GM: fábrica paulista completa 50 anos

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Avatar do usuário
Eduardo Sauner
:: Sport ::
Mensagens: 1120
Registrado em: Quinta-feira 06 2003f Novembro 2003 01:13:15 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

GM: fábrica paulista completa 50 anos

Mensagem por Eduardo Sauner »

A General Motors do Brasil alcançou um marco histórico no último dia 10 de março: os 50 anos de atividades do complexo industrial de São José dos Campos, no interior paulista. A unidade foi inaugurada em 10 de março de 1959 pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek. De lá saiu o primeiro motor Chevrolet fabricado no País. Atualmente o local é responsável também pela produção da maior parte da linha Chevrolet hoje disponível no mercado brasileiro.

Em São José dos Campos são produzidos o Corsa nas versões hatchback e sedã, equipadas com motores de 1.0 VHC Flexpower e 1.4 Econo.Flex; os monovolumes Meriva com motores 1.4 Econo.Flex e 1.8 Flexpower e Zafira 2.0; a picape Montana com blocos 1.4 Econo.Flex e 1.8 Flexpower, a picape média S10 e o utilitário esportivo Blazer. Em cinco décadas, foram mais de 4,8 milhões de unidades produzidas nesta planta. Lá também está localizada a fábrica de CKDs (Completely Knock-Down - kits de veículos desmontados para produção posterior) e a GM Powertrain, que produz motores.

O Complexo de São José dos Campos é um dos maiores do País, e emprega, atualmente, um efetivo de mais de 8.400 pessoas. Seus 2,7 milhões de metros quadrados de área total e de 500 mil m2 de área construída abrigam duas linhas de montagem - MVA Corsa e MVA S10/Blazer e uma fábrica de peças de plástico.

História

Para construir a fábrica que seria responsável pela produção de motores para caminhões na década de 50, uma demanda que já despontava naquela época, a GM procurava um terreno junto à estrada de ferro Central do Brasil, às margens da rodovia Presidente Dutra e no eixo São Paulo/Rio de Janeiro. Da compra do terreno, em 1953, à inauguração oficial da fábrica, em 1959, foram muitos os desafios. A unidade começou, antes da inauguração oficial, com uma linha de fundição de peças. O primeiro motor produzido foi o modelo de 261 polegadas cúbicas (4,2 litros) e seis cilindros em linha. Atualmente, a GM tem, além de São José dos Campos, os complexos de São Caetano do Sul (SP) e de Gravataí (RS).


Fonte:
http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not10676.shtml


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”