GM fala sobre a filial brasileira

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Eduardo Sauner
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GM fala sobre a filial brasileira

Mensagem por Eduardo Sauner »

Em visita ao país, COO da General Motors diz que está satisfeito com a divisão nacional

A General Motors enfrentou perdas de US$ 3,3 bilhões (cerca de R$ 5,5 bilhões) no primeiro trimestre de 2008 e ainda segue longe de se recuperar da maior crise de sua história, mas o quadro negativo não reflete o desempenho da filial brasileira. Pelo menos é o que assegura Fritz Henderson, ex-comandante da GM do Brasil e atual presidente e COO (Chief Operating Officer, algo como chefe de operações) da marca em âmbito mundial.

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (19), Henderson, que está no Brasil para participar dos eventos de comemoração dos oito anos de atividade da fábrica da GM em Gravataí, RS (a planta atingiu a marca de 1 milhão de Celta e Prisma construídos), disse acreditar que o mercado nacional feche 2008 com mais de 3 milhões de carros emplacados e que a economia do país está em excelente fase. “O mercado brasileiro finalmente atingiu o nível que merecia”, destacou.

Parte integrante da GM LAAM (Latin America, Africa & Middle East region, ou América Latina, África e Oriente Médio), a General Motors do Brasil é a “menina dos olhos” da divisão. “Sim, é a mais importante delas”, respondeu o executivo quando questionado se as atividades da montadora no Brasil são as mais importantes da LAAM. Apesar de não revelar o ranking de lucratividade, a marca admite que, no Brasil, as operações trabalham com uma margem que agrada à matriz e diz estar em ótimo momento.

A respeito da preferência dos norte-americanos por carros menores ante os SUVs e picapes, ele também não se esquivou. “Nossas pesquisas apontam que a preferência realmente está mudando (dos modelos maiores para os menores nos Estados Unidos). É uma mudança séria e permanente por causa do preço da gasolina. Mas estamos atentos para que o consumidor continue dentro da marca”, explicou.

Apesar de falar pouco sobre carros e abordar mais temas relacionados à economia, Fritz Henderson comentou que a nova fábrica de motores em Joinville, SC, pode abrigar a construção de unidades mais modernas. “Hoje estamos estruturados para construir os mesmos motores, mas, no futuro, teremos capacidade para fazer outros”, disse. O rival da GM para o Tata Nano, porém, ficará mais para a frente. “Estamos estudando e avaliando a possibilidade. Já lançamos um ‘minicar’ (o Chevrolet Spark) na Índia e estamos crescendo.”


Fonte:
http://carroonline.terra.com.br/wwwroot ... info=18969
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