Bom galera estou aki postando mais novo UP do SILVER, antes de qualquer coisa eu agradeço ao meu amigo Lirani, PaulinhoPB, WJUNIOR, Ulisses, etc.... Primeiramente, vou fazer um tutorial facil de istalação do TIDÂO, mas antes tenho que informar que os CLassic's VHC-E depois de 2009 não vem mais com o chicote original do TID então teremos que fazer o chicote.
Então vai, precisaremos:
TID com o Plug de conexão.
1 conduite tipo espaguete automotivo.
6 fio onde dei preferencia para as cores existente no plug do TID, preto, vermelho, marrom, cinza, branco e azul.
Conector de emenda com parafusos
Sensor de temperatura.
OBS: Utilizei o conector de emendas com parafusos pois é mais pratico e facil instalar pois não precisamos soldar e enrroscar os fios e não precisamos isolar com fita isolante só se realmente quiser.
Segue abaixo esquema, ele está organizado da seguinte maneira
Cor do fio / Função do Sinal - Local onde pegar o fio indicado
- Preto / Positivo pós-chave - Acendedor de cigarros
- Vermelho / Positivo Contínuo - Chicote do rádio.
- Cinza e amarelo ou Cinza e Preto / Dimmer de controle de luz (redutor de Iluminação quando acende a lanterna) - Fio Cinza e Verde no Chicote do Rádio.
- Azul e Branco / Sensor de temperatura externa - Ligar direto ao sensor de temperatura.
- Marron / Terra - Chicote do Rádio.
- Azul / Sensor de temperatura externa - Ligar direto ao sensor de temperatura .
Feito isso vamos as fotos:
-CHICOTE COM PLUG DO TID:
-CONECTOR DO SENSOR EU UTILIZEI O CONECTOR DO XENON
notem o meu mause ped o tecido do banco original rsrsrsrs
-LOCAL DE ONDE POSICIONAR O SENSOR, caso prefira deixar no interior do carro, foi o meu caso.
sensr acopla direitinho no local, fica proximo ao acelerador e a saida de ar do lado direito do motorista.
coneção do chicote do TID ao Plug do sensor, feita com conector de fios. sem fita isolante e solda.
REALIZADOS AS CONEXÕES DITAS ACIMA, APOS LIGAR A CHAVE DE IGNIÇÃO O TIDÃO MOSTRA SUA CARA.
A TEMPERATURA MARCADA SEM AR CONDICIONADO LIGADO ERA DE 31,5°C
TEMPERATURA BAIXOU PARA 24,5° COM O AR CONDICIONADO LIGADO
OBS:verifiquei a precisão utilizando de um outro termometro do multimetro Minimpa, onde ficou exato a aferição.
APÓS TODO PROCEDIMENTO A VISÃO DIURNA DO TIDÃO.
VISÃO NOTURNA DO TDÃO.
Pessoal émuito facil a instalação do TID a pior parte é tirar os difusores de ar do local, mas depois que vc faz pela primeira vez a pessoa fica sabendo exatamente como deve deslocar o difusor pois o mesmo tem um pista para o eixo fixo correr.
Espero ter ajudado aos próximos colegas que desejam realizar a instalação do TID, salientando que preferi aferir a temperatura interna do veículo, pois no painel te a medição de temperatura analógia do motor, onde o primeiro traço fica proximo aos 100° +-. mas quem preferir colocar no local original, no meu tópico logo acima tem o local exato perto da ventuinha do radiador.
Abraço pessoal.