Vou apresentar um pouco dos 25 anos de minha parceria com esse carro.
Tirei ele 0km em dezembro de 96, é um GL 1.6 MPFI 96/96, cor vermelho Goya, 4 portas. É o modelo mais básico dos GL, não veio com nenhum dos opcionais. Rodou sem nem mesmo rádio até 2002. Nunca sequer negou partida. Sua primeira bateria foi trocada em 2005, com 9 anos de uso. Por volta de 2003 as rodas furam mudadas para aro 14, ainda de ferro, com pneus 185/60. Atualmente está em seu terceiro jogo de pneus, os quais espero aproveitar bastante agora que fiz uma revisão completa e detalhada, incluindo a instalação de ar condicionado. Sempre foi uma pena esse carro ter vindo sem isso, e levei quase 10 anos pra me convencer a instalar, já que o Corsa é bastante chato quanto a isso e que me pesava a consciência de tirar o painel que tava lá quietinho sem incomodar ninguém. No fim das contas, gostei de ter tirado, pois tinha 20 anos de sujeira por ali, e olha que o carro sempre morou em garagem e não andava de vidro aberto.
As primeiras fotos digitais estão no pc que está queimado.
Essa é de 2007:
O que vinha na época:
Uma das primeiras "invenções". O tapete deixa o carpete de fora ao redor do extintor e acaba encardindo. Mandei fazer uma capa pra proteger:
O primeiro rádio, que hoje está montado no meu Uno. O principal é combinar bem com o painel:
Primeiro dimensionado:
A troca da bucha do varão em 2016:
Quando ele tava vazando água pela vedação da bomba, pelo anel da termostática e o motor melecado de óleo, parei pra uma geral e instalação do ar:
A bomba d'água original precisou ser convencida de sair...
Só peças de qualidade:
Limpeza e troca das vedações do respiro:
Troca da junta do cárter:
Novo alternador:
Novo tubo de água com válvula do ar quente:
Troca dos 3 coxins do motor e instalação da solenóide do ar quente:
Lavagem do painel:
Novo radiador, reservatório de expansão e mangueiras:
Tensor:
As melhores baterias:
[FOTOS] - Meu Corsa GL 1996 - Fernando 4100
- Fernando 4100
- :: Champ ::
- Mensagens: 502
- Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
- Localização: Tenente Portela - RS
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
- Contato:
- Fernando 4100
- :: Champ ::
- Mensagens: 502
- Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
- Localização: Tenente Portela - RS
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
- Contato:
Quando desmontei as lanternas traseiras, vi que ele já tinha a lâmpada de neblina traseira, não pretendia instalar, mas já que até a lâmpada tava... Me convenci.
Junto fiz a instalação do alarme no porta-malas, pois por acaso descobri que o alarme tava só nas portas dianteiras. Peguei uma fiação original e passei por dentro dos chicotes, igual ao de fábrica.
O alarme não protegia nem o cofre do motor, instalei também o interruptor original, junto com sua fiação:
Tudo passado pelo chicote original. Por curiosidade, meu carro tem o chicote do painel com espera para alarme, com fusível e relé inibidor de partida. Fiz a ligação do alarme Systec pelo chicote original do carro:
Depenei o interior inteiro pra limpeza:
Lavei e esfreguei com pincel e escova todos os cantos.
Como só tem espuma isolante no assoalho dianteiro, acrescentei ao restante:
Por cima deste, uma camada de feltro betumado:
Agora as visitas precisam limpar os pés antes de entrar!
Aproveitei a retirada do cabeçote pra arrumar o forro da parede corta-fogo, comprei um novo, mas além dele ser mais fino que o original, não quis tirar a caixa de direção pra montar.
Fiz uma tira de feltro pra encaixar nos pontos originais:
O motor segue em seu amaciamento/testes. O cabo branco que aparece solto é a espera pros faróis de neblina, que vou montar quando tiver o para-choque certo.
O rádio novo que instalei semana passada, original GM, com bluetooth, telefone, etc, etc, todo plug and play na fiação original:
E a imagem do primeiro passeio longo em quase 5 anos. Saí rodando sem rumo pra ir testando o carro, a climatização e curtindo o som.
Projeto Corsa All Seasons bem próximo do fim.
Junto fiz a instalação do alarme no porta-malas, pois por acaso descobri que o alarme tava só nas portas dianteiras. Peguei uma fiação original e passei por dentro dos chicotes, igual ao de fábrica.
O alarme não protegia nem o cofre do motor, instalei também o interruptor original, junto com sua fiação:
Tudo passado pelo chicote original. Por curiosidade, meu carro tem o chicote do painel com espera para alarme, com fusível e relé inibidor de partida. Fiz a ligação do alarme Systec pelo chicote original do carro:
Depenei o interior inteiro pra limpeza:
Lavei e esfreguei com pincel e escova todos os cantos.
Como só tem espuma isolante no assoalho dianteiro, acrescentei ao restante:
Por cima deste, uma camada de feltro betumado:
Agora as visitas precisam limpar os pés antes de entrar!
Aproveitei a retirada do cabeçote pra arrumar o forro da parede corta-fogo, comprei um novo, mas além dele ser mais fino que o original, não quis tirar a caixa de direção pra montar.
Fiz uma tira de feltro pra encaixar nos pontos originais:
O motor segue em seu amaciamento/testes. O cabo branco que aparece solto é a espera pros faróis de neblina, que vou montar quando tiver o para-choque certo.
O rádio novo que instalei semana passada, original GM, com bluetooth, telefone, etc, etc, todo plug and play na fiação original:
E a imagem do primeiro passeio longo em quase 5 anos. Saí rodando sem rumo pra ir testando o carro, a climatização e curtindo o som.
Projeto Corsa All Seasons bem próximo do fim.
- paedtasa
- :: Wind ::
- Mensagens: 27
- Registrado em: Quarta-feira 07 2020f Outubro 2020 10:55:22 PM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
Fala Fernando!
Sem palavras para essa sua joia! Imagino o tanto de histórias que esse carro tem contigo ao longo de todos esses quase 25 anos. Pasme, tenho a mesma idade que seu carro hehehe.
Só manutenção de qualidade, acessórios no PADRÃO e todo cuidado que esse carro merece.
Único dono, revisões em concessionaria... Sei não, esse carro numa possível venda dá pra explorar alguma coisa acima da FIPE.
Sem palavras para essa sua joia! Imagino o tanto de histórias que esse carro tem contigo ao longo de todos esses quase 25 anos. Pasme, tenho a mesma idade que seu carro hehehe.
Só manutenção de qualidade, acessórios no PADRÃO e todo cuidado que esse carro merece.
Único dono, revisões em concessionaria... Sei não, esse carro numa possível venda dá pra explorar alguma coisa acima da FIPE.
Ainda vou ter outro Marea....
- paedtasa
- :: Wind ::
- Mensagens: 27
- Registrado em: Quarta-feira 07 2020f Outubro 2020 10:55:22 PM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
Complementando: se estiver disposto à dicas, eu recomendaria a capa da bateria, capa dos parafusos do amortecedor e uma manta térmica pro capô.paedtasa escreveu: ↑Quarta-feira 20 2021f Outubro 2021 07:46:17 PM Fala Fernando!
Sem palavras para essa sua joia! Imagino o tanto de histórias que esse carro tem contigo ao longo de todos esses quase 25 anos. Pasme, tenho a mesma idade que seu carro hehehe.
Só manutenção de qualidade, acessórios no PADRÃO e todo cuidado que esse carro merece.
Único dono, revisões em concessionaria... Sei não, esse carro numa possível venda dá pra explorar alguma coisa acima da FIPE.
Tapa parafusos: GM 90497685
Capa Bateria: 93314855
Manta: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 60782b7264.
Você encontra tudo fácil fácil no MercadoLivre. Inclusive itens de revisão básica como filtros genuínos, palhetas, pastilhas, etc..
Se quiser manter a originalidade do seu carro, recomendo explorar esse canal.
Abs.
Ainda vou ter outro Marea....
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 2837
- Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 2001
Fernando,
Que história legal, fazia tempo que não via algo assim aqui no fórum.
Mandou bem demais nos acessórios e no capricho, continue postando os capítulos aqui
Parabéns, abraços!
Que história legal, fazia tempo que não via algo assim aqui no fórum.
Mandou bem demais nos acessórios e no capricho, continue postando os capítulos aqui
Parabéns, abraços!
- Fernando 4100
- :: Champ ::
- Mensagens: 502
- Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
- Localização: Tenente Portela - RS
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
- Contato:
Nunca será vendido!
Fora o ar, faz pouco tempo que entrei na vibe de acrescentar coisas de outros modelos. A manta do capô ele já tem de fábrica.paedtasa escreveu: ↑Quarta-feira 20 2021f Outubro 2021 07:51:58 PM Complementando: se estiver disposto à dicas, eu recomendaria a capa da bateria, capa dos parafusos do amortecedor e uma manta térmica pro capô.
Tapa parafusos: GM 90497685
Capa Bateria: 93314855
Manta: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ainmec-_JM#
Muito obrigado!
Resumi bastante a história porque achei que ninguém ia querer ler. Acabei esquecendo de mencionar que ele já tem a suspensão toda do GSi. E que as rodas 14 são de 2001, conferi na nota fiscal (não 2003 como eu havia dito )
Na próxima manutenção de freios deve ganhar discos maiores na dianteira;
Em breve compro uma roda 14 com pneu pra estepe, tanto pelo tamanho, quanto por segurança, aquele P400 de 25 anos deve se esfarelar se rodar 2 metros;
Tenho kit completo original de faróis de neblina, com todos os suportes originais novos, só falta o para-choque;
Quando desmontei o interior pra limpeza, vi que ele tem tudo preparado pra cintos de 3 pontos na traseira, pretendo instalar, basicamente porque detesto aquela bagunça de cinto de segurança soltos no banco traseiro, mas provavelmente jamais serão usados. ;
- Fernando 4100
- :: Champ ::
- Mensagens: 502
- Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
- Localização: Tenente Portela - RS
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
- Contato:
Algumas comprinhas.
Controle do alarme tava quebrado há anos. Comprei um par (só o plástico) novo.
Mangueira do tanque ressecada, comprei nova:
Mais um item pros faróis:
Quando precisei trocar palhetas, na época tava na moda as de "silicone", escolhi da Dyna que era uma marca confiável até então. Desde o primeiro dia elas nunca prestaram. Escrevi pro 0800 e mandei um vídeo do problema, a resposta deles foi me mandar colocar nova. Sendo que eu tinha deixado claro que era nova. Não compro mais dessa marca, resolvi testar a convencional vendida com a marca GM (é fabricada pela Valeo):
Se não for boa, a próxima vai ser AC Delco e assim por diante.
Controle do alarme tava quebrado há anos. Comprei um par (só o plástico) novo.
Mangueira do tanque ressecada, comprei nova:
Mais um item pros faróis:
Quando precisei trocar palhetas, na época tava na moda as de "silicone", escolhi da Dyna que era uma marca confiável até então. Desde o primeiro dia elas nunca prestaram. Escrevi pro 0800 e mandei um vídeo do problema, a resposta deles foi me mandar colocar nova. Sendo que eu tinha deixado claro que era nova. Não compro mais dessa marca, resolvi testar a convencional vendida com a marca GM (é fabricada pela Valeo):
Se não for boa, a próxima vai ser AC Delco e assim por diante.
- Fernando 4100
- :: Champ ::
- Mensagens: 502
- Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
- Localização: Tenente Portela - RS
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
- Contato:
Então... Hoje o Corsa completou 25 anos. 1/4 de século...
Tinha planejado instalar uns presentes nele neste fim de semana, mas acabei não podendo. Em breve apresento as novidades. Por enquanto, finalizei a parte de painel na instalação de faróis e lanterna de neblina, usando o plug original.
E na sexta comprei um extintor novo, que embora não seja mais obrigatório, recomendo que todos tenham.
Tinha planejado instalar uns presentes nele neste fim de semana, mas acabei não podendo. Em breve apresento as novidades. Por enquanto, finalizei a parte de painel na instalação de faróis e lanterna de neblina, usando o plug original.
E na sexta comprei um extintor novo, que embora não seja mais obrigatório, recomendo que todos tenham.
- Fernando 4100
- :: Champ ::
- Mensagens: 502
- Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
- Localização: Tenente Portela - RS
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
- Contato:
Depois de anos acumulando peças...
E a preocupação que eu tinha sobre acabamento liso x poroso, que em último caso eu pensava em trocar todas as molduras do carro pro modelo liso, nem será preciso, pois mesmo na luz do dia a diferença é praticamente insignificante.
Ainda falta conferir a regulagem, mas mesmo com a lua cheia que quase fazia a noite virar dia, dava pra sentir a diferença:
(farol baixo)
(baixo + neblina)
(farol alto)
(alto + neblina)
E a preocupação que eu tinha sobre acabamento liso x poroso, que em último caso eu pensava em trocar todas as molduras do carro pro modelo liso, nem será preciso, pois mesmo na luz do dia a diferença é praticamente insignificante.
Ainda falta conferir a regulagem, mas mesmo com a lua cheia que quase fazia a noite virar dia, dava pra sentir a diferença:
(farol baixo)
(baixo + neblina)
(farol alto)
(alto + neblina)
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 10655 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 37 Respostas
- 7314 Exibições
-
Última mensagem por GustavoJunges
-
- 1 Respostas
- 2759 Exibições
-
Última mensagem por Ruben97
-
- 15 Respostas
- 8085 Exibições
-
Última mensagem por wilson.maia
-
- 9 Respostas
- 6031 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 3 Respostas
- 10948 Exibições
-
Última mensagem por valdir barboza
-
- 2 Respostas
- 5214 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 3 Respostas
- 3202 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 26 Respostas
- 6722 Exibições
-
Última mensagem por Eduardo Sauner
-
- 12 Respostas
- 3369 Exibições
-
Última mensagem por Jacitdm