Aproveitando que todo mundo tá postando os projetos de 2013 ainda em 2012, não poderia deixar de postar o último up de 2012!
Barra anti-torção superior dianteira:
"Com certeza alguém que está lendo este texto já deve ter ouvido: "Barra anti-torção é para carro turbo!" ou "Para que? "Seu carro é de corrida?". Ledo engano...
Barras anti-torção (que alguns chamam de estruturais) são artifícios muito utilizados por fabricantes de carros esportivos e luxuosos, que reforçam e ajudam a carroceria a suportar impactos provenientes da irregularidade do solo, evitando danos à carroceria e suspensão.
Quem nunca ouviu falar que o "carro do fulano rachou."? É o preço que todos nós podemos pagar por utilizar carros com a suspensão modificada (leia-se "rebaixados") sem usar algum equipamento que ajude na absorção de cargas da suspensão. É sabido que, diminuindo a distância entre a base da suspensão e sua extremidade, menor capacidade de absorção de carga o conjunto terá (utilizando componentes originais), e conseqüentemente este "excesso" irá ser repassado para a carroceria, que não foi projetada para receber tanto esforço. Aí que entra a correta utilização de barras anti-torção.
Projetadas especialmente para cada modelo de automóvel, elas têm como algumas funções:
- ajudar na absorção de impactos;
- transferir para as duas torres da suspensão cargas que inicialmente estariam agindo apenas em uma das torres de suspensão;
- possibilitar melhor "tração" do veículo, pois evitam torção da carroceria em retomadas ou aceleradas mais bruscas;"
(Fonte:
http://www.tuningbrasil.com/imohr.htm)
Como a barra foi dimensionada para os motores MPFI, e meu carro é EFI, tive que usar o soprador de ar quente para "moldar" a mufla da TBI, e a barra poder ser instalada sem pegar na mufla.
E as fitas termo-tape, que estão no tópico do Cleider.