J, Permita-me descordar desta afirmação sua.JotaMarcelo escreveu: O que prova que 90% destes "Frexi" são pura gambiarra de fábrica... os únicos sistemas Flex descentes são da Honda e da Toyota...
O sistema flex da Honda é uma Piada.
O motor flex do Civic tem menos cavalos que o a Gasolina. Era tão evidente a falha do projeto que o Civic a Gasolina foi logo tirado de linha. O carro bebe demais e ficou mais fraco. Todo mundo que tem o Civic Flex reclama e muito do seu apetite voraz e de sua baixa autonomia.
Agora usando a frase usada por Sergio Habib, presidente da Nissan no Brasil...
" O carro Flex é como um Pato" O pato é uma ave que faz 3 coisas. Nada, Voa e Anda... Mas não é um expoente em nenhuma das 3 funções."
Ou seja... o Carro flex não é bom nem a gasolina nem a Alcool..
Agora parece que Volks vai sair com um projeto inovador no novo GOL.
Ele vai ter Virabrequim com um mecanismo similar ao VVTi presentes nos Hondas, Civics e GOL 1.0 Turbo. Só que ao invés de ser no cabeçote, vai ser no bloco.
COmo ele vai funcionar? Ele vai mover o eixo virabrequim mais para cima ou para baixo alterando a taxa de compressão do carro.
Ai será perfeito. Segundo os engenheiros da Bosch que é quem esta desenvolvendo o sistema, um motor vai poder ir de 8:1 ate 16:1 de taxa de acordo com o combustível no tanque. Teremos agora carros Flex de Verdade.
Outra novidade. Adeus ao Vasinho de Gasolina no motor do carro. O Bico injetor com resistência elétrica já existe, esta em testes e deve vir com esse motor 1.4 do Gol tambem. O Alcool vai chegar ao cilindro em uma temperatura que permitirá a partida instantanea como a Gasolina.
Agora... Já estou vendo a VW tirar este motor de linha rapidamente, igual ao ótimo 1.0 16v que tinham.... OS apzeiros só querem botar oléo na boneca e sentar o pé... Quando quebra o motor ainda quer amarrar com arame.... E ai o carro vira mico de mercado. Eu não sei ai na terra de vocês, mas aqui um GOL 16v é mais dificil de vender do que o Clio que já é dificilimo !