas paredes. (motor com 115.000 km provavelmente sempre usando gasolina de procedências duvidosas) isso se dá normalmente a quantidades elevadas de enxofres presentes nas gasolinas comum/aditivada no Brasil que acaba á contaminar o óleo.
Para retirar essas "quase" borra de óleo utilizei gasolina Podium (menores teores de enxofre mais aditivos e octanagem maior) que simplesmente limpou tudo com esforço mínimo! imagina o que a mesma não faz com a carbonização do motor.

Quanto a não utilização de veículos movidos a Diesel não funciona bem assim. O Brasil tem grande problema quando se trata de... tudo. Brincadeira. Quando se trata de transporte. Seja este de cargas ou mesmo de pessoas. Nós não temos trens como ai na Europa. Praticamente TODO o nosso transporte público e de cargas é realizado por caminhões e ônibus. Salvo algumas cidades que possuem metrôs. Sendo assim nosso consumo de Diesel é tão alto que temos que exportar combustíveis como gasolina e álcool e importamos Diesel. Para ter um preço pelo menos acessível para a população de baixa renda utilizar de transporte público o governo tem que subsidiar o valor do Diesel.
Eles não querem que a classe média alta utilize Diesel subsidiado para transporte publico em carros privados.

Então quando se houve falar que o Brasil é auto suficiente em petróleo, não é bem assim!
::?
Quanto o valor dos combustíveis é um absurdo aqui. Pense que recebemos em reais e não em euro. E nosso salário mínimo é R$622,00. o álcool não está valendo a pena em grande parte do Brasil. Ele está em torno de R$ 2,29~2,39 e a gasolina R$2,79 sendo que consome 30% a mais de combustível.


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