Teste: ka 1.6 ou Corsa 1.4 ?

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
NobreBH
:: Champ ::
Mensagens: 593
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 05:42:00 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Teste: ka 1.6 ou Corsa 1.4 ?

Mensagem por NobreBH »

Ka 1.6 ou Corsa 1.4?

Ambos são ótimas opções para quem quer sair da lerdeza dos 1.0 sem gastar muito. Mas, entre eles, qual levar?

Daniel Messeder
Imagem
Ivan Carneiro

Pode procurar na tabela de preços de carros 0 km. Por cerca de R$ 32 mil, Ka 1.6 e Corsa 1.4 são os únicos hatches do mercado com potência acima dos 100 cv quando abastecidos com álcool. O Ford chega a 110 cv e o Chevrolet, a 105 cv. Só para efeito de comparação, o Palio 1.4 pára nos 81 cv, o 206 1.4 não passa dos 82 cv e o Sandero 1.6 8V fica nos 95 cv — apenas para citar os modelos mais próximos em preço. Ka e Corsa são os mais indicados para quem quer um carro com bom desempenho sem esvaziar demais o bolso. Interessou? Então veja qual deles tem mais o seu perfil.

O Ka é novidade, foi lançado em janeiro e vem se destacando no mar de compactos brasileiros. "Ficou bonito, hein?", foi o que mais ouvi enquanto circulei com o carrinho. Não dá para negar. O Ka tem muito mais estilo que o Corsa, que desde 2002 só ganhou pequenas perfumarias visuais. Para melhorar, o Ford sai em vantagem no quesito custo/benefício. Por R$ 31.990, vem com travas elétricas, alarme por controle remoto, abertura interna do porta-malas e direção hidráulica. Para ter ar condicionado, vidros elétricos e conta-giros (sim, é opcional), o valor sobe para R$ 34.790. No caso do carro completo, com o acréscimo de airbags frontais e rodas de liga (como o modelo das fotos), o preço final vai para R$ 36.790.

O Corsa Maxx 1.4 parte de R$ 32.521. Não traz direção hidráulica nem travas elétricas de série, mas tem o conforto das quatro portas, uma benesse que o Ka só deverá ganhar em 2009 — embora a Ford negue essa informação. Com os quase obrigatórios "ar e direção", o Chevrolet salta para R$ 37.721, podendo chegar a R$ 39.321 com airbags frontais. Mas lembre-se que não estão incluídos aí o acionamento elétrico de travas e vidros, oferecidos como acessórios nas concessionárias.
Imagem
Ivan Carneiro

Os interiores do Chevrolet Corsa e Ford Ka, respectivamente
NobreBH
:: Champ ::
Mensagens: 593
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 05:42:00 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por NobreBH »

... Continuando...


A essa altura, você já deve estar pensando: "Bom, o Ka é mais barato, mais potente e mais equipado. Eis o escolhido." Se você não precisa de quatro portas e se encantou com o design do modelo, vá em frente. Caso contrário, recomendo uma volta no Corsa 1.4. Você logo perceberá que o Chevrolet recebe melhor seus convidados. O espaço e o porta-malas são semelhantes aos do rival, mas seus bancos dianteiros são mais confortáveis e o do motorista tem ajuste de altura, o que ajuda a encontrar a melhor posição para dirigir. Além disso, os cintos da frente têm regulagem de altura (fixos no Ka) e o acabamento dá um banho no do Ford. Não que o Corsa impressione por seus plásticos, mas o Ka 1.6 é um Ka 1.0 com motor mais forte, só isso. Por dentro, a simplicidade está próxima de um Celta. As janelas traseiras não basculam, é fácil encontrar rebarbas nas peças plásticas e a parte onde ficam os comandos da ventilação tem aspecto barato, assim como a tampa do porta-luvas. Isso sem falar na iluminação dos instrumentos, que é fraca à noite. Para completar, economizaram nos revestimentos anti-ruído. Dá para ouvir o combustível balançando no tanque. São detalhes até aceitáveis em um "popular", mas o Ka 1.6 merecia um pouco mais de capricho.

Imagem
Porta-malas do Chevrolet Corsa e do Ford Ka

Eu esperava que essas críticas perdessem peso ao acelerar o Ford, pois lembrava feliz dos dias em que andei com o antigo Ka Action 1.6. E olha que aquele carro tinha 95 cv, contra 102/110 cv de agora. Mas o que encontrei foi um Ka muito mais comportado que o velho "Kapetinha". A relação de diferencial alongada em comparação ao Fiesta 1.6 roubou um pouco da animação do compacto, já que o motor demora mais a "encher". Isso não significa, porém, que falte sabor ao carro novo. Dá gosto esticar as marchas nas saídas de semáforo, fazer desvios rápidos e entrar forte nas curvas. Em contrapartida, a suspensão firme não poupa os passageiros dos solavancos. O modelo testado também dava trancos toda vez que aliviávamos o acelerador e depois voltávamos a acelerar, como se estivesse com combustível "batizado" — o que não era o caso.

O Corsa, ao contrário, foi uma agradável surpresa. Com 99/105 cv, o motor Econo.Flex é, sem dúvida, o melhor 1.4 do mercado — parece 1.6. E caiu como uma luva no hatch. Eu diria até que a versão 1.8 SS tem motor demais para carro de menos. O 1.4 ficou "redondinho": anda bem e casa melhor com a suspensão macia e o jeitão confortável do Corsa. Nos testes, ele surpreendeu. Arrancou de 0 a 100 km/h na frente do Ka (12,1 s contra 12,8 s), retomou de 60 a 100 km/h nos mesmos 11,8 s e superou o oponente na velocidade máxima, com 171,6 km/h ante 169,4 km/h do Ford. Ambos esbanjam agilidade na cidade e não fazem feio na estrada. No trânsito, entretanto, o Ka parece mais disposto, graças ao seu maior torque (15,8 kgfm versus 13,4 kgfm). O Corsa também agrada, mas é preciso pisar um pouco mais fundo no acelerador.

O Ford consegiu um ótimo resultado de consumo urbano, com 8,9 km/l de álcool, mas isso se você pisar leve — o que é difícil nesse carro. Lembra do diferencial alongado do Ka? Pois ele faz diferença em velocidades de viagem. A 120 km/h, por exemplo, o Ford marca 3.100 rpm e o Chevrolet, 3.500 rpm. Mesmo assim, o Corsa foi mais econômico na estrada, com bons 12,5 km/l.

Como dito no começo, o Ka é novidade. E para muitos isso já é suficiente para definir a compra. O Chevrolet não tem o mesmo apelo visual nem garante a mesma diversão ao volante. Mas, no conjunto da obra, dá Corsa.

Imagem
Charles-bh
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Quarta-feira 15 2004f Setembro 2004 01:49:44 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Charles-bh »

Duvido q esses carros cheguem a essa potencia toda só com alcool.... As montadoras estão com essa mania de relatar potencias absurdas nesses carros quando rodam no alcool..

Vai um bobo lá compra o carro achando q só por alcool q vem 110cv... ai aparece um carro mais antigo 1.6 da vida com 92cv e passa por cima...
Charles-BH
Belo Horizonte - MG
Corsa Hatch GL 1.6 8v
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”