Montana tem vendas triplicadas com motor 1.4

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Eduardo Sauner
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Montana tem vendas triplicadas com motor 1.4

Mensagem por Eduardo Sauner »

A General Motors acertou em cheio quando reposicionou a picape Montana, no final de junho. Num país onde os campeões de vendas são os veículos simples e baratos, o modelo ganhou competitividade com o propulsor 1.4 flex. Depois de amargar um primeiro semestre de vendas tímidas, ficando em terceiro no ranking do segmento, a Montana desandou a vender.

Os números falam por si: a picape tinha média mensal de 1.033 unidades até junho, quando a versão com motor 1.4 litro chegou ao mercado. No mês seguinte, em julho, as vendas saltaram para 2.547 unidades. E, em agosto, fechou com nada menos que 3.520 modelos emplacados.

Visual da Montana é o mais arrojado entre as picapes do segmento

Tal crescimento é sustentado basicamente pelo baixo custo. Antes, com preço na faixa de R$ 37 mil, a Montana 1.8 era a mais cara dentre as pick-ups compactas à venda no país. Não à toa, o modelo ficava atrás da líder Fiat Strada e da Volkswagen Saveiro. Ambas tinham versões de entrada com preços mais atraentes, em torno de R$ 31 mil.

Com o motor 1.4, a Montana agora começa em R$ 29.755. A configuração básica ficou mais barata até que a quarta colocada Ford Courier 1.6 Flex, vendida por R$ 30.410. Já a Saveiro City 1.6 flex custa R$ 31.750 e a Fiat Strada Fire 1.4 flex sai por R$ 30.640.

Mesmo com direção assistida, a Montana ainda é mais em conta: custa R$ 31.687, enquanto os modelos equivalentes das rivais Saveiro, Strada e Courier saem por R$ 33.730, R$ 33.620 e R$ 32.350, respectivamente.

Com isso, o modelo da GM cresceu surpreendentemente em vendas e já é a segunda´picape compacta mais vendida do país. Com as 3.520 unidades emplacadas no último mês, desbancou a vice-líder Saveiro, que teve 2.541 unidades. A recém-lançada versão 1.4 litro, sozinha, somou 3.143 unidades (quase 90% do total), contra 347 da Montana 1.8 flex.

Tal ascensão, no entanto, se deve também a outros fatores. O principal é o interessante motor 1.4 flexfuel, herdado do sedã Prisma. A unidade de força, batizada pela GM de EconoFlex, contribuiu para a redução do custo da Montana, mas sem deixar de oferecer vigor à picape.


São 105 cv de potência máxima com álcool e 99 cv com gasolina, disponíveis aos 6 mil giros, além de 13,4 kgfm de torque máximo com álcool e 13,2 kgfm com gasolina, liberados logo aos 2.800 giros. Números bem decentes para uma unidade de litragem 1.4.

Para obter tal rendimento, a GM promoveu algumas "singelas" modificações na engenharia do propulsor. A unidade ganhou acelerador eletrônico, coletor de admissão de plástico em substituição ao de alumínio e nova calibragem dos sistemas de admissão e escapamento -- para possibilitar um melhor fluxo de ar.

Já em relação à caixa de transmissão manual, a fábrica escolheu um diferencial 12% mais curto que o utilizado no Prisma, para buscar respostas mais ágeis nas trocas de marchas.

Retoques
No aspecto estético, a Montana ganhou apenas alguns retoques para justificar o fato de ser oferecida como modelo 2008 em meados de 2007. De significativo, a grade frontal do radiador passou a vir com uma barra cromada e o quadro de instrumentos recebeu novos grafismos.

Mas, mesmo com poucas novidades que saltem aos olhos, a picape compacta da GM ainda é a que tem o desenho mais arrojado e imponente do segmento. Há vincos por toda parte, com destaque para os dois grandes culotes que surgem dos pára-lamas traseiros.

Feita a partir da plataforma do Corsa de terceira geração (segunda no Brasil), a Montana tem a altura da caçamba mais elevada do segmento e uma cabine relativamente espaçosa. Por outro lado, a redução de preço acarretou no enxugamento dos itens de série. Direção hidráulica e ar-condicionado, antes oferecidos de fábrica na versão de entrada 1.8 flex, agora são opcionais: custam cerca de R$ 1.700 e R$ 3.500, respectivamente.

Mas, pela impressionante reação das vendas, parece que o consumidor brasileiro pouco se importa com isso. O preço inicial -- o famoso "a partir de" -- ainda comove muita gente

Fonte:
http://noticias.uol.com.br/carros/ultno ... u2657.jhtm


GennerPriaro
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Mensagem por GennerPriaro »

Isso é bom; mas o que ultimamente tenho ouvido é que o consumo deste motor é alto... Será verídico?? Só quem tem pode responder.....

Outra coisa interessante é que agora ela está vindo com o friso cromado na dianteira..... Interessante; esse friso cromado não é aquele que em um certo clube de carros da GM o pessoal tem adaptado e instalado nos veículos....????


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Eduardo Sauner
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Mensagem por Eduardo Sauner »

Olha, eu tenho visto o pessoal dizer o contrário, de que o motor é econômico e muito bem acertado.

Quanto aos frisos, pode ter certeza de que eles olham a gente. Tem pessoas que são pagas lá só pra fazer esse tipo de pesquisa... ;-)
Eduardo Sauner
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GennerPriaro
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Mensagem por GennerPriaro »

Então; baseei meu comentário do gasto do motor 1.4 da montana; em alguns comentários que vi na seção de motores aqui do fórum; inclusive Pauloskar parece que tem um amigo que possui uma montana com essa configuração que está gastando....

Mas olhando lá novamente; o que estranhei foi o fato de alguns relatos positivos deste motor; mas aplicados no prisma....

Vai entender - teoricamente - era pra ser o mesmo motor e o mesmo gasto.....

Vamos aguardar a galera......


Clovisbn SE/SP
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Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Realmente o custo/benefício da Montana melhorou muito, na minha opinião.

Qto ao motor, tb estou curioso para saber o desempenho/consumo deles com aqueles que os compraram recentemente.
Só que num dá pra comparar com o Prisma, pois apesar de serem ambos 1.4 Econoflex, o do Corsa foi modificado em relação ao primeiro, tanto que desenvolve maior cavalaria!!

Abs


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