Galera, achei um post bastante interessante do Edias.
Vou colocar abaixo para todos verem. É grande mas vale a pena ler até o fim.
Abraços!
Bisconcin
Postado por Edias: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=359410
Galera!!! Atenção!
Esse assunto é relativamente simples de se resolver, digo sobre o óleo...
Vejamos:
Todo motor novo, de 1995 em diante pode-se dizer, logo que começou a maciçamente ser difundido o uso de motores com injeção eletrônica e somado ao fato das novas tecnologias empregadas nos mesmos, tornou-se extremamente necessário o uso de óleos que lubrifiquem mais, e melhor, devido as altíssimas temperaturas obtidas dentro da câmara de combustão...
Todo o motor passou a trabalhar em rotações antigamente inatingíveis por carros de passeio...
Basta ver que um Corsa 1.4 Econoflex anda junto com Gol GTS 1.8, acredite, não só anda, mas anda na frente, o antigo esportivo da Volkswagen fica para frente... Já provei isso várias vezes com vários AP's 1.8, e até com outros novos, como Gol 1.6, Golf 1.6, Polo 1.6, Fiesta 1.6 etc etc etc... Punto, Peugeot e Clio nem contam porque não tem motor para sequer dar suador ao Corsinha 1.4. E repito, já provei ao vivo com todos esses carros aí que falei, todos eles vi pelo retrovisor do Corsinha irem aos poucos ficando para trás, uns com gritante dificuldade, outros com maior dificuldade, mas todos ficando para trás...
Enfim, tudo isso em cima de um motor 1.4 cilindradas, com alta taxa de compressão, basta ver a compressão do motor 1.8, que é 0.2 mais baixa, para ver que esse motor 1.4 já vem, bem dizer "preparado" de fábrica, tirando o máximo de performance do mesmo, basta ver também o comparativo dele com outro EconoFlex da Família GM, o motor Econo que equipa o Prisma, que é menos potente e tem menos torque que o Corsa, já dei umas puxadas com Prisma e é incrível o aumento de performance que se deu de um carro para outro... Com a substituição de algumas peças...
Agora, depois de feitas essas observações, analise, um motor que trabalha na forma acima citada, precisa de um óleo que rapidamente lubrifique as partes internas do motor, e logicamente que quanto menos viscoso for o óleo, mais eficiente será a lubrificação, logo, um motor que gira rápido necessita de uma lubrificação super eficiente, para que as peças não se desgastem prematuramente ou que forçe-as, devido a falta de lubrificação, e lógico que o óleo que atende a essa especificação é o 5W30, e nunca, mas NUNCA, o 20W50.
Digo isso porque tem bastante gente que compra um carro zerinho e depois de realizar a primeira e sequentes trocas de óleo do motor, aplica um óleo 20W50 em um motor que gira em altas rotações, isso é a mesma coisa que matar aos poucos o cachorro que se tem em casa, dando em doses homeopáticas para o bichano, veneno em sua comida... Literalmente falando, é o que acontece com o proprietário de automóvel que, desinformado ou querendo economizar aplica um óleo que não é adequado ao tipo de motor do carro que tem.
Veja que há inúmeros tipos de óleo, desde os Minerais aos Sintéticos, passando pelos Semi-Sintéticos, e de diversos especificações API etc etc. Cada uma dessas especificações se refere a um tipo específico de motor, tudo depende do motor, local e forma de uso desse motor.
Mais detalhes e informações, veja uma aula sobre lubrificação que conferi a tempos atrás em um outro fórum, no link a seguir: http://forum.clioclube.com/viewtopic.php?f=4&t=45
Então, espero que entendam que mesmo que o atendente da concessioária diga o contrário, o óleo correto para qualquer veículo é aquele indicado no manual do farbicante, lembrando que há o Código de Defesa do Consumidor para amparar aqueles que tiverem problemas provenientes de má informação prestada pelo comerciante atendente da concessionária.
Pessoal, desculpem o grande post, mas era necessário tecer essas informações importantes para os amigos aqui do clube, espero ter colaborado para tornar sanada essa dúvida.
Valeu a todos e parabéns para quem, calmamente, leu até esta última linha.
corsa econoflex!!!
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Bisconcin
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Galera!!! Atenção!
Esse assunto é relativamente simples de se resolver, digo sobre o óleo...
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Todo motor novo, de 1995 em diante pode-se dizer, logo que começou a maciçamente ser difundido o uso de motores com injeção eletrônica e somado ao fato das novas tecnologias empregadas nos mesmos, tornou-se extremamente necessário o uso de óleos que lubrifiquem mais, e melhor, devido as altíssimas temperaturas obtidas dentro da câmara de combustão...
Todo o motor passou a trabalhar em rotações antigamente inatingíveis por carros de passeio...
Basta ver que um Corsa 1.4 Econoflex anda junto com Gol GTS 1.8, acredite, não só anda, mas anda na frente, o antigo esportivo da Volkswagen fica para frente... Já provei isso várias vezes com vários AP's 1.8, e até com outros novos, como Gol 1.6, Golf 1.6, Polo 1.6, Fiesta 1.6 etc etc etc... Punto, Peugeot e Clio nem contam porque não tem motor para sequer dar suador ao Corsinha 1.4. E repito, já provei ao vivo com todos esses carros aí que falei, todos eles vi pelo retrovisor do Corsinha irem aos poucos ficando para trás, uns com gritante dificuldade, outros com maior dificuldade, mas todos ficando para trás...
Enfim, tudo isso em cima de um motor 1.4 cilindradas, com alta taxa de compressão, basta ver a compressão do motor 1.8, que é 0.2 mais baixa, para ver que esse motor 1.4 já vem, bem dizer "preparado" de fábrica, tirando o máximo de performance do mesmo, basta ver também o comparativo dele com outro EconoFlex da Família GM, o motor Econo que equipa o Prisma, que é menos potente e tem menos torque que o Corsa, já dei umas puxadas com Prisma e é incrível o aumento de performance que se deu de um carro para outro... Com a substituição de algumas peças...
Agora, depois de feitas essas observações, analise, um motor que trabalha na forma acima citada, precisa de um óleo que rapidamente lubrifique as partes internas do motor, e logicamente que quanto menos viscoso for o óleo, mais eficiente será a lubrificação, logo, um motor que gira rápido necessita de uma lubrificação super eficiente, para que as peças não se desgastem prematuramente ou que forçe-as, devido a falta de lubrificação, e lógico que o óleo que atende a essa especificação é o 5W30, e nunca, mas NUNCA, o 20W50.
Digo isso porque tem bastante gente que compra um carro zerinho e depois de realizar a primeira e sequentes trocas de óleo do motor, aplica um óleo 20W50 em um motor que gira em altas rotações, isso é a mesma coisa que matar aos poucos o cachorro que se tem em casa, dando em doses homeopáticas para o bichano, veneno em sua comida... Literalmente falando, é o que acontece com o proprietário de automóvel que, desinformado ou querendo economizar aplica um óleo que não é adequado ao tipo de motor do carro que tem.
Veja que há inúmeros tipos de óleo, desde os Minerais aos Sintéticos, passando pelos Semi-Sintéticos, e de diversos especificações API etc etc. Cada uma dessas especificações se refere a um tipo específico de motor, tudo depende do motor, local e forma de uso desse motor.
Mais detalhes e informações, veja uma aula sobre lubrificação que conferi a tempos atrás em um outro fórum, no link a seguir: http://forum.clioclube.com/viewtopic.php?f=4&t=45
Então, espero que entendam que mesmo que o atendente da concessioária diga o contrário, o óleo correto para qualquer veículo é aquele indicado no manual do farbicante, lembrando que há o Código de Defesa do Consumidor para amparar aqueles que tiverem problemas provenientes de má informação prestada pelo comerciante atendente da concessionária.
Pessoal, desculpem o grande post, mas era necessário tecer essas informações importantes para os amigos aqui do clube, espero ter colaborado para tornar sanada essa dúvida.
Valeu a todos e parabéns para quem, calmamente, leu até esta última linha.
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Todo motor novo, de 1995 em diante pode-se dizer, logo que começou a maciçamente ser difundido o uso de motores com injeção eletrônica e somado ao fato das novas tecnologias empregadas nos mesmos, tornou-se extremamente necessário o uso de óleos que lubrifiquem mais, e melhor, devido as altíssimas temperaturas obtidas dentro da câmara de combustão...
Todo o motor passou a trabalhar em rotações antigamente inatingíveis por carros de passeio...
Basta ver que um Corsa 1.4 Econoflex anda junto com Gol GTS 1.8, acredite, não só anda, mas anda na frente, o antigo esportivo da Volkswagen fica para frente... Já provei isso várias vezes com vários AP's 1.8, e até com outros novos, como Gol 1.6, Golf 1.6, Polo 1.6, Fiesta 1.6 etc etc etc... Punto, Peugeot e Clio nem contam porque não tem motor para sequer dar suador ao Corsinha 1.4. E repito, já provei ao vivo com todos esses carros aí que falei, todos eles vi pelo retrovisor do Corsinha irem aos poucos ficando para trás, uns com gritante dificuldade, outros com maior dificuldade, mas todos ficando para trás...
Enfim, tudo isso em cima de um motor 1.4 cilindradas, com alta taxa de compressão, basta ver a compressão do motor 1.8, que é 0.2 mais baixa, para ver que esse motor 1.4 já vem, bem dizer "preparado" de fábrica, tirando o máximo de performance do mesmo, basta ver também o comparativo dele com outro EconoFlex da Família GM, o motor Econo que equipa o Prisma, que é menos potente e tem menos torque que o Corsa, já dei umas puxadas com Prisma e é incrível o aumento de performance que se deu de um carro para outro... Com a substituição de algumas peças...
Agora, depois de feitas essas observações, analise, um motor que trabalha na forma acima citada, precisa de um óleo que rapidamente lubrifique as partes internas do motor, e logicamente que quanto menos viscoso for o óleo, mais eficiente será a lubrificação, logo, um motor que gira rápido necessita de uma lubrificação super eficiente, para que as peças não se desgastem prematuramente ou que forçe-as, devido a falta de lubrificação, e lógico que o óleo que atende a essa especificação é o 5W30, e nunca, mas NUNCA, o 20W50.
Digo isso porque tem bastante gente que compra um carro zerinho e depois de realizar a primeira e sequentes trocas de óleo do motor, aplica um óleo 20W50 em um motor que gira em altas rotações, isso é a mesma coisa que matar aos poucos o cachorro que se tem em casa, dando em doses homeopáticas para o bichano, veneno em sua comida... Literalmente falando, é o que acontece com o proprietário de automóvel que, desinformado ou querendo economizar aplica um óleo que não é adequado ao tipo de motor do carro que tem.
Veja que há inúmeros tipos de óleo, desde os Minerais aos Sintéticos, passando pelos Semi-Sintéticos, e de diversos especificações API etc etc. Cada uma dessas especificações se refere a um tipo específico de motor, tudo depende do motor, local e forma de uso desse motor.
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Se for 0KM aconselho a Leveza para vc
www.levesa.com.br
Alem de ser uma das melhores P/ revisao de SP!!!
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Engraçado. Estou com o meu há pouco mais de 1 mês (+/- 1230 km) e nunca tive problemas com partidas de manhã e nem hora alguma. Está fazendo 8.39 km/l no álcool com o AR DESLIGADO.
A Paz!
A Paz!
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O caso do óleo, no qual fui "vítima" do problema, acontece após a revisão (no meu foi com 7500Km), já que desde que comprei o Corsa em Out/2007 nunca havia falhado a partida a frio, sempre ligou de primeira. Só depois que trocaram o óleo na revisão, usando o 20W50, começou a dor de cabeça.paulohbm escreveu:Engraçado. Estou com o meu há pouco mais de 1 mês (+/- 1230 km) e nunca tive problemas com partidas de manhã e nem hora alguma. Está fazendo 8.39 km/l no álcool com o AR DESLIGADO.
A Paz!
Por isso, o seu carro por ser novo e não passou pela revisão, não terá problemas na partida.
Não que todos os casos de falha na partida seja por conta do óleo, pois os relatos neste fórum encontramos problemas na solenóide ou motor injetor do reservatório da gasolina, bico entupidos ou danificados por falha na Limpeza de Bicos, e foram sanados com a troca de peças. No meu caso foi somente que uma nova troca do óleo para 5W30 (ACDelco - Mineral).
Só fique atento na hora da revisão em relação a troca do óleo, pois nem um dos meus carros que tive, que estava com mais de 100mil Km, cheguei a usar óleo 20W50 (no máximo 15W40 semi-sintético).
Uma coisa que reclamo no meu Corsa é o consumo, pois antes fazia 7 a 7,5Km/l (álcool - cidade), mas hoje fica na média de 6,5 a 7Km/l (usando algumas vezes AC). Na estrada chegou na média de 12Km/l.
[]'s
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008
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Meu Corsa estava com o mesmo problema, eu tinha q virar a chave mais ou menos umas 10 vezes para ele pegar....Agora q paro com isso.
e tpo o consumo dele sempre se manteve independende de rodar bastante e rodar pouco na cidade.
E o negocio anda em =), ja dei 190 e acho q ele ia + se eu tivesse pisado mais um pouquinho hahaha
Abraços
e tpo o consumo dele sempre se manteve independende de rodar bastante e rodar pouco na cidade.
E o negocio anda em =), ja dei 190 e acho q ele ia + se eu tivesse pisado mais um pouquinho hahaha
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Esse problema de usar oleo errado é muito comum no Brasil.. Quem aqui não chegou para trocar oleo alguma vez e o vendedor perguntou se era pra colocar oleo de 5mil ou 10mil km? Pura falta de competencia e conhecimento... o óleo tem que ser o que manda o manual, se vai rodar 5 ou 10 depende da forma de uso e nao do oleo que se coloca (Tudo bem, o sintetico teoricamente rodaria mais, mas é besteira rodar tanto com o oleo, ainda mais com nossa gasolina maravilhosa e alcool superhidratado misturado made in fundo de quintal)... infelizmente a grande maioria vai no mais barato, ou seja, o maldito 20w50 que está mais para graxa que para oleo de motor...
-
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mas meu carro éra 0 KM
e nao era falta de olho
Era algumas peças q vierao desreguladas de "fabrica"
e nao era falta de olho
Era algumas peças q vierao desreguladas de "fabrica"
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auehaue OLHO naum OLEO
kkkk
mals ae confindu as palavras
kkkk
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O meu eh um corsa 1.4 maxx c/ ar e dh, esse carro eh um lixo na minha opinião, nw pega de manhã, e agora to vendo q ainda tenho q colocar um oleo 5w30 q ainda por cima eh mais caro, outro defeito: soh faz 6 a 7 km por litro na cidade , isso sem pisar, agora tem nego dizendo q faz 8,9 eh pq entw deve anda igual a uma carroça nw eh possivel, ele soh foi economico no primeiro tanque q fez 310km, agora a media caiu p 260km por tanque antes da reserva, ah e tem outra ,fora q esse cambio eh uma porcaria as vezes enrosca! Desculpem mas tinha q desabafar
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