Em Detroit, GM terá Cadillac Provoq movido a hidrogênio

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Avatar do usuário
Eduardo Sauner
:: Sport ::
Mensagens: 1113
Registrado em: Quinta-feira 06 2003f Novembro 2003 01:13:15 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Em Detroit, GM terá Cadillac Provoq movido a hidrogênio

Mensagem por Eduardo Sauner »

A General Motors investe pesado nos veículos movidos por combustíveis alternativos, os chamados E-Flex. Depois de anunciar a produção do elétrico Chevrolet Volt para 2010, a montadora norte-americana revela o conceito Cadillac Provoq no CES, Consumer Eletronics Show, em Las Vegas e, a partir do dia 14 de janeiro, no Salão de Detroit, ambos nos EUA. O Provoq é alimentado pro células de combustível, que utilizam hidrogênio. Este fica armazenado em dois reservatórios sob o porta-malas e alimenta a pilha de combustível. Nela o hidrogênio é misturado com o oxigênio, resultando em energia elétrica para alimentar o motor do carro.

Da operação resta vapor d’água, que é eliminado pelo escapamento. O sistema gera uma potência máxima de 88 kW. Uma bateria suplementar de íon-Lítio pode armazenar um total de 9 kWh de energia elétrica e fornece um pico de até 60 kW de potência para auxiliar no desempenho. Em condições normais, o Provoq recebe 70 kW para o eixo dianteiro e 40 kW para o traseiro.

De acordo com a GM, são apenas 8,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e 160 km/h de velocidade máxima. Sua autonomia é de 483 quilômetros, sendo 450 somente com o hidrogênio armazenado e mais 33 quilômetros com a carga das baterias.

"Essa é uma visão do que se segue: uma célula combustível que fornece a um veículo elétrico a condução característica que os clientes Cadillac querem e que lhes permita fazê-lo sem usar uma única gota de petróleo, enquanto que apenas emitem vapor d'água", afirma Larry Burns, vice- presidente de desenvolvimento da GM.


Fonte:
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/ ... m21249.shl
Responder

Voltar para “Corsa Clube List”