A General Motors do Brasil confirmou a exposição, no Salão de São Paulo (30 de outubro a 9 de novembro) do sedã elétrico Volt, modelo equipado com o inovador sistema de propulsão E-Flex. O modelo foi apresentado em Detroit em janeiro de 2007 e, pela primeira vez, será exibido ao público brasileiro.
Veículo elétrico alimentado por bateria, com capacidade para quatro ocupantes, o Chevrolet Volt usa um motor a gasolina para gerar eletricidade adicional, o que aumenta sua autonomia no trânsito.
Robert Lutz, vice-presidente do conselho da General Motors Corporation, afirma que o Volt se baseia na experiência anterior da GM, que inaugurou o mercado de veículos elétricos com o lançamento, em 1996, do EV1.
"Ele foi o ponto de referência em tecnologia de bateria e um grande avanço. Ainda assim, os carros elétricos no geral tinham limitações de autonomia, pouco espaço para passageiros e bagagem, não podiam subir um morro ou ter o ar-condicionado ligado sem exaurir a bateria e nenhuma opção para garantir a volta para casa no caso de a bateria ficar sem carga", diz o executivo.
"O Chevrolet Volt é uma nova espécie de veículo elétrico. Ele resolve a questão da autonomia e tem espaço para os passageiros e seus pertences. Você pode subir um morro ou ligar o ar-condicionado sem se preocupar." O Volt pode ser totalmente reabastecido se ligado a uma tomada de 110 volts por cerca seis horas por dia.
Quando a bateria de lítio-íon está completamente carregada, o modelo tem autonomia de 64 quilômetros na cidade, operando de forma totalmente elétrica. Quando a bateria está descarregada, um motor turbo 1.0 de três cilindros gira em velocidade constante para criar eletricidade e recarregar a bateria, proporcionando uma autonomia de até 1.000 quilômetros.
De acordo com Lutz, isso aumenta a autonomia e a economia de combustível. "Se você mora a 48 quilômetros do trabalho e carrega o seu veículo toda noite ou durante o horário de trabalho, você obtém 62 km/l. Mais da metade dos americanos moram a menos de 32 quilômetros do seu local de trabalho. Neste caso, é possível nunca mais ter de colocar uma gota de gasolina por toda a vida útil do carro", explica.
O Chevrolet Volt foi projetado para rodar com o E85, um combustível que mistura 85% de etanol e 15% de gasolina. Com ele a economia de 62 km/l corresponderia a mais de 217 km/litro de gasolina. Caso um motorista se esqueça de carregar o veículo ou viaje de férias, o Volt ainda pode fazer 20 km/litro usando o motor que converte gasolina em eletricidade, estendendo a sua autonomia para 1.029 quilômetros, mais que o dobro dos veículos convencionais de hoje.
Fonte:
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/ ... m24308.shl
GM confirma elétrico Volt no Salão de São Paulo
- Eduardo Sauner
- :: Sport ::
- Mensagens: 1121
- Registrado em: Quinta-feira 06 2003f Novembro 2003 01:13:15 PM
- Localização: Cachoeirinha - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 2495 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 0 Respostas
- 5047 Exibições
-
Última mensagem por Márcio Zboril
-
- 0 Respostas
- 647 Exibições
-
Última mensagem por Jeffersonsilsox
-
- 1 Respostas
- 7060 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 0 Respostas
- 1267 Exibições
-
Última mensagem por Cleider
-
- 5 Respostas
- 399 Exibições
-
Última mensagem por Gudinho
-
- 13 Respostas
- 2936 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 1964 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 8962 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 17603 Exibições
-
Última mensagem por sousaman