A equipe encarregada pelo presidente americano, Barack Obama, de supervisionar a reestruturação do setor automobilístico terminou nesta segunda-feira (9) sua visita a Detroit para se reunir com os diretores da Chrysler e da GM (General Motors) e continuar as conversas.
Após o encontro, a GM expressou satisfação com a visita e disse que confia em que tenha ajudado a demonstrar "as soluções tecnológicas" do plano de viabilidade da empresa.
Através de um comunicado, a fabricante acrescentou que os integrantes da equipe de Obama testaram "em primeira mão os novos produtos e tecnologias que são uma parte integral da competitividade a curto e longo prazo da GM".
Os dois principais integrantes da equipe, Steven Rattner e Ron Bloom, viajaram para Detroit para se reunir com os diretores da GM e da Chrysler, assim como do sindicato UAW (United Auto Workers, principal sindicato do setor automobilístico dos EUA) para continuar as negociações sobre os planos de resgate das fabricantes.
A Chrysler não comentou a visita, mas o jornal "Detroit Free Press" informou em sua edição eletrônica que Rattner e Bloom chegaram à unidade de Warren, onde são produzidas as picapes da Dodge, e se reuniram com os presidentes da companhia, Bob Nardelli e Jim Press.
O Departamento do Tesouro precisa aprovar até 31 de março os planos de viabilidade apresentados pelas duas empresas em 17 de fevereiro para que ambas possam ter acesso a mais fundos federais.
Na semana passada, a GM reiterou que prefere reestruturar-se sem utilizar o capítulo 11 da Lei de Falências americana --o que seria o equivalente à concordata. A afirmação em favor da reestruturação foi feita depois de o jornal "The Wall Street Journal" informar que a ideia de declarar a quebra ganhava terreno entre os dirigentes da fabricante de veículos americana.
"Ao contrário do artigo do 'Wall Street Journal', a GM não mudou sua posição em relação à lei de falência", informou o construtor em comunicado.
A GM e a Chrysler já apresentaram seus planos de reestruturação ao Congresso, como contrapartida pela ajuda de US$ 17,4 bilhões oferecida a ambas em dezembro do ano passado. As duas empresas solicitaram uma quantia suplementar --US$ 5 bilhões para a Chrysler, que já obteve US$ 4 bilhões, e até US$ 16,6 bilhões para a GM, que já conseguiu US$ 13,4 bilhões.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 2066.shtml
Equipe de Obama conclui visita a GM e Chrysler
- Eduardo Sauner
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